A TEORIA DO RECONHECIMENTO E A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CENÁRIO BRASILEIRO
DOI :
https://doi.org/10.25245/rdspp.v8i2.621Mots-clés :
Democracia. Educação pública. Estado. Sociedade civil. ReconhecimentoRésumé
A presente pesquisa trata da educação pública e sua relação com a democracia a partir da teoria do reconhecimento social de Axel Honneth aplicada ao Brasil. A educação é essencial para a legitimação da ordem democrática. A efetividade desse direito aumenta a capacidade e a autonomia necessários para a formação da vontade democrática e para o exercício da liberdade social no âmbito da esfera pública. Dessa maneira emerge o problema da efetividade na prestação pública da educação de forma universalizante e gratuita. A investigação parte das contribuições de Honneth, situando a posição da educação pública na teoria do reconhecimento para, posteriormente, analisar a autoridade partilhada entre Estado e sociedade civil na esfera pública brasileira, especificamente na implementação do Plano Nacional da Educação (2014-2024). Como resultado se propõe a organização da sociedade civil, como entidade pública não estatal, para efetivar o direito à educação pública no Brasil.Téléchargements
Publiée
2020-06-24
Comment citer
Renan Hamel, M., & Moura da Silva Boanova, A. (2020). A TEORIA DO RECONHECIMENTO E A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CENÁRIO BRASILEIRO. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 8(2), 173–196. https://doi.org/10.25245/rdspp.v8i2.621
Numéro
Rubrique
DOUTRINAS NACIONAIS