A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DO USO RACIONAL E SUSTENTÁVEL DA ÁGUA
DOI :
https://doi.org/10.25245/rdspp.v9i2.1027Mots-clés :
Direitos humanos, Água potável, Educação ambiental, Uso racional, SustentabilidadeRésumé
Esta pesquisa teve como objetivo analisar como a educação ambiental orienta o indivíduo e a coletividade sobre o uso racional e sustentável da água enquanto direito humano da presente e futura geração. Com isso, buscou-se primeiramente apresentar a água como direito humano fundamental e as consequências da falta e da má qualidade desta para as presentes e futuras gerações. Almejou-se, ainda abordar os contornos atinentes à educação ambiental. Por derradeiro, intencionou-se examinar a educação ambiental como instrumento de conscientização do indivíduo e da coletividade no uso racional e sustentável da água. Conclui-se que apesar de não está expressamente prevista no rol dos instrumentos da Lei n. 9.433/97, a educação ambiental é, de fato, um mecanismo que conscientiza os cidadãos quanto à disponibilidade da água e o seu desperdício, no sentido de que este recurso natural tão indispensável à vida humana, não se torne cada dia mais escasso. A metodologia utilizada nesta pesquisa, quanto aos meios, foi desenvolvida mediante os métodos dedutivo e descritivo, através da análise bibliográfica e doutrinária. Quanto aos fins, a pesquisa foi qualitativa.Références
ANA. Atlas Brasil: abastecimento urbano de água: panorama nacional. Brasília: ANA, v. 1, 2010. Disponível em: <http://atlas.ana.gov.br/Atlas/forms/Home.aspx>. Acesso em: 09 nov. 2020.
ANA. Manual de usos consuntivos da água no Brasil. Brasília: ANA, 2019. Disponível em: <https://www.snirh.gov.br/portal/snirh/centrais-de-conteudos/central-de-publicacoes/ana_manual_de_usos_consuntivos_da_agua_no_brasil.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2020.
ANA. Direito de águas à luz da governança. Brasília: ANA, 2020. Disponível em: <https://capacitacao.ana.gov.br/conhecerh/bitstream/ana/924/4/UNIDADE%2001_ANA.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2020.
ANA. Dicas para evitar o desperdício de água: pequenas economias somadas geram grandes resultados. Brasília: ANA, 2018. Disponível em: <https://www.gov.br/ana/pt-br/todos-os-documentos-do-portal/documentos-cosus/arquivos/diversasdicasambientaisparaevitarodesperdicio.pdf/view>. Acesso em: 09 nov. 2020.
ANDRIGHETTO, A. Meio Ambiente e Educação. Direito em debate - Revista do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIJUÍ, v. XIX, n. 33, p. 209-217, jan.-jun. 2010.
BADR, E. (org.) et al. Educação ambiental: conceitos, histórico, concepções e comentários à Lei da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n. 9.795/99). Manaus: Editora Valer, 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm>. Acesso em: 27 out. 2020.
BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm>. Acesso em: 27 out. 2020.
BRASIL. Lei n. 9.433, de 08 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9433.htm>. Acesso em: 09 nov. 2020.
BRZEZINSKI, M. L. N. L. O direito à água no direito internacional e no direito brasileiro. Confluências, Niterói, v. 14, n. 1, p. 60-82, dez. 2012.
CARLI, A. A. D. O direito fundamental ao acesso à água potável e o dever fundamental de sua utilização sustentável. Argumentum - Revista de Direito, v. 12, p. 169-185, jan./dez. 2011.
CARLI, A. A. D. Água, bem da vida: riqueza a ser respeitada!. Revista EMERJ, Rio de Janeiro, v. 16, n. 62, p. 9-27, abr./set. 2013.
CARLI, A. A. D. A política nacional das águas e seus instrumentos em prol do potencial hídrico brasileiro: uma reflexão. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 184-208, jul./dez. 2015.
CARLI, A. A. D. As dimensões dos direitos das águas. Revista de Direito Administrativo - RDA, Rio de Janeiro, v. 276, p. 77-107, set./dez. 2017.
CRUZ, C. A. D.; MELO, I. B. N. D.; MARQUES, S. C. M. A educação ambiental brasileira: história e adjetivações. Revbea, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 183-195, 2016.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Editora Gaia, 1992.
DIAS, G. F. Atividades interdisciplinares de educação ambiental: práticas inovadoras de educação ambiental. 2ª. ed. São Paulo: Gaia, 2006.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
MACEDO, R. F. D. Água, um direito fundamental. Direito e Democracia, Canoas, v. 11, n. 1, p. 76-94, jan./jun. 2010.
MACHADO, P. A. L. Direito Ambiental Brasileiro. 26. ed. São Paulo: Malheiros, 2018.
MAIA, I. L. B. O acesso à água potável como direito humano fundamental no direito brasileiro. Revista do CEPEJ, Salvador, v. 20, p. 301-338, jul./dez. 2017.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Águas subterrâneas: um recurso a ser conhecido e protegido. Brasília: Ministério do Meio Ambiente; Associação Brasileira de Águas Subterrâneas; Petrobras, 2007. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/estruturas/167/_publicacao/167_publicacao28012009044356.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2020.
NEVES-SILVA, P.; HELLER, L. O direito humano à água e ao esgotamento sanitário como instrumento para promoção da saúde de populações vulneráveis. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 6, p. 1861-1869, 2016.
ONU. Carta de Belgrado. Iugoslávia, 1975. Disponível em: <http://www.fzb.rs.gov.br/upload/20130508155641carta_de_belgrado.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2020.
ONU. Declaração de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano. Estocolmo, 1972. Disponível em: <https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/aconf48-14r1.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2020.
ONU. Observação genal n. 15: o direito a água (artigos 11 e 12 do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais). Genebra, 2002. Disponível em: <https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/BDL/2012/8789.pdf?view=1> . Acesso em: 09 nov. 2020.
ONU. Resolução A/RES/64/292, de 28 de julho de 2010. Direito humano à água e ao esgotamento sanitário. Nova York, 2010. Disponível em: <http://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/64/292>. Acesso em: 09 nov. 2020.
REBOUÇAS, A. D. C.; BRAGA, B.; TUNDISI, J. G. Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. 2. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2002.
REIGOTA, M. O que é educação ambiental. 4. ed. São Paulo: Brasiliense , 2006.
REMÉDIO, J. A.; BARBOSA, K. D. A. A educação ambiental como instrumento de proteção do direito fundamental ao meio ambiente. Cadernos de Direito, Piracicaba, v. 13, n. 25, p. 9-24, jul./dez. 2013.
SAITO, C. H. Política Nacional de Educação Ambiental e construção da cidadania: desafios contemporâneos. In: RUSCHEINSKY, A. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 47-60.
SANTOS, K. C. C.; NUNES FILHO, M. S. A educação ambiental brasileira: o despertar da educação sustentável e da cidadania planetária. In: CAMPELLO, L. G. B.; SANTIAGO, M. R. Ética, ciência e cultura jurídica: IV Congresso Nacional da FEPODI. São Paulo: FEPODI, 2015.
SARLET, W.; FENSTERSEIFER, T. Direito Constitucional Ambiental: constituição, direitos fundamentais e proteção do ambiente. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.
SENDRA, J. B.; RODRIGUES, C. Coleciona Especial Água. Coleciona Especial Água, Brasília, v. 1, n. 2, 2009.
SILVA JUNIOR, O. R. D. et al. Aprendendo educação ambiental: a escola como uma ferramenta de mudança social. In: Atena Editora. Políticas públicas na educação brasileira: educação ambiental. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018. p. 5-13.
SILVA, I. S. X. D.; CUNHA, M. M. C. D.; SABOIA, A. L. Educação ambiental com foco no direito humano á água potável: ações no programa mulheres mil do IFRN - Campus Ipanguaçu. Anais VI Congresso Nacional de Educação - CONEDU, Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/60004>. Acesso em: 05 nov. 2020.
SIRVINSKAS, L. P. Manual de direito ambiental. 17. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
TUNDISI, J. G. Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções. Estudos Avançados, v. 22, n. 63, 2008.