O CURRÍCULO COMO LISTA DE CONTEÚDOS: A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Resumo
Problematizar o currículo escolar a partir dos estudos culturais é desafiar a concepção de que o currículo se dá ou se constitui ou ainda é sinônimo de lista de conteúdos programáticos. Além disso, diferentes explicações, teorias, embasamentos e conceitos demarcam e circunscrevem o campo, expressam características, datam o surgimento do currículo e apontam seu poder de influência e de construção de um determinado tipo de sociedade. O presente trabalho buscou, então, analisar os entendimentos dos professores da educação básica com relação ao currículo escolar e os possíveis efeitos desses entendimentos para a instituição escola como fonte de expressão das identidades e dos saberes. A metodologia utilizada na pesquisa foi entrevista semiestruturada com quatro professores de Ciências e quatro de Biologia de escolas públicas de um município situado no sul do Brasil. A análise permitiu-nos perceber que, os professores demonstraram uma incipiente participação no que tange as discussões de currículo. Esquivaram-se de um debate mais amplo e direto e, em alguns momentos, manifestaram desconhecimento sobre o campo.
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