POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA A ILITERACIA DIGITAL EM PLATAFORMAS DE PARTICIPAÇÃO

Autores/as

  • Nicolas Addor Faculdade Inspirar; Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Cinthia Obladen de Almendra Freitas Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25245/rdspp.v10i2.1067

Palabras clave:

Democracia. Participação. Plataformas. Usabilidade. Nudge

Resumen

Com a disseminação das conhecidas Tecnologias de Comunicação e Informação, a democracia participativa encontra novos alicerces para promover maior protagonismo político para os cidadãos. Dentre elas, as plataformas de participação democrática, em que os cidadãos cadastrados conseguem acompanhar audiências de maneira interativa, propor ideias legislativas e opinar sobre projetos da Administração é o exemplo mais mencionado. Apesar das conquistas, sua aplicação enfrenta desafios, principalmente quando se observa a iliteracia digital. Assim, o artigo apresenta possíveis soluções na elaboração de tais plataformas com o fim de diminuir a barreira de acesso a tais cidadãos. Utilizou-se do método dedutivo, tendo a pesquisa o enfoque descritivo. Apresenta-se três possíveis soluções, que se complementam, para a diminuição dessa barreira: utilização de nudges, aplicação dos princípios da usabilidade e a busca por eficiência e maior representatividade. Conclui-se que a inclusão desses cidadãos pode ser superada com simples modificações na elaboração e gerenciamento das plataformas digitais.

Biografía del autor/a

Nicolas Addor, Faculdade Inspirar; Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa e Professor do Curso de Direito da Faculdade Inspirar. Doutorando e Mestre em Direito Econômico e Social na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Cinthia Obladen de Almendra Freitas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Informática. Professora Titular da PUCPR. Professora Permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da PUCPR. Membro Consultivo da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR. E-mail: cinthia.freitas@pucpr.br

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Publicado

2022-12-06

Cómo citar

Addor, N., & Obladen de Almendra Freitas, C. (2022). POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA A ILITERACIA DIGITAL EM PLATAFORMAS DE PARTICIPAÇÃO. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 10(2), 685–711. https://doi.org/10.25245/rdspp.v10i2.1067

Número

Sección

DOUTRINAS NACIONAIS