CULTURA DA PERIFERIA E AS CANÇÕES DE RAP: UM OLHAR PARA AS “VOZES SILENCIADAS” A PARTIR DA FILOSOFIA DE ENRIQUE DUSSEL

Autores

  • Fernando de Brito Alves Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP – Jacarezinho-PR
  • Livia Carla Silva Rigão Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP – Jacarezinho-PR

DOI:

https://doi.org/10.25245/rdspp.v8i1.750

Palavras-chave:

Exterioridade. Libertação. Periferia. Movimento Cultural.

Resumo

Por meio do presente trabalho objetiva-se investigar as canções de rap, enquanto movimentos sociais produzidos em grande parte como representações dos centros periféricos das cidades, sob a óptica da Filosofia da Libertação apresentada por Enrique Dussel. Utilizando o método dedutivo e, a partir da análise de materiais bibliográficos a respeito da temática, o problema desta pesquisa será desenvolvido com base na seguinte hipótese: as canções de rap correspondem a uma manifestação cultural que visa romper com a polarização social existente e imposta pelos centros das cidades, em especial no que tange àqueles que são discriminados e estigmatizados quer seja por sua condição social e racial quer seja por sua condição econômica. As canções de rap refletem não só a perspectiva da linguagem de um “outro” que não consegue ser compreendido, como também referencia problemas sociais, políticos e econômicos dentro de uma perspectiva de polarização espaço-territorial.

Biografia do Autor

Fernando de Brito Alves, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP – Jacarezinho-PR

Advogado. Doutor em Direito pela Instituição Toledo de Ensino - ITE / Bauru-SP (2012). Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP . Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração e graduação em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro da Universidade Estadual do Norte do Paraná, é especialista em História e históriografia: sociedade e cultura; pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras da mesma Universidade. Atualmente é Assessor Jurídico da UENP, Editor da Revista Argumenta (Qualis B1), e da Revista Intervenção, Estado e Sociedade [RIES], professor adjunto da UENP, onde coordena o Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciência Jurídica, e professor das Faculdades Integradas de Ourinhos. Realizou estágio de pós-doutorado no Ius Gentium Conimbrigae da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2013-2014). Tem experiência na área de Filosofia Política e Direito. E-mail: fernandobrito@uenp.edu.br

Livia Carla Silva Rigão, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP – Jacarezinho-PR

Advogada do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ) – Projeto de Extensão vinculado ao Programa Universidade sem Fronteiras da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), desenvolvido no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Estudante de Pós-Graduação no Mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Graduada em Direito pela mesma instituição. E-mail: liviacarlasr@hotmail.com

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Publicado

2020-05-05

Como Citar

de Brito Alves, F., & Rigão, L. C. S. (2020). CULTURA DA PERIFERIA E AS CANÇÕES DE RAP: UM OLHAR PARA AS “VOZES SILENCIADAS” A PARTIR DA FILOSOFIA DE ENRIQUE DUSSEL. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 8(1), 178–202. https://doi.org/10.25245/rdspp.v8i1.750

Edição

Seção

DOUTRINAS NACIONAIS