PERCEPÇÕES: AGRICULTURA FAMILIAR E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Aline Beatriz Eich Faculdades Integradas de Taquara-RS

DOI:

https://doi.org/10.25245/rdspp.v3i1.49

Palavras-chave:

Programa Nacional para alimentação escolar, politicas públicas, agricultura familiar.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar um breve resgate histórico dos programas de alimentação escolar no Brasil, com ênfase para o contexto atual, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), uma vez que nesta nova estrutura, a preocupação com a segurança alimentar, preservação da identidade cultural através de alimentos regionais, entre outros tem se destacado. Neste mesmo aspecto, em seus textos recentes, o PNAE, surge com novas ações, como as parcerias entre as instituições de educação, prefeituras e os agricultores familiares, que passam a fornecer parte dos alimentos para as escolas. Destaca-se ainda que para a análise desta política pública foi selecionado um recorte espacial, o município de São Paulo das Missões, cuja estrutura fundiária é predominantemente de pequenas propriedades rurais, e as características socioeconômicas vem ao encontro das propostas do PNAE, no que se refere ao desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Aline Beatriz Eich, Faculdades Integradas de Taquara-RS

Licenciada em geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestrado em andamento em Desenvolvimento Regional pela Faculdade Integrada de Taquara-RS; Funcionária Pública:Prefeitura Municipal de Taquara (cargo: professora); Bolsista Capes (mestrado).

Referências

ABRAMOVAY, R. Conselhos além dos limites. Estudos Avançados, v. 15, n. 43, 2001.

BALL, S.J.; BOWE, R. Subject departments and the “implementation”of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, London, v. 24, n. 2, p. 97-115, 1992.

BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

BRASIL. Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003. Dispõe sobre a repactuação e o alongamento de dívidas oriundas de operações de crédito rural, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10. 696. htm >. Acesso em: 04 abr.2012B.

BRASIL. Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11326.htm >. Acesso em: 11 abr.2012C.

BRASIL. Ministério da Educação (MS). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Alimentação Escolar. [acessado 2015 janeiro13]. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/

BRASIL. Manual da Agricultura Familiar: Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar para a alimentação Escolar. Ministério da Educação-Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação (PNDE),Fundo Nacional para Alimentação Escolar (PNAE), 2009.

BRASIL. Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o Atendimento da Alimentação Escolar e Dinheiro Direto na Escola aos Alunos da Educação Básica. Diário Oficial da União 2009; 16 jun.

BRASIL. Resolução/CD/FNDE nº 38 de 16 de julho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Diário Oficial da União 2009; 16 jun. Conselho Federal de Nutricionistas (Brasil).

CASTELLS, M. A Questão Urbana. Coleção Pensamento Crítico v. 48, São Paulo: Paz e Terra, 1983.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DOWBOR, L. A Reprodução Social: Propostas para uma Gestão Descentralizada. Petrópolis: Vozes, 1998.

FREY, K. Development, good governance and local democracy. Brazilian Political Science Review, v. 2, n. 2, 2008. Disponível em: http://www.bpsr.org.br/english/revista/natual.htm (acesso: 15/08/2009).

FREY, K. Governança Urbana e Participação Pública. RAC-eletrônica- Revista de dministração Pública, v.1,1, 2007. Disponível em: http://www.anpad.org.br/periodicos/arq_pdf/a_629.pdf acesso: 25/01/2008).

FREY, K. Governança Pública e Sustentabilidade Socioambiental no Campo? Estud. Soc. e Agric. Rio de Janeiro, vol. 18, n. 2, 2010: 261-287.

FREY, K. Políticas Públicas: Um Debate Conceitual e Reflexões Referentes à Prática da Análise de Políticas Públicas no Brasil. Revista: Planejamento e Políticas Públicas nº 21 - jun de 2000.

MAINARDES. J. Abordagem do Ciclo de Políticas: Uma Contribuição para a Análise de Políticas Educacionais. Revista: Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

PEREIRA M. E. P. de G;.LOURENZANI.A. E. B. S; Desafios e Perspectivas do Programa de Aquisição de Alimentos no Município de Tupã/SP. Revista: Ciência e Natura, Santa Maria, v. 36 n. 2 mai-ago. 2014 p. 230–240.

PEIXINHO. A. M. L. A Trajetória do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Período de 2003-2010: Relato do Gestor Nacional. Revista: Ciência & Saúde Coletiva, nº18 (4): 909-916, 2013.

RUA.M.G. Análise das Políticas Públicas:Conceitos Básicos:In Maria das Graças Rua, Maria Izabel Valladão de Carvalho. (Org): O Estudo da Política. Brasília, Paralelo 15,1998.

RUA.M.G. Análise de Políticas: Programas e Projetos: Notas Introdutórias,2003.

SANTOS, M. O Espaço do Cidadão. Coleção Milton Santos, v. 8. São Paulo: Editora da USP, 2007.

SANTOS, M. Economia Espacial: Críticas e Alternativas. Coleção Milton Santos, v. 3. São Paulo: Editora da USP, 2007b.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. Coleção Milton Santos, v. 1. São Paulo: Editora da USP, 2002.

TEIXEIRA C.E; O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Local e na Transformação da Realidade. 2002. AATR-BA.

TRICHES.R.M; S.SCHNEIDER. Alimentação Escolar e Agricultura Familiar: Reconectando o consumo a produção. Saúde Soc. São Paulo, v.19, n.4, p.933-945, 2010.

Downloads

Publicado

2015-11-24

Como Citar

Eich, A. B. (2015). PERCEPÇÕES: AGRICULTURA FAMILIAR E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 3(1), 22 – 44. https://doi.org/10.25245/rdspp.v3i1.49

Edição

Seção

DOUTRINAS NACIONAIS