EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA NA PERSPECTIVA DE MARTHA NUSSBAUM E A REFORMA DA LEI NO 9.394/1996

Auteurs

  • Gina Marcilio Pompeu Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Manuela Brito Camara Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI :

https://doi.org/10.25245/rdspp.v5i1.225

Mots-clés :

Educação. Desenvolvimento humano, Crescimento econômico, Democracia, Martha Nussbaum.

Résumé

A presente pesquisa, cuja metodologia é analítica, empírica e crítica, analisa dados oficiais e materiais normativos e examina a educação destinada a promover o crescimento econômico e a fomentar o desenvolvimento humano. Averigua qual tipo de ensino propicia a manutenção da democracia em um país, na perspectiva de Martha Nussbaum, relatada na obra “Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades”. A educação voltada para o crescimento econômico visa formar a inteligência científica dos indivíduos e prepara-os para serem agentes produtivos da sociedade; já a voltada para o desenvolvimento humano almeja instruir cidadãos críticos, solidários, capazes de reivindicar seus direitos e de exercerem o direito de resistência contra a negligência no exercício das funções do Estado. Observa que a educação destinada ao progresso humano, por meio de disciplinas de filosofia, literatura e artes, forma raciocínio crítico no aluno e concede-lhe senso de igualdade inerente às democracias. Outrossim entende que a educação voltada ao desenvolvimento humano é compatível com aquela destinada ao crescimento econômico e ambas devem ser aplicadas concomitantemente. Estuda, ainda, a educação no Brasil e verifica que o Governo Federal, ao reformar a Lei no 9.394/1996, projetou o fomento da formação de agentes de produção simultaneamente com o desenvolvimento da capacitação de agentes de afeto. Então, constata que o rumo pelo qual a educação brasileira é erigida propicia uma manutenção da democracia brasileira.

Bibliographies de l'auteur

Gina Marcilio Pompeu, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1987), Mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (1994) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Advogada inscrita na OAB -CE sob o n. 6101. Atualmente é Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza, Mestrado e Doutorado, Professora convidada da Faculdade de Direito da Universidade do Havre, Professora Convidada da Faculdade de Jurisprudência da Universidade de Palermo. Pesquisadora de Pós-Doutorado das Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa e do Havre. Consultora Jurídica da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. Tem titularidade na área de Direito Público. Atua principalmente nos seguintes temas: Direito Constitucional, Constituição, Estado e Economia, história política, direito eleitoral, crescimento econômico e desenvolvimento humano na America Latina, no Brasil e no Ceará. Pesquisa ainda sobre a formação do capital social e o exercício do controle social, da cidadania e a exigibilidade judicial dos direitos sociais, sobremaneira à educação. É membro associado do Conselho de Pesquisa e Pós Graduação em Direito - CONPEDI e da Associação Brasileira de Ensino do Direito ABEDi.

 

Manuela Brito Camara, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestranda em Direito Constitucional nas Relações Privadas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Especialista em Direito Empresarial pela Universidade de Fortaleza.

Références

AMARAL, Gustavo. Direito, escassez & escolha: em busca de critérios jurídicos para lidar com a escassez de recursos e as decisões trágicas. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

BERCOVICI, Gilberto. A problemática da constituição dirigente: algumas considerações sobre o caso brasileiro. Revista de Informação Legislativa, Brasília. a. 36, n, 142. abr/jun 1999. Disponível em: < http://lms.ead1.com.br/upload/biblioteca/modulo_1597/X8K3WUHNT4.pdf>, Acesso em: 04 out. 2016.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Focus- Relatório de Mercado Março/2017. Disponível em: < http://www.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/R20170324.pdf>. Acesso em 30 mar. 2017.

BRASIL. Associação Nacional de História vai contribuir na Base Comum. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/33191-associacao-nacional-de-historia-vai-contribuir-na-base-comum>. Acesso em: 29 mar. 2016.

______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

______. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 1996.

______. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução n. 3, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 ago. 1998.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Parte I — Bases Legais. Brasília, 2000. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2016.

______. Exposição de Motivos no 00084/2016/MEC. Brasília, DF, 15 set. 2016. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Exm/Exm-MP-746-16.pdf>. Acesso em: 08 nov.2016

______. Medida Provisória no 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 set. 2016.

______. Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 fev. 2017.

______. Publicada a Medida Provisória que cria o novo Ensino Médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=39621>. Acesso em: 31 out. 2016.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Desenvolvimento e crise no brasil. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 2003.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Nota de Repúdio à Medida Provisória 746- Reforma do Ensino Médio. Disponível em: <http://www4.fe.usp.br/nota-de-repudio-a-medida-provisoria-746>. Acesso em: 24 out. 2016.

HENGEMUHLE, Adelar; CASTRO, Maristela Barcelos. Direito fundamental à educação e seus princípios constitutivos análise dos fundamentos do artigo 206 da CF/1988. Revista Direitos so ciais e políticas públicas (UNIFAFIBE). Issn 2318-5732 – vol. 4, n. 1, 2016. Disponível em: <http://www.unifafibe.com.br/revista/index.php/direitos-sociais-politicas-pub/article/view/127/pdf. Acesso em 08 de maio de 2017.

HOBBES, Thomas. De Civie: Elementos Filosóficos a respeito do Cidadão. Petrópolis: Vozes, 1993.

NUSSBAUM, Martha C. Educação para o lucro, Educação para a Liberdade. Revista Redescrições – Revista online do GT de Pragmatismo de Filosofia Norte-americana, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em . Acesso em: 22 set. 2016.

______. Fronteiras da Justiça: Deficiência, Nacionalidade, Pertencimento à espécie. Tradução de Susana de Castro. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

______. Sem fins lucrativos: Porque a democracia precisa das humanidades. Tradução de Fernando Santos. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

PNUD. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Desenvolvimento Humano e IDH. Disponível em: < http://www.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html >. Acesso em: 29 set. 2016.

POMPEU, Gina V. M. Direito à educação: controle social e exigibilidade judicial. Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza: ABC, 2005.

POMPEU, Gina V. M.; FARIAS, Maria Élia da Costa Farias. Crescimento econômico, desenvolvimento humano e sustentabilidade: análise do direito social à alimentação adequada. Direito e Sustentabilidade I. 1ed. São Paulo: CONPEDI, 2013, v. 1, p. 241-2863. Disponível em <http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=6e67691b60ed3e4a>. Acesso em: 02 out. 2016.

POMPEU, Gina V. M e SIQUEIRA, Natercia Sampaio. Democracia contemporânea e os critérios de justiça para o desenvolvimento socioeconômico: Direito Constitucional nas relações econômicas. 1. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei; LAPA, Fernanda Brandão. Educação em direitos humanos: marcos legais e (in)efetividade. Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE) Issn 2318-5732 – vol. 4, n.2, 2016. Disponível em: <http://www.unifafibe.com.br/revista/index.php/direitos-sociais-politicas-pub/article/view/158. Acesso em 08 de maio de 2017.

SEN, Amartya. O desenvolvimento como expansão de capacidades. Revista Lua Nova: Revista de cultura e política [online]. n. 28-29. São Paulo, 1993. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451993000100016>. Acesso em: 28 set. 2016.

______. Desenvolvimento como liberdade. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SMITH, Adam. Uma Investigação Sobre a Natureza e Causas da Riqueza das Nações. 3. ed. Tradução de Norberto de Paula Lima. Curitiba: Hemus, 2008.

TOCQUEVILLE, Alexis. A democracia na América: sentimentos e opiniões: de uma profusão de sentimentos e opiniões que o estado social democrático fez nascer entre os americanos. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

WORLD ECONOMIC FORUM. Human Capital Report 2016. Disponível em: <http://reports.weforum.org/human-capital-report-2016/economies/#economy=BRA>. Acesso em 08 nov. 2016.

Téléchargements

Publiée

2017-07-11

Comment citer

Pompeu, G. M., & Camara, M. B. (2017). EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA NA PERSPECTIVA DE MARTHA NUSSBAUM E A REFORMA DA LEI NO 9.394/1996. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 5(1), 152–185. https://doi.org/10.25245/rdspp.v5i1.225

Numéro

Rubrique

DOUTRINAS NACIONAIS