DIREITO À EDUCAÇÃO COMO IGUALDADE INICIAL PARA O REFUGIADO: ESTUDO DE POLÍTICAS INCLUSIVAS NOS PAÍSES DE ACOLHIDA
DOI:
https://doi.org/10.25245/rdspp.v10i1.1118Palavras-chave:
Refugiado, Direito à educação, Políticas de inclusãoResumo
A educação possui múltiplas dimensões, além da formação profissional é também uma formação cidadã, pois isso, tem-se como objetivo geral do artigo: analisar o direito à educação do refugiado como igualdade primeira na sociedade de acolhida. Objetivos Específicos: Definir o refugiado e demonstrar o direito à educação nas legislações nacionais e internacionais; Entender a educação como igualdade inicial do refugiado no país de acolhida; Elencar políticas de acesso à educação para os refugiados. Entende-se a educação seria o primeiro direito concedido ao refugiado que iniciaria sua acolhida em igualdade com o cidadão local, para isso interessante demonstrar algumas iniciativas para concretização do direito à educação. A metodologia quanto a abordagem foi qualitativa; quanto à natureza pura; quanto aos objetivos exploratória; quanto ao procedimento bibliográfica e documental.
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