A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS AO SEU TERRITÓRIO

ANÁLISE DA SENTENÇA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS “POVO INDÍGENA XUCURU E SEUS MEMBROS VS. BRASIL”

Autores

  • Gabriel Pedro Dassoler Damasceno Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Geovanna Cardoso Pasquale de Sousa Fundação Educacional Alto Médio São Francisco - FACFUNAM
  • Jhenifer Dálete Pereira de Araújo Fundação Educacional Alto Médio São Francisco - FACFUNAM

DOI:

https://doi.org/10.25245/rdspp.v11i3.1463

Palavras-chave:

Colonialidade, Povos indígenas, Território

Resumo

As violações crescentes aos direitos dos povos indígenas têm tido um aumento drástico mesmo diante das inúmeras leis, normas e decretos, que visam a proteção desse grupo. Ocorre que embora haja o crescimento de uma sensibilidade do amparo aos povos indígenas na sociedade internacional, em razão do critério de subsidiariedade na atuação dos sistemas de proteção de direitos humanos, verifica-se uma dificuldade na efetivação dos mecanismos de proteção. Essa dificuldade acaba aumentando quando a decisão proferida pelos sistemas depende de implementação pelo próprio Estado violador. O panorama atual acresce importância a revisão e o entendimento as legislações internas. Sendo assim, é imperativo analisar o direito dos povos indígenas que buscam a demarcação de suas terras, usurpadas desde a invasão às terras que atualmente correspondem ao território brasileiro em 1500. Isso porque, ainda atualmente, mesmo possuindo respaldo no ordenamento jurídico internacional e nacional, o acesso aos seus direitos ainda é dificultado, como é demonstrado a partir da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos - CorIDH, que condenou o Brasil por violar direitos da tribo dos Xucurus, povo indígena que habita na serra de Ororubá, no Município de Pesqueira, no estado de Pernambuco. Assim, tem-se como objetivo analisar a proteção dos direitos dos povos indígenas ao seu território, a partir do referencial teórico descolonial. Propõe-se para esse trabalho, adotar pesquisa documental e revisão sistemática por intermédio de leitura de doutrinas, textos científicos, artigos jurídicos, normas constitucionais, internacionais e infraconstitucionais, além de análise da jurisprudência da CorIDH. Assim, é cada vez mais urgente a necessidade de resguardar os seus direitos e interesses face aos propósitos hegemônicos.

Biografia do Autor

Gabriel Pedro Dassoler Damasceno, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Estágio Pós-Doutoral em andamento na Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Doutor em Direito Público pela UNISINOS. Mestre em Direito Internacional Contemporâneo pela UFMG. Especialista em Direito Internacional pelo CEDIN.  Atualmente é professor de Direito Internacional e Direito Empresarial na UNIFIPMoc.  Co-Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Direito Internacional Crítico - DICRÍ/UFU.

Geovanna Cardoso Pasquale de Sousa, Fundação Educacional Alto Médio São Francisco - FACFUNAM

Bacharel em Direito pela Fundação Educacional Alto Médio São Francisco.

Jhenifer Dálete Pereira de Araújo, Fundação Educacional Alto Médio São Francisco - FACFUNAM

Bacharel em Direito pela Fundação Educacional Alto Médio São Francisco.

Referências

ALMEIDA, Maria Celestino de. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, p. 30, 2010.

ALMEIDA, Eliene Amorim de; SILVA, Janssen Felipe da. Abya Yala Como território epistêmico: pensamento decolonial como perspectiva teórica, Interritórios, v.01, n.º 01, Caruaru – PE, p. 44, 2015.

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista brasileira de ciência política, n. 11, p. 89-117, 2013.

BRAGATO, Fernanda Frizzo. Discursos desumanizantes e violação seletiva de direitos humanos sob a lógica da colonialidade. Quaestio Iuris, Rio de Janeiro, v.09, nº04, p. 1806-1823, 2016.

BRAGATO, Fernanda Frizzo. Para além do discurso eurocêntrico dos direitos humanos: Contribuições da Descolonialidade. Novos estudos jurídicos, v.19, n.º01, p. 201-230, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.

BÁRCENA, Alicia. Os Povos Indígenas na América Latina (Avanços na última década e desafios pendentes para a garantia de seus direitos). 2014. Disponível em: <https://www.cepal.org/pt-br/publicaciones/37773-os-povos-indigenas-america-latina-avancos-ultima-decada-desafios-pendentes>. Acesso em 19 de março de 2022.

CAMPELLO, Lívia Gaigher Bósio; SILVEIRA, Vladmir Oliveira da. Dignidade, Cidadania e Direitos Humanos. In.: Anais do XIX ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI. julho de 2010, Fortaleza - CE, p. 4974-4986.

CASTRO, Susana de. Condescendência: estratégia pater-colonial de poder. Revista Fundamentos. RJ: vol. 1, nº 1, 2018.

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS (CorIDH). Caso Povo Indígena Xucuru e seus membros vs. Brasil. 2018.

CUNHA, Manuela Carneiro da, Índios no Brasil: história, direitos e cidadania 1. ed., São Paulo: Claro Enigma, 2012. Disponível em:<https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/35025.pdf>. Acesso em: 22/08/2022

DAMASCENO, Gabriel Pedro Moreira; DAMASCENO, Kamilla Duarte de Oliva. Uma Proposta De Análise Da Proteção Dos Direitos Humanos No Direito Internacional Sob A Perspectiva Intercultural Da Descolonialidade. In.: Anais do XI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRASD. Porto Alegre: 2020, p. 1332-1339.

DAMASCENO, Gabriel Pedro Moreira.; TEIXEIRA, C. B. P. A proteção dos povos indígenas pelo direito internacional dos direitos humanos: análise do Caso Ângela Poma Poma vs. Peru. In: TABORDA; Alini Bueno Dos Santos; SCHEUERMANN, ‎Gabriela Felden. (Org.). Direito e desenvolvimento: um diálogo entre saberes. 3. ed.Cerro do Lago/RS: Clube de Autores, 2021, v. , p. 228-259.

DANTAS, Fernando Antonio de Carvalho; Descolonialidade e direitos humanos dos povos indígenas.Educação e (Des)Colonialidades dos Saberes, Práticas e Poderes R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 23, n. 53/1p. 343-367, maio/ago. 2014. Disponível em:<https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1621/1249>. Acesso em: 13 de abril de 2022.

DE OLIVEIRA, Cristiane. Povos Indígenas: conheça os direitos previstos na Constituição. In. Agência Brasil. 2017. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-04/povos-indigenas-conheca-os-direitos-previstos-na-constituicao>. Acesso em 21 de março de 2022.

FERREIRA, Mariana Pompilio Leonel Ferreira. Os impactos das condenações da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Brasil. PUC: São Paulo- SP, 2020, p.149-159.

FERREIRA, Natalia. Os desafios do tempo presente e a colonialidade da natureza: intersecções para pensar novas sociabilidades. Fronteiras: Revista Catarinense de História. Dossiê Direitos humanos, sensibilidades e resistências, nº 36, 2020/02.

FUNDAÇAO NACIONAL DO ÍNDIO: Povos Indígenas: Quem são. 2013. Disponível em: <https://www.gov.br/funai/pt-br/atuacao/povos-indigenas/quem-sao>. Acesso em 21 de março de 2022.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html>. Acesso em 26 de março de 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010: população indígena é de 896,9 mil, tem 305 etnias e fala 274 idiomas. 2012. Disponível em:<https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo?busca=1&id=3&idnoticia=2194&view=noticia>. Acesso em 19 de março de 2022.

JUNIOR ATTIÉ, Alfredo, et al. O aporte da interseccionalidade e da decolonialidade ao caso povo Xucuru v. Brazil julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Rev. Internacional Academia Paulista de Direito, nº 3, Nova Série, São Paulo, 2019, p. 81-115

LACERTA, Rosane. Por uma Perspectiva Descolonial dos Direitos Indígenas à Saúde. Rev Tempus Actas Saúde Col, 2013.

LUCIANO, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje / Gersem dos Santos Luciano – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.

MARTINS, Lais Nardon; DAMASCENO, Gabriel Pedro Moreira; SILVEIRA FILHO, Alex Sandro da. Povos Indígenas no Brasil pandêmico: Uma fotografia tecida em palavras escritas. In: Políticas Públicas no Brasil: Ensaios para uma gestão pública voltada à tutela dos Direitos Humanos. v. IV. Blumenau: Editora Dom Modesto, 2022.

MATTOS, Biblioteca prof. Paulo de Carvalho Mattos. Tipos de revisão literária. Botucatu, 2015.

MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, p. 71-103, 2005.

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista brasileira de ciências sociais, v. 32, 2017.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos sobre os direitos dos Povos Indígenas. 2007.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICADOS - OEA. Declaração Americana sobre os Direitos dos Povos Indígenas. 2016.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA). A CIDH reitera sua preocupação com a tese jurídica do "marco temporal" no Brasil e seu impacto sobre os direitos humanos dos povos indígenas e tribais. 2021. Disponível em: <https://www.oas.org/pt/cidh/jsForm/?File=/pt/cidh/prensa/notas/2021/219.asp#:~:text=A%20CIDH%20lembra%20ao%20Estado,elementos%20incorp%C3%B3reos%20que%20deles%20derivam.>. acesso em 27 de março de 2022.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA). O que é a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. s/d.Disponível em: <https://www.oas.org/pt/CIDH/jsForm/?File=/pt/cidh/mandato/que.asp> Acesso em 26 de março de 2022.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Convenção nº169 sobre povos indígenas e tribais e Resolução referente a ação da OIT. s/d. Disponível em:< http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Convencao_169_OIT.pdf> acesso em 19 de outubro de 2022.

PATIÑO, María Clara Galvis; RAMÍRES, Angela. Manual para defender os direitos dos povos indígenas. Washington: Due Process of Law Foundation, 2017. Disponível em: <https://cimi.org.br/wp-content/uploads/2017/11/manual_direitos_indigenas.pdf> acesso em 27 de março de 2022.

QUIJANO, Aníbal.Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, p. 117-142, 2005.

RIBEIRO, Joice Otânia Seixas Ribeiro. A produção generificada do brinquedo de miriti: marcas de colonialidade. Revista COCAR, Belém, v.13. n.25, p. 136 a 159 – jan./abr. 2019.

SANTOS, Boaventura de Souza. Direitos humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

STREVA, Juliana Moreira. Colonialidade do ser e Corporalidade: o racismo brasileiro por uma lente descolonial. Revista Antropolítica, n. 40, Niterói, p.20-53, 1. sem. 2016.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Damasceno, G. P. D., de Sousa, G. C. P., & de Araújo, J. D. P. (2023). A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS AO SEU TERRITÓRIO : ANÁLISE DA SENTENÇA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS “POVO INDÍGENA XUCURU E SEUS MEMBROS VS. BRASIL”. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 11(3), 218–244. https://doi.org/10.25245/rdspp.v11i3.1463

Edição

Seção

DOUTRINAS NACIONAIS