EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: MARCOS LEGAIS E (IN)EFETIVIDADE

Autores

  • Horácio Wanderlei Rodrigues Faculdade Meridional - IMED (PPGD - Programa de Pós-Graduação em Direito) - RS http://orcid.org/0000-0003-2887-5733
  • Fernanda Brandão Lapa Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - SC

DOI:

https://doi.org/10.25245/rdspp.v4i2.158

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos, Ensino do Direito, Educação Jurídica, Clínicas de Direitos Humanos.

Resumo

O artigo propõe reflexões acerca da Educação em Direitos Humanos no âmbito da educação formal, em especial da educação para a cidadania e formação de professores; assim como, para a formação profissional dos operadores do Direito. Inicialmente, descreveu-se o que é e pode estar incluído em uma Educação em Direitos Humanos conforme os documentos nacionais e internacionais sobre a matéria. No âmbito da educação para cidadania e formação de professores destacaram-se alguns pontos como o protagonismo do aluno, interdisciplinaridade e transversalidade; e ainda, a relação professor-aluno. Já na formação para os operadores do Direito, pontuou-se a importância do ensino do direito positivo e dos Direitos Humanos no ensino jurídico, assim como apresentamos a alternativa das Clínicas de Direitos Humanos. Por fim, conclui-se que falta educação para a cidadania no Brasil pela falta de formação adequada em Direitos Humanos para os professores das licenciaturas e pós graduação, assim como  não existe efetividade dos Direitos Humanos pela ausência de formação dos profissionais de Justiça e Segurança.

Biografia do Autor

Horácio Wanderlei Rodrigues, Faculdade Meridional - IMED (PPGD - Programa de Pós-Graduação em Direito) - RS

Doutor em Direito (Filosofia do Direito e da Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito (Instituições Jurídico-Políticas) pela UFSC. Realizou Estágios de Pós-Doutorado em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPG Direito) da Faculdade Meridional (IMED/RS). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFSC. Professor Titular de Teoria do Processo do Departamento de Direito da UFSC, de 1994 a 2016. Coordenador do Mestrado Profissional em Direito em Direito da UFSC, de 2015 a 2016. Sócio fundador do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) e da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDi). Membro do Instituto Iberomericano de Derecho Procesal (IIDP). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Meridional. Presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB/SC. Publicou diversos livros e uma centena de artigos em coletâneas e revistas especializadas, em especial sobre Ensino e Pesquisa em Direito, Direitos Humanos e Teoria do Processo.

Fernanda Brandão Lapa, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - SC

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de Direitos Humanos da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

Rodrigues, H. W., & Lapa, F. B. (2016). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: MARCOS LEGAIS E (IN)EFETIVIDADE. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 4(2), 181–226. https://doi.org/10.25245/rdspp.v4i2.158

Edição

Seção

DOUTRINAS NACIONAIS

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