ENTREGADORES E PLATAFORMAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE À LUZ DOS TRIBUNAIS BRASILEIROS

Autores/as

  • Saulo Nunes de Carvalho Almeida Unicatólica de Quixadá - CE Unifanor/Wyden http://orcid.org/0000-0003-1527-3047
  • Maria Francisca da Silva Neta Centro Universitário Católica de Quixadá - CE

DOI:

https://doi.org/10.25245/rdspp.v9i3.1049

Palabras clave:

Entregadores de aplicativos, Plataformas digitais, Vínculo empregatício.

Resumen

À medida que as novas tecnologias de mercado gradativamente conquistam espaço, alteram as relações de trabalho e interferem diretamente na forma de se relacionar entre empregados e empregadores. Nesse contexto, deve existir uma atenção maior da esfera trabalhista no que diz respeito as mutações oriundas da difusão de ambientes virtuais, em especial a crescente popularização de plataformas digitais e as possíveis fraudes trabalhistas oriundas das mesmas. Assim sendo, o objetivo deste ensaio centraliza-se na proposição de uma reflexão crítica sobre a mudança paradigmática que o labor humano vem sofrendo em razão das novas tecnologias, a natureza jurídica das relações empregatícias e a proteção dos direitos dos trabalhadores, buscando compreender se essas atividades desempenhadas são realizadas de forma autônoma ou se existe um vínculo de subordinação entre as partes, considerando os entendimentos conflitantes que começam a emergir nos tribunais. Diante desse cenário, se objetiva analisar a natureza do negócio jurídico existente entre trabalhador e plataforma digital, posto que situações semelhantes, ao experimentarem soluções jurisdicionais distintas, tendem a gerar insegurança tanto aos trabalhadores quanto a própria atividade empresarial.

Biografía del autor/a

Saulo Nunes de Carvalho Almeida, Unicatólica de Quixadá - CE Unifanor/Wyden

Doutor (Bolsa CAPES) e Mestre (Bolsa FUNCAP) em Direito Constitucional nas Relações Privadas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Pós-Doutorado em Direito na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2020-2021). Pós-Doutorado em Direito na Universidade de Fortaleza (2018-2020).  Professor da UNICATÓLICA de Quixadá e da UNIFANOR. Coordenador Operacional do Doutorado Interinstitucional em Direito UNICAP/UNICATÓLICA. Editor da Revista Direito & Desenvolvimento da UNICATÓLICA de Quixadá.

Maria Francisca da Silva Neta, Centro Universitário Católica de Quixadá - CE

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Católica de Quixadá - CE. Membro do Grupo de Pesquisa Direito & Desenvolvimento.

Citas

ABÍLIO, Ludmila Costhek. Uberização: a era do trabalhador just-in-time? Estud. Av. vol.34 no.98. São Paulo. Jan./Apr. 2020. Epub May 08, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000100111>, ace-ssado em 06.09.2020.

ALVES, Amauri Cesar; BAGNO, Lorena Isabella Marques; GONÇALVES, Nicolle. Entregas mediadas por aplicativos e o mito do empreendedor de si mesmo na pandemia do coronavírus. Revista de Direito da Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Direito. v.4, n.2. Maio-Ago.2020. Brasília, DF: Universidade de Brasília, Faculdade de Direito.

ANDRADE, Tatiana Guimarães Ferraz. As Novas Faces da Subordinação e os Impactos para o Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2014.

BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da Pesquisa Jurídica: Teoria e Prática da Monografia para os Cursos de Direito. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

BRASIL. Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região ACPCiv 1000100-78.2019.5.02.0037. Autor: Ministério Público; réu: Rapiddo agencia de serviços de entrega rápida S.A. Relatora Shirley Aparecida de Souza Lobo Escobar. São Paulo: 27 de jan. de 2020.

_______. Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região ACPCiv 1001058-88.2018.5.02.0008. Autor: Ministério Público; réu: Loggi Tecnologia LTDA. Relatora Lavia Lacerda Menendez. São Paulo: 06 de dezembro. de 2019.

_______. Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região 10012003820195020032 SP, Relator; Sergio Jose Bueno Junqueira Machado, 9ª Turma – Cadeira 2, Data de Publicação: 02/20/2020.

FEFERBAUM, Marina; QUEIROZ, Rafael Mafei Rabelo. Metodologia da Pesquisa em Direito: Técnicas e Abordagens para Elaboração de Monografias, Dissertações e Teses. 2. ed. São Paulo, 2019.

FONSECA, Vanessa Patriota da. O Crowdsourcing e os Desafios do Sindicalismo em Meio à Crise Civilizatória. Futuro do trabalho: os efeitos da revolução digital na sociedade. Organização: Rodrigo de Lacerda Carelli, Tiago Muniz Cavalcanti, Vanessa Patriota da Fonseca – Brasília: ESMPU, 2020.

KALIL, Renan Bernardi. Direito do Trabalho e Economia de Compartilhamento: Apontamentos Inicias. Economias do compartilhamento e o direito. Organização de Rafael A. F. Zanatta, Pedro C. B. de Paula, Beatriz Kira. Curitiba: Juruá, 2017.

LEMOS, Maria Cecilia de Almeida Monteiro; OHOFUGI, Nathália Guinarães; BORGES, Caio Afonso. O Dano Existencial dos Entregadores Durante a Pandemia. Revista de Direito da Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Direito. v.4, n.2. Maio-Ago.2020. Brasília, DF: Universidade de Brasília, Faculdade de Direito.

MONEBHURRUN, Nitish. Manual de Metodologia Jurídica: Técnicas para Argumentar em Textos Jurídicos. São Paulo: Saraiva, 2015.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho. 26. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

PEDUZZI, Maria Cristina Irigoyen. O Direito do Trabalho na Era Tecnológica: Descentralização Produtiva e Novas Formas de Trabalho. X Congresso Internacional da ABDT: crise econômica e social e o futuro do direito do trabalho – Anais do Congresso [livro eletrônico] / coordenação Alexandre Agra Belmonte, Luciano Carreiro, Yone Frediani, -- São Paulo: Matrioska Editora, 2020. PDF.

REIS, Daniela Muradas; CORASSA, Eugênio Delmaestro. Aplicativos de Transporte e Plataforma de Controle: O Mito da Tecnologia Disruptiva do Emprego e a Subordinação por Algoritmos. In: Tecnologias disruptivas e a exploração do trabalho humano. São Paulo: LTr, 2017.

SOUZA, Delma Perpétua Oliveira de; SOUZA, Murilo Oliveira. O Desafio da Classe Trabalhadora no Contexto do Trabalho Digital e Pandemia. Revista de Direito da Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Direito. v.4, n.2. Maio-Ago.2020. Brasília, DF: Universidade de Brasília, Faculdade de Direito.

ZIPPERER, André Gonçalves. A Intermediação de Trabalho Via Plataformas Digitais: Repensando o Direito do Trabalho a partir das Novas Realidades do Século XXI. São Paulo: LTr, 2019.

Publicado

2022-02-02

Cómo citar

Almeida, S. N. de C., & Neta, M. F. da S. (2022). ENTREGADORES E PLATAFORMAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE À LUZ DOS TRIBUNAIS BRASILEIROS. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 9(3), 629–655. https://doi.org/10.25245/rdspp.v9i3.1049

Número

Sección

DOUTRINAS NACIONAIS