ARRANJOS INSTITUCIONAIS, COPARTICIPAÇÃO POPULAR E GOVERNANÇA EM POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Kátia Paulino dos Santos Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.25245/rdspp.v12i2.1531

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, Governança, Arranjos institucionais

Resumo

Como pesquisador e professor, insiro-me em contextos educacionais para desvendar nuances passíveis de discussão, como o planejamento, o controle e o aprimoramento de políticas públicas educacionais. Durante os últimos anos que permearam o século XX, no que se refere ao cenário social e político, ocorreram diversas transformações, como crises de saúde e questões econômicas em dimensões mundiais e novas estratégias voltadas para o capital internacional, caraterística inerente ao processo de globalização, processo este que culminou em uma crise fiscal, desemprego e fome nos países subdesenvolvidos e emergentes, portanto, a necessidade de atenção às demandas de gestão pública por parte do Estado é imprescindível, tendo em vista o agravamento dessas questões. Nesse sentido, é fundamental destacar que, no cenário da governança brasileira, muitas políticas sociais e políticas que antes eram invisíveis, tomaram espaço com o processo de democratização (Borón, 1995). Com efeito, este artigo permeia a conjuntura das políticas públicas no âmbito da educação, a governança e seus arranjos institucionais por meio de uma revisão integrativa de literatura.

Biografia do Autor

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Conceito 4 CAPES. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em História do Brasil, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Letras: Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com projetos voltados para a Linguística de texto e Análise do Discurso Crítico (ADC). Membro do GETEME/PPGL (Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas e Metodológicas) da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC, com o estudo das Teorias e Métodos das Ciências Humanas e Sociais. Foi bolsista de Iniciação Científica do CLAEC/Fundação Araucária, com desenvolvimento do estudo: (Re)Configurações socioculturais em tempos de pandemia: práxis reflexiva sobre o Estado do Paraná/PR.

Kátia Paulino dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Portugal (UTAD). Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É Reitora da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), referente ao quadriênio 2022-2026. Foi Reitora da UEAP no quadriênio 2018-2022. Professora vinculada ao Colegiado de Pedagogia da UEAP, atuando nas Disciplinas Educação, Diversidade e Interculturalidade; Sociedade, Trabalho e Educação; Educação e Relações Étnico-Raciais. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Gestão - GEPPEG/UEAP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Interculturalidade (GEPEDI). É professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Políticas Públicas, da Universidade Estadual do Ceará (MPPP/UECE), atuando como orientadora nos cursos de mestrado e doutorado do Programa.

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

Pordeus, M. P., & Paulino dos Santos, K. . (2024). ARRANJOS INSTITUCIONAIS, COPARTICIPAÇÃO POPULAR E GOVERNANÇA EM POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 12(2), 105 –. https://doi.org/10.25245/rdspp.v12i2.1531

Edição

Seção

DOUTRINAS NACIONAIS