At home, on the streets and at the Foundation

unbalances between the cultural repertoire of adolescents deprived of liberty and the cultural activities at Fundação CASA

Authors

  • Clarice Greco Alves Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista
  • José Antônio de Oliveira Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.25245/rdspp.v12i1.1423

Keywords:

Socialização, Fundação CASA, Comunicação e cultura, Repertório cultural

Abstract

This article aims to reflect on the harmony between the cultural repertoire of adolescents deprived of liberty at Fundação CASA and the sociocultural activities proposed by the institution. The empirical research had two stages: the first analysis of data on the social experience and consumption of art and culture by 87 adolescents in compliance with a provisional measure at CASA Topázio, in the Brás complex, and the second interview with 15 adolescents in compliance with a detention measure at CASA River Thames, in the same complex. The results show gaps and difficulties in applying measures that dialogue with the taste and habitus of these adolescents, in addition to having little autonomy and power of choice regarding the cultural activities proposed by the institution.

Author Biographies

Clarice Greco Alves, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Doutora e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Co-coordenadora do Grupo de Estudos de Análise de Produtos Audiovisuais (GRUPA). E-mail: claricegreco@gmail.com

José Antônio de Oliveira, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Mestre pela mesma Instituição. Graduado em Ciências Sociais pela Metodista de SP e em Serviço Social pela UNIP. Atualmente é servidor público como Assistente Social na Prefeitura de São Paulo, tendo atuado por oito anos como educador na Fundação CASA de São Paulo.  E-mail: lagoaoli39@gmail.com 

References

ABOBOREIRA, Ariane; BORELLI, Silvia H. S. “Curtindo meu bairro”: ações cidadãs e intervenções urbanas mediadas pelos programas Jovens Urbanos e VAI (São Paulo, Brasil). 1ª ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLASCO; São Paulo: EDUC/PUC-SP; Manizales: Universidad de Manizales; Sabaneta: CINDE, 2021.

ASSIS, Simone Gonçalves de; FEIJÓ, Maria Cristina. Jovens infratores e a exclusão social. Rio de Janeiro: Fiocruz, Estudos de Psicologia, v. 1, p. 157-166, abr. 2004.

BEKESAS, Wilson R; RIEGEL, Viviane; MADER, Renato V. Consumo midiático juvenil em experiências cosmopolitas: entre o entretenimento global e as práticas locais. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 13, n. 36, p. 112-130, jan./abr. 2016.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.

BRASIL/Br. 2019. ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente, lei 8069 de 1990. Brasília/DF: Imprensa oficial.

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e Cidadãos; conflitos multiculturais na globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1999.

CASTILHO, Ricardo. Direitos Humanos: processo histórico-evolução no mundo; direitos fundamentais: constitucionalismo contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2010.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

DEMETERCO, Solange. M. S. Sociologia da educação. 2ª ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

FEFFERMANN, Marisa. Estado Penal, proibicionismo e criminalização: o que resta para os jovens trabalhadores do tráfico de drogas. 1ª ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLASCO; EDUC/PUC-SP; San Pablo; Manizales: Universidad de Manizales; Sabaneta: CINDE, 2021.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Tradução: Pedro Elói Duarte. Edições70: Lisboa, 2013.

FRANCISCO, Julio; MARTINS, Marcos. Adolescentes em privação de liberdade na Fundação Casa – Sorocaba/SP: ato infracional e processo educativo. Série Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, (38), 2014, p. 183-201. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/741. Acesso em: 15 jan. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.

GIDDENS, Antony. Sociologia: Cultura e sociedade. Traduzido do Inglês em sua 4ª edição em 2001. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 6ª edição, 2001.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva; Guaracira Lopes Louro. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

KRUPPA, Sonia Portella. Sociologia da Educação. São Paulo: Ed. Cortez, 1991.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: Uma introdução à Teoria Ator Rede. Salvador: Edufba; Bauru: Edusc, 2012.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Pesquisa em Comunicação. São Paulo, Loyola. 8ª ed., 2005.

MALLART, Fabio. Cadeias dominadas: a Fundação CASA, suas dinâmicas e as trajetórias de jovens internos. São Paulo: Terceiro Nome, 2014.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2001.

MARZOCHI, Andréa Souza. História de vida dos jovens da Fundação CASA: o lugar da escola nessas vidas. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.

OLIC, Mauricio Baci. Entre os Dispositivos e as Disposições. Ponto Urbe [Online], 12ª ed., 2013, consultado o 21 setembro 2022. Disponível em: http://journals.openedition.org/pontourbe/573. Disponível em: 21 set. 2022.

ORTIZ, Renato. Diversidade cultural e cosmopolitismo. Lua Nova, n. 47, São Paulo, 1999.

SÁ, Simone Pereira. Cultura digital, Videoclipes e consolidação da Rede de Música Brasileira Pop Periférica. Revista Fronteiras-estudos midiáticos, Niterói, v. 21, n. 2, p. 21-32, ago. 2019.

SOARES, Thiago. Abordagens Teóricas para Estudos Sobre Cultura Pop. Logos, 41 Cidades, Culturas e Tecnologias Digitais, Rio de Janeiro, v. 2, n. 24, p. 68-81, 2014.

Published

2024-03-28

How to Cite

Greco Alves, C., & de Oliveira, J. A. (2024). At home, on the streets and at the Foundation: unbalances between the cultural repertoire of adolescents deprived of liberty and the cultural activities at Fundação CASA . Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 12(1), 251–277. https://doi.org/10.25245/rdspp.v12i1.1423

Issue

Section

DOUTRINAS NACIONAIS