O ENSINO JURÍDICO NO BRASIL:

DA GÊNESE AO ENSINO DO DIREITO DIGITAL

Autores

  • Gustavo Antonio Ferreira Faculdades Londrina
  • Zulmar Antonio Fachin Faculdades Londrina

Palavras-chave:

Ensino, Direito, Sociedade, Evolução, Tecnologia

Resumo

O ensino jurídico no Brasil tem uma trajetória complexa, refletindo mudanças políticas, sociais e culturais ao longo dos séculos. Inicialmente, foi influenciado pelo sistema legal português, com as primeiras escolas de direito surgindo no período colonial, como as aulas de Leis e Cânones nas faculdades de Olinda e São Paulo. Após a Independência, houve a necessidade de criar um sistema jurídico próprio, resultando na fundação das primeiras faculdades de Direito no país, como a Faculdade de Direito de São Paulo (USP) em 1827. No século XX, profundas transformações sociais, políticas e econômicas exigiram adaptações nas grades curriculares, impulsionando a expansão do ensino do Direito no Brasil. Desde suas origens, o ensino jurídico buscou alinhar-se com as demandas da sociedade em constante evolução, enfrentando inúmeros desafios. Ao longo do tempo, o ensino jurídico brasileiro expandiu-se amplamente, sempre buscando acompanhar a realidade social e sendo influenciado por ela. Hoje, o cenário atual do ensino jurídico tenta atender às novas demandas digitais e à formação profissional multidisciplinar e abrangente. Na realidade social contemporânea, Direito e evolução tecnológica são indissociáveis, tanto porque a ciência jurídica é uma das mais impactadas pelas novas ferramentas, quanto pelas implicações jurídicas que o avanço digital traz à sociedade.

Biografia do Autor

Gustavo Antonio Ferreira, Faculdades Londrina

Mestrando em Direito, Sociedade e Tecnologias pela Escola de Direito da Faculdades Londrina. Especialista em Direito Público pela Universidade Anhanguera. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Campo Real. Advogado e Procurador do Município de Guarapuava desde 2012.

Zulmar Antonio Fachin, Faculdades Londrina

Doutor em Direito Constitucional (UFPR). Mestre em Direito (UEL). Mestre em Ciências Sociais (UEL). Bacharel em Direito (UEM). Licenciado em Letras (Unicesumar). Professor de Direito Constitucional na Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em "Direito, Sociedade e Tecnologias" da Escola de Direito das Faculdades Londrina. Membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (2010-2012). Membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP). Membro Eleito da Academia Paranaense de Letras Jurídicas. Membro da Liga Mundial de Advogados Ambientalista. Membro do Centro Latinoamericano de Direito Constitucional (Lima, Peru). Membro da Associação Mundial de Justiça Constitucional (Bogotá, Colômbia). Membro da Associação Argentina de Justiça Constitucional (Buenos Aires, Argentina). Membro da Academia Brasileira do Direito do Vinho. Presidente do IDCC - Instituto de Direito Constitucional e Cidadania. Diretor Acadêmico das Faculdades Londrina. Tem vinte e cinco livros publicados, entre os quais "Curso de Direito Constitucional" (8ª ed., 2019), Teoria do Estado (7. ed., 2023, em parceria com Rene Sampar), "20 Anos da Constituição Cidadã" e Direitos Fundamentais na Sociedade Digital (2013). Procurador-Geral do Município de Londrina (2013-2014). Editor da Revista de Direito Constitucional e Cidadania (IDCC). Editor da Revista Direito & Paz. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direito constitucional, direitos fundamentais e direito digital. Conferencista. Advogado.

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Publicado

2025-01-22

Como Citar

Ferreira, G. A., & Fachin, Z. A. . (2025). O ENSINO JURÍDICO NO BRASIL:: DA GÊNESE AO ENSINO DO DIREITO DIGITAL. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 12(3), 118–144. Recuperado de https://portal.unifafibe.com.br:443/revista/index.php/direitos-sociais-politicas-pub/article/view/1594

Edição

Seção

DOUTRINAS NACIONAIS