O DIREITO À INFORMAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL AO ESTADO DEMOCRÁTICO

Autores/as

  • Dirceu Pereira Siqueira Centro Universitário Unifafibe - UNIFAFIBE, Bebedouro, SP
  • Caroline Clariano Ferrari Centro Universitário de Maringá - UniCesumar, Maringá, PR

DOI:

https://doi.org/10.25245/rdspp.v4i2.174

Palabras clave:

Direito à informação, Direito constitucional, Democracia

Resumen

Este estudo almeja analisar o direito à informação e suas vertentes, destacando a relevância desse direito fundamental para a consolidação do Estado Democrático de Direito. A informação é responsável pela formação da vontade livre e pelo surgimento de um pluralismo de opiniões, que posteriormente formarão uma opinião pública. Assim, a existência de um fluxo de informações permite que o povo participe efetivamente da tomada de decisões políticas e não apenas aceite o que foi imposto pelo governo. Logo, a liberdade de informação é imprescindível para a fiscalização e responsabilização do governo. Assim, primeiramente analisaremos as dimensões dos direitos fundamentais e a indispensável vinculação desses direitos com a democracia, para então discorrermos sobre a necessária existência das liberdades fundamentais, em especial a liberdade de informação, para a efetivação de um Estado Democrático.

Biografía del autor/a

Dirceu Pereira Siqueira, Centro Universitário Unifafibe - UNIFAFIBE, Bebedouro, SP

Pós-doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra (Portugal), área de concentração "Democracia e Direitos Humanos"; Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino - ITE/Bauru; Especialista Lato Sensu em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário de Rio Preto; Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto; Professor Permanente do Programa de Mestrado em Ciências Jurídicas no Centro Universitário Cesumar - UniCesumar; Professor nos Cursos de Graduação em Direito no Centro Universitário de Bauru - ITE/Bauru – SP, no Centro Universitário de Araraquara - UNIARA e no Centro Universitário de Bebedouro - UNIFAFIBE; Professor Convidado em Cursos de Pós Graduação Lato Sensu de diversas Instituições de Ensino. Autor dos livros: "A Dimensão Cultural do Direito Fundamental à Alimentação" (Editora Boreal, 2013) e Tutela Coletiva do Direito à Saúde (Lemos e Cruz, 2011), além de capítulos de livros e de artigos jurídicos, tendo organizado relevantes obras jurídicas. Membro do Conselho Editorial da Editora Boreal e da Revista Âmbito Jurídico. Atualmente é advogado - com Escritório de Advocacia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.

Caroline Clariano Ferrari, Centro Universitário de Maringá - UniCesumar, Maringá, PR

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Cesumar – UniCesumar; Advogada

Citas

AMARAL, Sérgio Tibiriçá. O closed caption, a legenda animada, como direito fundamental de informação de terceira geração. Bauru: ITE, 2003 Dissertação (Mestrado) - Instituição Toledo de Ensino, 2003.

ARAÚJO, Luiz Alberto David; NUNES JÚNIOR, Vidal Serrano. Curso de direito constitucional. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

BRASIL,Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília:Senado,1988.

BOBBIO, Norberto. Igualdade e Liberdade. 5.ed.Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.

BONAVIDES, Paulo. A Constituição aberta. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 1996.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 29.ed.São Paulo: Malheiros,2014.

BORTOLOCI, Laís de Oliveira; AMARAL, Sérgio Tibiriça. Os direitos de informação como base da democracia brasileira. Intertemas. Presidente Prudente,v.6,2010.Disponível em: <http://intertemas.toledoprudente.edu.br/revista> Acesso em: 21.set.2015.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes; MOREIRA, Vital. Constituição da república portuguesa anotada. 3 ed. Coimbra: Coimbra Editora, 1993.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 7.ed.Coimbra: Almedina, 2003.

CARVALHO, Luis Gustavo Grandinetti Castanho. Direito de informação e liberdade de expressão. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

COSATE, Tatiana Moraes. Liberdade de informação e sigilo da fonte. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 14, n. 2152, 23 maio 2009 Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/12767>. Acesso em: 30 set. 2015.

FACHIN, Zulmar. Curso de direito constitucional. 5.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

FARIAS, Edilsom Pereira. Colisão de direitos: a honra, a intimidade, a vida privada e a imagem versus a liberdade de expressão e informação. Porto Alegre:Fabris, 1996.

GUERRA,Tâmara Belo. Os direitos relativos à manifestação do pensamento na constituição federal de 1988. 2008.63p. Monografia aprovada como requisito parcial para conclusão do curso de direito-Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, Presidente Prudente.

GUERRA,Tâmara Belo; AMARAL,Sérgio Tibiriça. Direito de informação. In: Intertemas. Presidente Prudente, v.5, 2009. Disponível em: <http://intertemas.toledoprudente.edu.br/revista/> Acesso em: 20.set.2015.

LENZA,Pedro. Direito constitucional esquematizado. 18.ed. São Paulo: Saraiva,2014.

MELO, Adriana Zawada. et al. Informação e direitos fundamentais: a eficácia horizontal das normas constitucionais.São Paulo: Saraiva, 2012.

MENDES, Gilmar Ferreira.;BRANCO,Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. 7.ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

MOREIRA, Vital. O direito de resposta na comunicação social. Coimbra: Coimbra Editora, 1994.

NOVELINO, Marcelo. Manual de direito constitucional. 8.ed.São Paulo: Método,2013.

SÁ, Mariana Oliveira de. A Deliberação pública na efetividade da democracia constitucional. In: XXIII Congresso Nacional do Conpedi, 2014, João Pessoa. A humanização do direito e a horizontalização da justiça no século XXI. Disponível em: <http://publicadireito.com.br/publicacao/ufpb/ > .Acesso em: 28 set. 2015.

SEABRA, Sérgio Nogueira; CAPANEMA, Renato de Oliveira; FIGUEIREDO, Renata Alves. Lei de Acesso à Informação: uma análise dos fatores de sucesso da experiência do poder executivo federal. Revista de Administração Municipal – IBAM. Ano 58. Nº 282. Rio de Janeiro.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 37.ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2014.

SIQUEIRA, Dirceu Pereira. Democracia na constituição de 1988, realidade ou utopia? : Dos direitos humanos ao estado “social” democrático de direito. Revista Direitos fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 3, 2008 Disponível em: Acesso em: 26 set. 2015.

STROPPA, Tatiana. Direito de resposta: um meio de garantia da diversidade em meio a multiplicidade. In: XV Congresso Nacional do Conpedi , 2006, Manaus .Direito, Sociobiodiversidade e Soberania na Amazônia. Disponível em: Acesso em: 20.set.2015.

STROPPA,Tatiana. As Dimensões Constitucionais do Direito de Informação e o Exercício da Liberdade De Informação Jornalística. Belo Horizonte: Fórum, 2010.

Publicado

2016-12-29

Cómo citar

Siqueira, D. P., & Ferrari, C. C. (2016). O DIREITO À INFORMAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL AO ESTADO DEMOCRÁTICO. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 4(2), 124–153. https://doi.org/10.25245/rdspp.v4i2.174

Número

Sección

DOUTRINAS NACIONAIS

Artículos más leídos del mismo autor/a