EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: ANÁLISE DA CULTURA DIGITAL EM UNIVERSIDADE PRIVADA DE CAMPO GRANDE-MS NA CONCEPÇÃO DE DISCENTES

Autores

  • Vladmir Oliveira da Silveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Abner da Silva Jaques Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25245/rdspp.v8i3.951

Palavras-chave:

Tecnologias da informação e comunicação, Cultura digital, Educação, Método expositivo e intuitivo de ensino, Análise crítica do discurso.

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar o uso dos instrumentos tecnológicos por parte do corpo discente do curso de direito de uma universidade privada, com a finalidade de verificar se há a existência de uma cultura digital estabelecida na instituição que influencia, de maneira negativa ou positiva, no processo de ensino e aprendizagem. A problemática busca responder se em virtude dos avanços tecnológicos seria possível a substituição ou sobreposição de seus mecanismos aos métodos tradicionais de ensino – baseados na relação de docente-discente de modo expositivo e intuitivo. A justificativa da pesquisa se consubstancia na ideia de que a partir do advento das novas tecnologias – entendidas como instrumentos para garantia de um direito humano fundamental relacionado ao acesso e à busca de conhecimento e informação pela internet – há uma revolução sensível no processo de educação que merece ser detidamente analisado com a finalidade de potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Adota-se o método dedutivo, com base em pesquisas de campo, participante, bibliográfica (quanto aos meios); e exploratória e descritiva, quanto aos fins. Em relação à abordagem a pesquisa será qualitativa, cuja população participante compõe-se por discentes (líderes e vice-líderes) de turmas relacionadas ao curso de direito da instituição pesquisada, valendo-se, ainda, do instrumento da análise crítica do discurso para interpretar os resultados colhidos.

Biografia do Autor

Vladmir Oliveira da Silveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

É Professor Titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e professor de Direito do Departamento VI da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Fez estágio de pós-doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). Graduado (1997), Mestre (2003) e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Também fez Graduação em Relações Internacionais pela mesma Universidade (2000). Foi Secretário Executivo (2007-2009) e Presidente (2009-2013) do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI - Sociedade Científica da Área do Direito).

Abner da Silva Jaques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Direito pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com bolsa CAPES. Graduação em direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2018). Pós-graduando em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, em Mato Grosso do Sul (IBET/MS). Pós-graduando em Direito Ambiental, Agrário e Urbanístico pela UNISC, em parceria com a CFOAB/ENA. Presidente da Comissão de Incentivo à Produção Científica e Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul (CIPCJ/OABMS).

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Silveira, V. O. da, & Jaques, A. da S. (2020). EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: ANÁLISE DA CULTURA DIGITAL EM UNIVERSIDADE PRIVADA DE CAMPO GRANDE-MS NA CONCEPÇÃO DE DISCENTES. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 8(3), 713–744. https://doi.org/10.25245/rdspp.v8i3.951

Edição

Seção

DOUTRINAS NACIONAIS