APONTAMENTOS SOBRE O ESTADO DA ARTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O CINEMA E O AUDIOVISUAL: UMA ANÁLISE DO FINANCIAMENTO DO FUNDO SETORIAL DO AUDIOVISUAL (FSA)

Autores/as

  • Nathalia Resende Lara Gabriel Centro Universitário de Brasilia (UniCEUB)
  • Frederico Augusto Barbosa da Silva Centro Universitário de Brasilia (UniCEUB)
  • Juliana Veloso Sá

DOI:

https://doi.org/10.25245/rdspp.v7i2.514

Palabras clave:

Políticas Culturais, Financiamento, Fundo Setorial do Audiovisual

Resumen

Esse artigo tem como tema as políticas públicas direcionadas ao cinema e ao audiovisual. O objetivo é evidenciar o impacto das opções de estruturação do financiamento no modelo político e econômico. O Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) absorveu recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC) e promoveu mudanças significativas no perfil de conjunto das políticas culturais, sem que, no entanto, houvesse intencionalidade. As mudanças ocorreram em função de um duplo desdobramento: uma crise fiscal e a vinculação da CONDECINE à constituição do FSA. Exploradas as controvérsias a respeito dos significados do modelo, o FSA seria um dos componentes da política da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), mas ainda não é clara a mistura de componentes retóricos da regulação, fomento e fiscalização. Assim, mostramos a evolução da importância do FNC no Sistema Federal de Cultura (SFC) e, depois, mediados pela criação da CONDECINE, da importância do FSA no FNC.

Biografía del autor/a

Nathalia Resende Lara Gabriel, Centro Universitário de Brasilia (UniCEUB)

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasilia. Mestranda em Políticas Públiucas e Direito pela mesma instituição.

Frederico Augusto Barbosa da Silva, Centro Universitário de Brasilia (UniCEUB)

Possui graduação em Ciências Sociais (Antropologia Social e Sociologia), Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor do Mestrado em Direito e Políticas Públicas no Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Atua no acompanhamento e pesquisa na área de políticas públicas sociais e culturais. Realizou pesquisas avaliativas de programas e políticas culturais, sociologia e economia da cultura, realizou planejamento de programas e ações na área pública, produção de indicadores de acompanhamento da ação pública. Atualmente desenvolve trabalhos relacionados às práticas culturais, a sociologia da ação pública, análise de políticas públicas e financiamento cultural.

Juliana Veloso Sá

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade de Brasília. Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela mesma instituição. Organizadora dos livros "A Indústria como Palco - o teatro socioeducativo do SESI" (2012), juntamente com Francis Wilker de Carvalho, e "Zona de Contágio" (2012), ao lado de Robson Fernando Castro Pinto. Atuou como Assistente de Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no projeto Acompanhamentos e Análise de Políticas de Cultura. Ministrou as disciplinas Sociologia da Arte e Arte, Sociedade e Cultura na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (2009-2011).

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Publicado

2019-09-10

Cómo citar

Resende Lara Gabriel, N., Barbosa da Silva, F. A., & Veloso Sá, J. (2019). APONTAMENTOS SOBRE O ESTADO DA ARTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O CINEMA E O AUDIOVISUAL: UMA ANÁLISE DO FINANCIAMENTO DO FUNDO SETORIAL DO AUDIOVISUAL (FSA). Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 7(2), 284–327. https://doi.org/10.25245/rdspp.v7i2.514

Número

Sección

DOUTRINAS NACIONAIS