CHILDREN’S BUDGET:
A CRITICAL ANALYSIS FROM THE PRISM OF HERRERA FLORES’ “ETHICAL DIAMOND”
Keywords:
Early childhood, Human rights, Critical Theory of Human Rights, Public budgetAbstract
This article, based on the critical theory of human rights by Herrera Flores, aims to analyze whether in Brazil public policies aimed at early childhood are being effectively implemented, from a budgetary perspective, especially after the genesis of Law no. 13,257/2016. Thus, based on the deductive approach method, based on bibliographical research, we start from the historical analysis of the legal treatment given to children in the country, to then evaluate whether the mere legal provision, without due budgetary support, interferes with the protection of children. human rights affecting early childhood. Afterwards, the central issue of the study was analyzed through the pedagogical and action framework representing the elements of human rights by Herrera Flores known as the “ethical diamond”. In the end, the ineffectiveness regarding the protection of human rights relating to early childhood was verified due to the lack of specific and concrete allocation of resources for this purpose.
References
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S/A, 1981.
BEHRING, Elaine Rosseti; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
BLOOD, Renata Luciane Polsaque Young. Formação dos Facilitadores da Justiça Restaurativa no Brasil: Estudo De Caso A Partir Do Edital Bra/18/019. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 05 de maio de 2024.
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 05 de maio de 2024.
BRASIL. Lei n. 13.257, de 08 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm. Acesso em: 05 de maio de 2024.
CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Orientação sobre orçamento e fundos dos direitos da criança e do adolescente. Brasília: CNMP, 2020. Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/publicacoes/13680-orientacoes-sobre-orcamento-e-fundos-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente. Acesso em: 15 de janeiro de 2024.
CGU - CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO. Relatório de avaliação, exercício 2020. Secretaria Federal Controle Interno, Relatório de Avaliação nº 816125, publicado em 22/01/2021. Brasília/DF. Disponível em: https://eaud.cgu.gov.br Acesso em: 20 de novembro de 2023.
CRUZ, Alex Sandro Teixeira da; WOLKMER, Maria de Fátima Schumacher. O “Diamante Ético” de Herrera Flores como instrumento para a análise qualitativa das políticas públicas emancipatórias. In: Ciências jurídicas: certezas, dilemas e perspectivas/Organizador Adaylson Wagner Sousa de Vasconcelos. – Ponta Grossa - PR: Atena, 2021.
FERNANDES, Maria Nilvane; COSTA, Ricardo Peres da. O Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, a extinção da FUNABEM e a criação da FCBIA: implementação de um modelo neoliberal. Educação em Revista, 22(esp), 23–40. Disponível em: https://revistas.marilia. unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/10846. Acesso em: 10 de maio de 2024.
FLORES, Joaquín Herrera. A reinvenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.
IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Gasto Social com Crianças e Adolescentes: descrição metodológica. Brasília: Diretoria de Estudos e Políticas Sociais. n. 101. mai/2022. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/gasto-social-com-criancas-e-adolescentes-gsca. Acesso em: 20 de maio de 2024.
LAURELL, Asa Cristina (org.). Avançando em direção ao passado: a política social no neoliberalismo. In: LAURELL, Asa Cristina (org.). Estado e políticas sociais no neoliberalismo. 2. ed. Revisão técnica de Amelia Cohn. Tradução de Rodrigo León Contrera. São Paulo: Cortez, 1997.
MAUSE, Lloyd de. Fundamentos da psico-história: o estudo das motivações históricas. Petrópolis: KBR Editora Digital Ltda, 2014.
MÁXIMO, Wellton. Orçamento de ações para primeira infância sobe 38,3% em 2023: Pouco mais da metade dos recursos vão para o Bolsa Família. Agência Brasil, Brasília, 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-07/orcamento-de-acoes-para-primeira-infancia-sobe-383-em-2023. Acesso em: 20 jan. 2024.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO. O financiamento da primeira infância no orçamento federal: agenda transversal e multissetorial da primeira infância. Brasília: SOF/MPO, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/planejamento/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/outras-publicacoes/primeira-infancia.pdf. Acesso em 16 de janeiro de 2024.
NICODEMOS, Carlos. A República das crianças no aniversário do Estatuto. In: Correio Braziliense. Publicado em: 10 jul. 2012. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/ bitstream/handle/id/55458/noticia.htm?sequence=1. Acesso em: 19 de abril de 2024.
OLIVEIRA, Maria Helena Palma de. Lembranças do passado: a infância e a adolescência na vida de escritores brasileiros. Bragança Paulista: EDUSF, 2001.
PEREIRA, Tânia da Silva. A Convenção e o Estatuto: um ideal comum de proteção ao ser humano em vias de desenvolvimento. In: PEREIRA, T.S. (coord.). Estatuto da criança e do Adolescente. Lei 8.069/1990: estudos sóciojurídicos. Rio de Janeiro: Renovar, 1992.
PEREZ, José Roberto Rus; PASSONE, Eric Ferdinando. Políticas sociais de atendimento às crianças e aos adolescentes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p. 649-673, maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/sP8smWgyn5fJS77m6Cv4npj/? format=pdf&lang=pt. Acesso em 15 de janeiro de 2024.
PERROT, Michelle. História dos quartos. Tradução de Alcida Brant. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
REDE MARISTA DE SOLIDARIEDADE. Comitê sobre os direitos da criança: convenção sobre os direitos da criança. Tradução: AlphaÔmega. Curitiba: PUCPress, 2018. 31 p.
REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA. Plano Nacional pela Primeira Infância. Brasília: DF, 2020.
REIS, Débora; QUEIROZ, Gustavo. Os direitos de crianças e adolescentes na perspectiva orçamentária. Centro Marista de Defesa da Infância, set/2020. Disponível em: https://site.mppr.mp.br/crianca/Noticia/OPINIAO-importancia-do-Orcamento-Crianca-e-Adolescente. Acesso em: 15 de janeiro de 2024.
RIZZINI, Irene; RIZZINI, Irma. A institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2004.
ROSEMBERG, Fúlvia; MARIANO, Carmen Lúcia Sussel. A convenção internacional sobre os direitos da criança: debates e tensões. Cadernos De Pesquisa, 40(141), 693–728. 2010. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/142. Acesso em 10 de abril de 2024.
SILVA, Alexandre César Batista da. ORÇAMENTO PÚBLICO: Um Estudo em Municípios Brasileiros Sobre Variações entre Planejamento e Execução e suas Causas. Universidade Federal de Pernambuco. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39304. Acesso em 10 de fevereiro de 2024.
UNICEF – UNITED NATIONS CHILDREN’S FUND. 30 anos da convenção sobre os direitos da criança: avanços e desafios para meninas e meninos no Brasil. São Paulo: UNICEF, 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/30-anos-da-convencao-sobre-os-direitos-da-crianca. Acesso em 03 de maio de 2024.