JUST-IN-TIME NA GESTÃO DA PRODUÇÃO: APONTAMENTO DAS DIFERENÇAS E VANTAGENS NA QUALIDADE E REDUÇÃO DE CUSTOS EM CONFRONTO COM O SISTEMA TRADICIONAL

Autores

  • Weverton Devatz Graduação – FATEC Bebedouro SP – Centro Paula Souza
  • Rhadler Herculani Docente FATEC Bebedouro – Centro Paula Souza Docente Centro Universitário UNIFAFIBE – Bebedouro SP

Resumo

O artigo tem como objetivo apontar quais as vantagens do sistema da gestão logística conhecido como Just-in-Time (JIT) em relação aos sistemas tradicionais, com foco específico na qualidade e redução de custos propostos pela aplicação do sistema, o que resulta consequentemente em maior competitividade no mercado. Para tanto, o artigo foi confeccionado com base numa pesquisa comparativa entre os sistemas, feita a partir do estudo de revistas da área administrativa, compêndios bibliográficos em gestão de produção e gestão logística, bem como entrevista realizada por meio eletrônico com o gestor comercial de uma empresa que aplica o sistema Just-in-Time desde sua fundação. A pesquisa apontou uma constatação paralela da aplicabilidade do sistema em qualquer segmento, contrariando o pensamento quase que automático de que o mesmo só dá resultados em logísticas da produção automobilística. Os resultados são positivos e afirmativos quanto a vantagem do sistema Just-in-Time, comprovando sua liderança nos quesitos qualidade e redução de custos, desde que aplicados corretamente, em perfeita sincronia entre todos os processos de fabricação. Atingindo este patamar, a empresa surge como referência em eficiência e eficácia para atender um mercado cada vez mais competitivo.

Referências

ALVES, João Murta. O sistema Just in Time reduz os custos do processo produtivo. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos, 1995. Disponível em <https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/viewFile/3431/3431>

Acesso: 12/08/2017.

BARRETTO, André Renato. Utilização das ferramentas JIT, MRP II e OPT com estratégia na redução de custos em indústria de fitoterápicos. Revista Organização Sistêmica. V.4, n.2, ago. 2013. Disponível em: <http://www.fatecbt.edu.br/seer/index.php/tl/article/viewFile/173/222>

Acesso: 17/08/2017.

FERNANDES, Kleber dos Santos. Logística: Fundamentos e Processos. 1ª ed. revisada. Curitiba: Editora IESDE, 2012.

FUSCO, José Paulo Alves et al. Administração de Operações: da formulação estratégica ao controle operacional. Volume 1. São Paulo: Editora Arte e Ciência, 2003.

GIANESI, Irineu; CORREA, Henrique L. Just-in-Time, MRP II e OPT: um enfoque estratégico. São Paulo: Atlas, 1996.

GRAEMI, Alexandre Reis; PEINADO, Jurandir. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: Editora Unicenp, 2007.

LOPES, Alceu de Oliveira. Gestão da produção. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

MONDEN, Yasuhiro. Sistema Toyota de Produção: uma abordagem integrada ao just in time. 4ª edição. Porto Alegre: Editora Bookman. Tradução: Ronald Saraiva de Menezes, 2015.

NEUMANN, Clóvis. Gestão de sistemas de produção e operações: produtividade, lucratividade e competitividade. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2013.

OLIVEIRA, Otávio José de. Gestão da Qualidade -Tópicos Avançados. São Paulo: Editora Thomson, 2003.

PLANTULLO, Vicente Lentini. Um pouco além do just-in-time: uma abordagem à teoria das restrições. RAE (Revista de Administração de Empresas), v.34, n.5, p.32-39, set./out. 1994. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38323/37041>. Acesso: 11/08/2017.

Revista Ambiente Contábil. Redução de Custos no Sistema Just-In-Time: um estudo em uma empresa de confecções de São José de Mipibu. V.3, n.2, p.116-127, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1360/1063> Acesso: 12/08/2017.

Downloads

Publicado

2018-03-30