EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: ANÁLISE DA CULTURA DIGITAL EM UNIVERSIDADE PRIVADA DE CAMPO GRANDE-MS NA CONCEPÇÃO DE DISCENTES
DOI:
https://doi.org/10.25245/rdspp.v8i3.951Palavras-chave:
Tecnologias da informação e comunicação, Cultura digital, Educação, Método expositivo e intuitivo de ensino, Análise crítica do discurso.Resumo
O presente trabalho objetiva analisar o uso dos instrumentos tecnológicos por parte do corpo discente do curso de direito de uma universidade privada, com a finalidade de verificar se há a existência de uma cultura digital estabelecida na instituição que influencia, de maneira negativa ou positiva, no processo de ensino e aprendizagem. A problemática busca responder se em virtude dos avanços tecnológicos seria possível a substituição ou sobreposição de seus mecanismos aos métodos tradicionais de ensino – baseados na relação de docente-discente de modo expositivo e intuitivo. A justificativa da pesquisa se consubstancia na ideia de que a partir do advento das novas tecnologias – entendidas como instrumentos para garantia de um direito humano fundamental relacionado ao acesso e à busca de conhecimento e informação pela internet – há uma revolução sensível no processo de educação que merece ser detidamente analisado com a finalidade de potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Adota-se o método dedutivo, com base em pesquisas de campo, participante, bibliográfica (quanto aos meios); e exploratória e descritiva, quanto aos fins. Em relação à abordagem a pesquisa será qualitativa, cuja população participante compõe-se por discentes (líderes e vice-líderes) de turmas relacionadas ao curso de direito da instituição pesquisada, valendo-se, ainda, do instrumento da análise crítica do discurso para interpretar os resultados colhidos.
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