DESAFIOS DA EMPRESARIALIDADE E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL NOS CURSOS DE DIREITO

Authors

  • Aline Gabriela Pescaroli Casado Unicesumar Centro de Ensino Supeior de Maringá
  • Okçana Yuri Bueno Rodrigues Centro Universitário de Maringá - UniCesumar

DOI:

https://doi.org/10.25245/rdspp.v3i1.55

Keywords:

Educação, Empresarial, Qualidade, Ensino Superior.

Abstract

Este trabalho tem a pretensão de contribuir para o estudo dos desafios que cercam a atividade empresarial cujo objeto de exploração seja a educação do ensino superior notadamente jurídico. Trata-se, inicialmente, dos contornos conceituais da educação e a implicação do dever estatal pela sua oferta e garantia, bem como a integração entre Estado, sociedade e setor privado empresarial na consecução dos fins educacionais do país, insculpidos na Constituição Federal. Traça-se breves comentários sobre o plano nacional de educação, bem como se estabelecem as relações com o ensino jurídico e os atuais métodos de análise da qualidade do ensino jurídico no Brasil, notadamente ENADE e Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Author Biography

Okçana Yuri Bueno Rodrigues, Centro Universitário de Maringá - UniCesumar

Mestre em Direitos da Personalidade pelo Centro Universitário de Maringá – UniCesumar; Especialista em Direito do Estado pela Universidade Estadual de Londrina – UEL; Professora nos Cursos Graduação em Direito da UniCesumar, Unifamma e Faculdade Alvorada; Advogada.

References

BARROSO, Luis Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Renovar, 2003.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Tradução Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 jul 2014

CARNEIRO, M. F. Pesquisa jurídica na complexidade e transdisciplinaridade. 2. ed. Curitiba, PR: Juruá, 2009.

CARNEIRO, Maria Francisca. Ensino Jurídico: Modelo e Padrão. Revista Jurídica Cesumar – Mestrado. Maringá, 10, mai. 2010. Disponível em: http://www.unicesumar.edu.br/pesquisa/periodicos/index.php/revjuridica/article/view/1387/1002. Acesso em: 16 Jul. 2014.

DURHAM, Eunice Ribeiro; SAMPAIO, Helena. O ensino privado no Brasil. Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo. São Paulo. Disponível em: <http://nupps.usp.br/downloads/docs/dt9503.pdf>. Acesso em 16 jul 2014.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia: com um estudo da obra de Durkheim de Paul Fauconnet. Tradução de Lourenço Filho. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978

GOIS, Antônio. A bomba-relógio da educação. Disponível em:<http://www2.uol.com.br /aprendiz/n_colunas/a_gois/id290103.htm>. Acesso em: 16 jul 2014.

GRECO, Leonardo. O ensino jurídico no Brasil. Mundo Juridico. Rio de Janeiro. Jan. 2004. Disponível em: http://www.mundojuridico.adv.br/html/artigos/doc168.htm. Acesso em 15 jul 2014.

Helena SAMPAIO. O ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo: Fapesp/Hucitec, 2000

KOEHLER, R., MOTTA, I.. A Constituição Federal de 1988 e o Direito à Educação. Revista Jurídica Cesumar – Mestrado. Maringá, 12 mai. 2012. Disponível em:http://www.unicesumar.edu.br/pesquisa/periodicos/index.php/revjuridica/article/view/2268/1641. Acesso em: 16 Jul. 2014.

MACHADO, Nilson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo, SP: Cortez, 1995.

MARTINS, Carlos Benedito. O ensino superior no Brasil: o setor privado. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo , v. 17, n. 48, Feb. 2002 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092002000100012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 jul 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092002000100012.

Motta, Ivan Dias da.; MOCHI, Cassio Marcelo. O Direito à Educação Jurídica de Qualidade, Abordagens do Enade e do Exame de Ordem dos Advogados do Brasil: A Busca de Critérios Seguros para Construção do Modelo Avaliativo. XIX Encontro Nacional do CONPEDI. Fortaleza: 2010. Disponível em: http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3258.pdf. Acesso em: 15 jul 2014.

NUNES, Rizzatto. Manual de introdução ao estudo do direito: com exercícios para a sala de aula elições de casa. 6. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo, SP: Saraiva, 2005.

OLIVEIRA, J., CARVALHO, T.. Aspectos da Crise do Ensino Jurídico no Brasil e a Visão de Paulo Freire. Revista Jurídica Cesumar – Mestrado. Maringá, 10 out. 2010. Disponível em:http://www.unicesumar.edu.br/pesquisa/periodicos/index.php/revjuridica/article/view/1128/1175. Acesso em: 16 Jul. 2014.

OLIVEIRA, Manoel Cipriano. Noções básicas de filosofia do direito. São Paulo, SP: Iglu, 2001.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Pensando o ensino do direito no século XXI: diretrizes curriculares, projeto pedagógico e outras questões pertinentes. Florianópolis, SC: Fundação Boiteux, 2005.

SILVA, Leda Maria Messias da.; CHRISTIANO FILHO, José Carlos. A Integridade Psicofísico-Social do Professor e os Direitos de Personalidade no Meio Ambiente de Trabalho. In: Relações Privadas e Democracia – CONPEDI/UNINOVE. São Paulo: 2013. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=652040ab6d88c96e. Acesso em: 16 jul 2014

SILVA, Leda Maria Messias da.; PEREIRA, Marice Taques. O meio ambiente laboral do professor e as consequências em seus direitos da personalidade: propostas para amenizar a precarização. In: Direito do Trabalho II – CONPEDI/UNINOVE. São Paulo: 2013. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=6605cf6f932aa651. Acesso em 16 jul 2014.

SOUZA, André M. C.. Conseqüências do Boicote Parcial ao ENADE na Avaliação de Cursos Fracos. Departamento de Física. Universidade Federal do Sergipe. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/12941457/consequencias-do-boicote-parcial-ao-enade-na-daa-ufs. Acesso em 15 jul 2014.

ZENNI, A., FéLIX, D.. Educação Para Construção de Dignidade: Tarefa Eminente do Direito. Revista Jurídica Cesumar – Mestrado. Maringá, 11 mai. 2011. Disponível em:http://www.unicesumar.edu.br/pesquisa/periodicos/index.php/revjuridica/article/view/1736/1256. Acesso em: 16 Jul. 2014.

Published

2015-11-24

How to Cite

Pescaroli Casado, A. G., & Rodrigues, O. Y. B. (2015). DESAFIOS DA EMPRESARIALIDADE E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL NOS CURSOS DE DIREITO. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 3(1), 45 – 72. https://doi.org/10.25245/rdspp.v3i1.55

Issue

Section

DOUTRINAS NACIONAIS