O EFEITO DA DEMOCRACIA NOS CONSELHOS DE DIREITOS MUNICIPAIS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES

Autores

  • Ismael Francisco de Souza Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC
  • Fabiana Koinaski Borges UNESC

DOI:

https://doi.org/10.25245/rdspp.v9i1.697

Palavras-chave:

Conselhos de Direitos. Criança e adolescente. Democracia. Participação.

Resumo

O artigo busca demonstrar a importância da democracia participativa para a constituição do Estado Democrático de Direito, estando nos Conselhos de Direitos Municipais da Criança e do Adolescente concentrada a participação da sociedade civil na tomada de decisões, necessitando para a efetivação da proteção integral da infância e adolescência maior capacitação dos conselheiros de direitos, infraestrutura adequada, controle do Estado, implementação de políticas públicas, utilização dos recursos disponibilizados para o desenvolvimento e execução das  matérias deliberadas, entre outras medidas necessárias para o real cumprimento do caráter deliberativo atribuído aos Conselhos Gestores. Inicialmente trata-se do processo de conquista pela democracia no país e a consequente ampliação dos caminhos de participação em busca de concepções emancipatórias. Considerando essa conquista democrática, faz-se no segundo tópico uma exposição da participação expressada nos Conselhos Gestores, para logo adiante apresentar o efeito da democracia nos Conselhos de Direitos Municipais da Criança e do Adolescente, momento este em que é demonstrada a importância da previsão de instituição de  Conselhos de Direitos para o público infantil e adolescente. Ao final são apontados os desafios da participação na concretização dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, visto que a garantia legal de participação nos espaços deliberativos não é indicativo de que as deliberações são realmente executadas ou que há uma efetiva participação dos conselheiros nessa essencial tarefa. O método adotado foi o dedutivo com abordagem jurídica do historicismo crítico e técnica de pesquisa bibliográfica, e, tendo o direito positivo a fonte principal da interpretação.

Biografia do Autor

Ismael Francisco de Souza, Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC

 Doutor em Direito – UNISC/RS, Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Líder do Grupo de Pesquisa em Direito da Criança e do Adolescentes e Políticas Públicas e co-líder do Núcleo de Estudos em Política, Estado e Direito, ambos certificados pelo CNPq/UNESC.

Fabiana Koinaski Borges, UNESC

Mestranda em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC e integrante do Núcleo de Pesquisa em Direito da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas – UNESC, bem como do NUPED – Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito. E-mail : fkborges@hotmail.com.

Referências

BEHRING, Elaine Rosseti; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Nova ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BONAVIDES, Paulo. Teoria constitucional da democracia participativa: por um direito constitucional de luta e resistência; por uma nova hermenêutica; por uma repolitização da legitimidade. São Paulo: Malheiros, 2001.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 16 jul. 2018.

_____ . Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm> . Acesso em: 22 jul. 2018.

_____ . Lei nº 9.840, de 28 de setembro de 1999. Altera dispositivos da Lei no 9.504, de 30 de setembro de 1997, e da Lei no 4.737, de 15 de julho de 1965 – Código Eleitoral. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9840.htm>. Acesso em: 16 jul. 2018.

_____ . Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003. Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – Sinarm, define crimes e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/l10.826.htm >. Acesso em: 16 jul. 2018.

CÔRTES, Soraya Vargas. Viabilizando a participação em Conselhos de Política Pública Municipais: arcabouço institucional, organização do movimento popular e policy communities. In: HOCHMAN, Gilberto; ARRETCHE, Marta; MARQUES, Eduardo (Orgs.). Políticas públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007

CUSTÓDIO, André Viana; HAMMES, Leila Viviane Scherer. Políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente com deficiência: estratégias de articulação intersetorial dos Conselhos de Direitos no Vale do Taquati-RS, Curitiba: Multideia, 2017.

GOHN, Maria da Glória. Conselhos gestores e participação sociopolítica. 3.ed. São Paulo: Cortez, v. 84, 2011.

_____ . O papel dos Conselhos Gestores na gestão urbana. Clacso, 2002. Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/urbano/gohn.pdf>. Acesso em 22 jul. 2018.

IBGE. Perfil dos municípios brasileiros: pesquisa de informações básicas municipais: gestão pública 2001. Disponível em: < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv2278.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2018.

_____ . Perfil dos municípios brasileiros: pesquisa de informações básicas municipais: gestão pública 2002. Disponível em: < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv5651.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2018.

LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 20. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2016.

LIMA, Fernanda da Silva; VERONESE, Josiane Rose Petry. Política pública para criança e adolescente no Brasil: uma trajetória de avanços e desafios. In: VERONESE, Josiane Rose Petry (Org.). Direito da criança e do adolescente: novo curso, novos temas. 1. ed. v. 1. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017, v. 1.

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

Souza, I. F. de, & Borges, F. K. (2021). O EFEITO DA DEMOCRACIA NOS CONSELHOS DE DIREITOS MUNICIPAIS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 9(1), 325–353. https://doi.org/10.25245/rdspp.v9i1.697

Edição

Seção

DOUTRINAS NACIONAIS