DOCÊNCIA NO ENSINO DA SAÚDE: PRÁTICAS OU SABERES?
Resumo
Este artigo refere-se à análise de uma disciplina ministrada na pós-graduação da universidade de São Paulo denominada de PAE (programa de Aperfeiçoamento do Ensino), optativa ou não dentro de níveis mestrado ou doutorado. O objetivo principal foi trazer algumas reflexões acerca da experiência acadêmica na disciplina, assim como avaliar esta disciplina dentro da perspectiva de seus objetivos e suas justificativas. Segundo as diretrizes da disciplina há necessidade da qualificação para a prática docente na educação superior dos cursos da saúde. Os professores da área da saúde possuem formação específica para a prática profissional da área em questão, mas geralmente acabam sendo prejudicados em apropriações relacionadas ao ensino. Seguindo algumas reflexões sobre o ensino na educação superior as comparações com os ensinos fundamentais e médios são naturais, e a construção do trabalho docente organiza e operacionaliza o processo de aprendizagem. O resultado foi encontrar ferramentas que possibilitassem atuar de forma idônea com renovações e novas possibilidades. Conclui-se que além de relevante é fundamental formações voltadas para a prática docente além da formação técnica-teórica.Referências
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