EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: MARCOS LEGAIS E (IN)EFETIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25245/rdspp.v4i2.158Palabras clave:
Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos, Ensino do Direito, Educação Jurídica, Clínicas de Direitos Humanos.Resumen
O artigo propõe reflexões acerca da Educação em Direitos Humanos no âmbito da educação formal, em especial da educação para a cidadania e formação de professores; assim como, para a formação profissional dos operadores do Direito. Inicialmente, descreveu-se o que é e pode estar incluído em uma Educação em Direitos Humanos conforme os documentos nacionais e internacionais sobre a matéria. No âmbito da educação para cidadania e formação de professores destacaram-se alguns pontos como o protagonismo do aluno, interdisciplinaridade e transversalidade; e ainda, a relação professor-aluno. Já na formação para os operadores do Direito, pontuou-se a importância do ensino do direito positivo e dos Direitos Humanos no ensino jurídico, assim como apresentamos a alternativa das Clínicas de Direitos Humanos. Por fim, conclui-se que falta educação para a cidadania no Brasil pela falta de formação adequada em Direitos Humanos para os professores das licenciaturas e pós graduação, assim como não existe efetividade dos Direitos Humanos pela ausência de formação dos profissionais de Justiça e Segurança.Citas
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH-2). Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2006. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/pp/edh/br/pnedh2/pnedh_2.pdf> Acesso em 7 abr. 2015.
______. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Parecer. CNE/CP, 2012a. Disponível em: <http://www.sdh.gov.br/assuntos/direito-para-todos/pdf/ParecerhomologadoDiretrizesNacionaisEDH.pdf> Acesso em: 7 abr. 2015
______. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Resolução. CNE/CP, 2012b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17810&Itemid=866> Acesso em: 7 abr. 2015
______. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNDH-3). Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2010. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/pp/edh/br/pnedh2/pnedh_2.pdf> Acesso em 7 abr. 2015.
______. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Caderno de educação em Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos: diretrizes nacionais. Brasília: SDH/PR, 2013. Disponível em: <http://www.educacaoemdireitoshumanos.sdh.gov.br/wp-content/uploads/EDHDiretrizesdaEducacao_miolo_B> Acesso em: 7 abr. 2015.
CARBONARI, Paulo César. Direitos Humanos: sugestões pedagógicas. 2ª ed. rev. e ampl. Brasília: IFIBE, 2014.
______. Direitos Humanos: tudo a ver com a nossa vida. Passo Fundo: Berthier, 2012.
GRUBBA, Leilane Serratine. O discurso dos direitos humanos para a humanização: uma análise da concepção tradicional dos direitos humanos à luz da teoria da reinvenção de Herrera Flores. 2011. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação em Direito, UFSC, Florianópolis, 2011.
______. O problema do essencialismo no Direito: inerentismo e universalismo como pressupostos das teorias que sustentam o discurso das Nações Unidas sobre os direitos humanos. 2015. Tese (Doutorado) – Curso de Pós-Graduação em Direito, UFSC, Florianópolis, 2015.
KELSEN, Hans. Teoria geral do Direito e do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______. Teoria pura do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
LAPA, Fernanda Brandão. Clínica de Direitos Humanos: uma proposta metodológica para a educação jurídica no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014.
LAPA, Fernanda Brandão; MESQUITA, Valena Jacob Chaves. Clínicas de Direitos Humanos: formando defensores de direitos humanos no Brasil. Revista Aracê, São Paulo, v. 2, n. 2, 2015, p. 21-34. Disponível em: http://arace.emnuvens.com.br/arace/article/view/23/21
ONU. UNESCO. Programa Mundial para educação em Direitos Humanos. Plano de ação. Primeira fase. UNESCO, 2012a. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001478/147853por.pdf> Acesso em: 7 abr. 2015.
____. Programa Mundial para educação em Direitos Humanos. Plano de ação. Segunda fase. UNESCO, 2012b. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002173/217350por.pdf>. Acesso em: 7 abr. 2015.
____. Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos. Plano de ação. Terceira Fase. UNESCO, 2015. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002329/232922POR.pdf>. Acesso em 20 jul. 2015.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Popper e o processo de ensino-aprendizagem pela resolução de problemas. Revista Direito GV, São Paulo, FGV, v. 6, n.1, jan.-jun. 2010, p.39-57. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1808-24322010000100003
______. O uso do discurso de proteção aos direitos humanos como veículo da dominação exercida pelos estados centrais. In: ANNONI, Danielle. (Org.). Direitos Humanos & Poder Econômico: conflitos e alianças. Curitiba: Juruá, 2005. p. 15-33.
______. Educação para a terceira idade. Revista @prender, Marília, n. 27, p.62, nov./dez. 2005. Disponível em: http://www.aprendervirtual.com.br/artigoInterna.php?ID=49&IDx=181
______. A educação ambiental no âmbito do ensino superior brasileiro. In: LEITE, José Rubens Morato; BELLO FILHO, Ney de Barros. (Org.). Direito Ambiental Contemporâneo. Barueri: Manole, 2004. p. 395-409.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei; DERANI, Cristiane. Educação ambiental: o direito, caminho para a consciência ambiental. In: CAÚLA, Bleine Queiroz et al. Diálogo ambiental, constitucional e internacional. Fortaleza: Premius, 2013. p. 113-145.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei; GRUBBA, Leilane Serratine. O racionalismo crítico de Karl Popper e a pesquisa em Direitos Humanos. In: HOLANDA, Ana Paula Araújo de et al. Direitos Humanos: histórico e contemporaneidade. Fortaleza: Premius, OAB/CE; 2014. p. 325-345.
______. A eficácia dos direitos humanos: intersecção entre o direito e a música. In: WOLKMER, Antonio Carlos; CORREAS, Oscar. Crítica Jurídica na América Latina. Aguascalientes, México: CENEJUS; Florianópolis: UFSC; 2013. p. 369-390. Disponível em: https://skydrive.live.com/?cid=7da9dede668d11fd#!/view.aspx?cid=7DA9DEDE668D11FD&resid=7DA9DEDE668D11FD%21259&app=WordPdf&wdo=1
______. A questão dos direitos humanos para além das normativas jurídicas. Pensar, Fortaleza, UNIFOR, v. 17, n. 2, 2 sem. 2012, p. 499-522. Disponível em: http://www.unifor.br/images/pdfs/Pensar/v17n2artigo6.pdf
______. O discurso de proteção aos direitos humanos e a dominação periférica. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 13, n. 2, maio/ago. 2012. p. 163-181. Disponível em: http://www.unisinos.br/revistas/index.php/filosofia/article/view/fsu.2012.132.05/1084
______. A pesquisa em Direitos Humanos na educação superior: uma abordagem a partir do racionalismo crítico de Karl Popper. Revista Direito & Paz, Lorena (SP), UNISAL, n. 25, jul-dez. 2011. p. 357-384.
______. O ser dos direitos humanos na ponte entre o direito e a música. Revista Opinião Jurídica, Fortaleza, Faculdade Christus, v.13, 2011. p. 71-93. Disponível em: http://www.faculdadechristus.com.br/downloads/opiniaojuridica/revistaopiniaojuridica13edt.pdf
RODRIGUES, Horácio Wanderlei; GRUBBA, Leilane Serratine; FERRACINI, Myrtha Wandersleben. Caminhos para uma cidadania planetária e ambiental. Revista de Direito Internacional (Brazilian Journal of International Law), Brasília, UniCEUB, v. 9, n. 3, 2012, p. 1-14. Disponível em: http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/rdi/article/view/1776/pdf
______. Da cidadania ambiental à cidadania planetária. In: RODRIGUES, Horácio Wanderlei; DERANI, Cristiane (org.). Educação ambiental. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2011. p. 133-152. Disponível em: http://funjab.ufsc.br/wp/?pageid=1819
RODRIGUES, Horácio Wanderlei; FERRACINI, Myrtha Wandersleben. Educação ambiental no Brasil: obrigatoriedade, princípios e outras questões pertinentes In: RODRIGUES, Horácio Wanderlei; DERANI, Cristiane (org.). Educação ambiental. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2011. p. 13-32. Disponível em: http://funjab.ufsc.br/wp/?pageid=1819
______. Consciência e educação ambiental: uma análise no Curso de Direito da UFSC. In: RODRIGUES, Horácio Wanderlei; DERANI, Cristiane (org.). Educação ambiental. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2011. p 61-108. Disponível em: http://funjab.ufsc.br/wp/?pageid=1819