APONTAMENTOS SOBRE O ESTADO DA ARTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O CINEMA E O AUDIOVISUAL: UMA ANÁLISE DO FINANCIAMENTO DO FUNDO SETORIAL DO AUDIOVISUAL (FSA)

Authors

  • Nathalia Resende Lara Gabriel Centro Universitário de Brasilia (UniCEUB)
  • Frederico Augusto Barbosa da Silva Centro Universitário de Brasilia (UniCEUB)
  • Juliana Veloso Sá

DOI:

https://doi.org/10.25245/rdspp.v7i2.514

Keywords:

Políticas Culturais, Financiamento, Fundo Setorial do Audiovisual

Abstract

Esse artigo tem como tema as políticas públicas direcionadas ao cinema e ao audiovisual. O objetivo é evidenciar o impacto das opções de estruturação do financiamento no modelo político e econômico. O Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) absorveu recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC) e promoveu mudanças significativas no perfil de conjunto das políticas culturais, sem que, no entanto, houvesse intencionalidade. As mudanças ocorreram em função de um duplo desdobramento: uma crise fiscal e a vinculação da CONDECINE à constituição do FSA. Exploradas as controvérsias a respeito dos significados do modelo, o FSA seria um dos componentes da política da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), mas ainda não é clara a mistura de componentes retóricos da regulação, fomento e fiscalização. Assim, mostramos a evolução da importância do FNC no Sistema Federal de Cultura (SFC) e, depois, mediados pela criação da CONDECINE, da importância do FSA no FNC.

Author Biographies

Nathalia Resende Lara Gabriel, Centro Universitário de Brasilia (UniCEUB)

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasilia. Mestranda em Políticas Públiucas e Direito pela mesma instituição.

Frederico Augusto Barbosa da Silva, Centro Universitário de Brasilia (UniCEUB)

Possui graduação em Ciências Sociais (Antropologia Social e Sociologia), Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor do Mestrado em Direito e Políticas Públicas no Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Atua no acompanhamento e pesquisa na área de políticas públicas sociais e culturais. Realizou pesquisas avaliativas de programas e políticas culturais, sociologia e economia da cultura, realizou planejamento de programas e ações na área pública, produção de indicadores de acompanhamento da ação pública. Atualmente desenvolve trabalhos relacionados às práticas culturais, a sociologia da ação pública, análise de políticas públicas e financiamento cultural.

Juliana Veloso Sá

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade de Brasília. Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela mesma instituição. Organizadora dos livros "A Indústria como Palco - o teatro socioeducativo do SESI" (2012), juntamente com Francis Wilker de Carvalho, e "Zona de Contágio" (2012), ao lado de Robson Fernando Castro Pinto. Atuou como Assistente de Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no projeto Acompanhamentos e Análise de Políticas de Cultura. Ministrou as disciplinas Sociologia da Arte e Arte, Sociedade e Cultura na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (2009-2011).

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Published

2019-09-10

How to Cite

Resende Lara Gabriel, N., Barbosa da Silva, F. A., & Veloso Sá, J. (2019). APONTAMENTOS SOBRE O ESTADO DA ARTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O CINEMA E O AUDIOVISUAL: UMA ANÁLISE DO FINANCIAMENTO DO FUNDO SETORIAL DO AUDIOVISUAL (FSA). Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 7(2), 284–327. https://doi.org/10.25245/rdspp.v7i2.514

Issue

Section

DOUTRINAS NACIONAIS