SECULARIZAÇÃO
INTOLERÂNCIAS E NEUTRALIDADES NAS VISÕES DE JOSÉ CASANOVA E CHARLES TAYLOR EM RELAÇÃO ÀS MULHERES AFEGÃS DIANTE DO GRUPO TALIBÃ E APLICAÇÃO DOS ODS COMO MODELO DE RECONSTRUÇÃO DA SECULARIZAÇÃO DIANTE DE UM ESTADO DEMOCRÁTICO PLURALISTA
DOI:
https://doi.org/10.25245/rdspp.v10i2.1314Resumen
O presente artigo tem como objetivo analisar o fenômeno da secularização, suas intolerâncias e neutralidades nas visões de José Casanova e Charles Taylor em relação às mulheres afegãs diante do grupo Talibã. O tema proposto se justifica tendo em vista a situação de vulnerabilidade em que as mulheres afegãs se encontram, de modo especial, após a invasão do Talibã a Cabul, no Afeganistão, bem como a relevância das religiões na vida pública, e a necessidade de um significado político da secularização em seus fundamentos epistemológicos; realizando-se a desprivatização da religião, por meio do diálogo e da participação igualitária de todos os grupos e pessoas, de modo especial as mulheres afegãs, na construção cooperativa das estruturas sociais das democracias contemporâneas; valendo-se dos axiomas igualdade, liberdade e fraternidade. Com relação aos resultados da pesquisa, percebe-se que sob o enfoque de uma recuperação sustentável baseada em igualdade de gênero, se propõe reconstruir um novo modelo de desenvolvimento, uma vez que a Agenda 2030 é uma agenda civilizadora, que coloca a dignidade e a igualdade das pessoas no centro e clama por uma mudança em nosso estilo de desenvolvimento em conformidade com o desenvolvimento sustentável. Importante salientar que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são a base da Agenda 2030 e mostram uma perspectiva abrangente, indivisível e uma colaboração internacional renovada. Nesta pesquisa, em meio aos 17 ODS, abordar-se-á os ODS 5 (igualdade de gênero), 10 (redução das desigualdades) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes), como bases para a reconstrução da secularização diante de um Estado democrático pluralista. Quanto à metodologia, utilizou-se o método dedutivo, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental como fonte de formação dos postulados defendidos.
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