A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DO USO RACIONAL E SUSTENTÁVEL DA ÁGUA

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DOI :

https://doi.org/10.25245/rdspp.v9i2.1027

Mots-clés :

Direitos humanos, Água potável, Educação ambiental, Uso racional, Sustentabilidade

Résumé

Esta pesquisa teve como objetivo analisar como a educação ambiental orienta o indivíduo e a coletividade sobre o uso racional e sustentável da água enquanto direito humano da presente e futura geração. Com isso, buscou-se primeiramente apresentar a água como direito humano fundamental e as consequências da falta e da má qualidade desta para as presentes e futuras gerações. Almejou-se, ainda abordar os contornos atinentes à educação ambiental. Por derradeiro, intencionou-se examinar a educação ambiental como instrumento de conscientização do indivíduo e da coletividade no uso racional e sustentável da água. Conclui-se que apesar de não está expressamente prevista no rol dos instrumentos da Lei n. 9.433/97, a educação ambiental é, de fato, um mecanismo que conscientiza os cidadãos quanto à disponibilidade da água e o seu desperdício, no sentido de que este recurso natural tão indispensável à vida humana, não se torne cada dia mais escasso. A metodologia utilizada nesta pesquisa, quanto aos meios, foi desenvolvida mediante os métodos dedutivo e descritivo, através da análise bibliográfica e doutrinária. Quanto aos fins, a pesquisa foi qualitativa.

Bibliographies de l'auteur

Erivaldo Cavalcanti, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Programa de Mestrado em Direito Ambiental - PPGDA da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pesquisador líder do Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq em Direito de Águas - GEDA. E-mail: erivaldofilho@hotmail.com.

Louise Oliveira Braga, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Mestranda em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Integrante do Grupo de Pesquisas do CNPq em Direito de águas - GEDA e do Grupo de Pesquisas do CNPq em Direito Educacional Ambiental - DEA. Advogada. E-mail: louisebraga.adv@gmail.com.

Nicole Rabelo Souto Maior, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Mestranda em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pós-graduada em Direito Público pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Integrante do Grupo de Pesquisas do CNPq em Direito de Águas - GEDA. Advogada. E-mail: nrsm.dir@uea.edu.br.

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Publiée

2021-09-29

Comment citer

Cavalcanti, E., Braga, L. O., & Souto Maior, N. R. (2021). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DO USO RACIONAL E SUSTENTÁVEL DA ÁGUA. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 9(2), 303–328. https://doi.org/10.25245/rdspp.v9i2.1027

Numéro

Rubrique

DOUTRINAS NACIONAIS