SIMULAÇÃO EM ARENA APLICADA EM EMPRESA DISTRIBUIDORA DE REMÉDIOS
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi utilizar o software Arena para estudar as atividades de separação de pedidos em uma empresa de distribuição de remédios em Bebedouro e sugerir possíveis melhorias. Buscando melhorias nos processos, as empresas precisam dos meios tecnológicos para acompanhar o desenvolvimento do mercado, podendo assim enxergar quais são os pontos negativos à serem melhorados. Neste projeto foi realizada a modelagem do tempo de separação de remédios para expedição da empresa localizada em Bebedouro/SP. É hoje uma empresa referencial em logística e distribuição na região. A simulação foi a ferramenta escolhida para cronometrar a duração dos processos e o tempo de separação. Para desenvolver o trabalho foi escolhido o software Arena, que simula os tempos de acordo com a necessidade proposta no fluxograma, visto que é um software de fácil acesso. A utilização deste permitiu verificar problemas em determinados processos de separação com índices altos de deficiência, quanto ao de conferência final e reserva o índice foi muito baixo. Com o programa proposto foi possível identificar falhas e apresentar possíveis melhoria no processo, como viabilidade e eficiência.
Referências
ARAÚJO, R. M. de. Simulação. Disponível em: <http://www.see.rj.gov.br>. Acesso em: 25/05/2017.
FREITAS FILHO, P. J. Introdução à modelagem e simulação de sistemas: com aplicações em Arena. 2. ed. São Paulo: Visual Books, 2008.
MIYAGI, P.E. Introdução a Simulação Discreta. São Paulo: USP, 2006.
PARAGON. Introdução à Simulação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Porto Alegre, 2005. Anais. Porto Alegre: ENEGEP, 2005.
PRADO, D. S. do. Teoria das Filas e da Simulação. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999, 124 p. Série Pesquisa Operacional, v. 2.
______. Usando o Arena em simulação, Série Pesquisa Operacional . Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial,1999. v. 3.
SALIBY, E. Repensando a simulação – A Amostra Descritiva. São Paulo: Editora Atlas, 1998.
SHAMBLIN, J. E.; STEVENS JR., G. T. Pesquisa operacional: uma abordagem básica. Tradução Carlos Roberto Vieira de Araújo. São Paulo: Atlas, 1979. 426 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TRASNFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
A revista não autoriza republicação de seus artigos, exceto em casos especiais. Resumos podem ser republicados em outros veículos impressos, desde que os créditos sejam devidamente explicitados, constando a referência ao artigo original. Todos as solicitações, assim como pedidos de inclusão de links para artigos da Revista Fafibe On-Line na SciELO em sites, devem ser encaminhados à Editoria Científica da Revista.
"Declaro que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista (identificar o nome) on-line concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva do Centro Universitário UNIFAFIBE, vedado qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento ao Centro Universitário UNIFAFIBE e os créditos correspondentes."