INVESTIGAÇÃO TEÓRICO-EMPÍRICA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE RASTREABILIDADE NO SETOR DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Jeferson Ennes Junior MBA em Gestão Empresarial no Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP
  • Jose Augusto Cravo Roxo MBA em Gestão Empresarial no Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP
  • Raphael Serra Cardassi MBA em Gestão Empresarial no Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP
  • Yego Santos Oliveira em Gestão Empresarial no Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP
  • Gustavo Barbieri Lima Docente no Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP

Resumo

O objetivo central da presente pesquisa é identificar as vantagens e/ ou benefícios que o sistema de rastreabilidade implantada pela empresa ALPHA pode proporcionar tanto em valores monetários ($), quanto em melhoria na qualidade dos serviços para a empresa analisada. Utilizou-se o método de estudo de caso único para se analisar a empresa ALPHA. Com o intuito de desenvolver o estudo de caso, realizou-se entrevista em profundidade semiestruturada com o Gestor de Frotas da empresa, assim como análise documental (análise de documentos e relatórios) para complementar o caso analisado. Os principais resultados apontam que: (a) a implantação do sistema foi extremamente positiva para a empresa ALPHA, sendo que o maior destaque foi na redução do custo em relação às multas (algo em torno de R$ 130.000,00/ano), números que foram decisivos para o crescimento da empresa; (b) outro ponto de grande destaque foi o controle da jornada de trabalho, pois desde a fundação da empresa isso não era feito, e sendo assim diminuem os riscos de acontecer alguma ação trabalhista em função deste problema, onde já aconteceram casos assim.

Referências

ANEFALOS, L. C. Gerenciamento de frotas do transporte rodoviário de cargas utilizando sistemas de rastreamentos por satélite - Dissertação de Mestrado em Economia Aplicada, Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz- Piracicaba, 1999.

BALLOU, RONALD H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

_____ H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2012.

BOWERSOX, D. J. et al. Gestão logística da cadeia de suprimentos. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

CAMARA, S. M.; AMORIM, C. H. G.; CARLINI JUNIOR, R. J. A utilização do sistema de rastreamento de veículos no transporte de cargas: um estudo junto à segsat. XIII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 06 a 08 de Novembro de 2006.

FLEURY, P. F.; WANKE, P.; FIGUEIREDO, K. F. Logística empresarial: a perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 2000..

GIL, A. C. Métodos de Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A. 1999.

_____. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A. 2010.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 32. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

ROTA EXATA. Inográfico: Rastreamento de veículos, quanto pode economizar? Disponível em: <https://www.rotaexata.com.br/blog/infografico-rastreamento-de-veiculo-quanto-pode-economizar/>. Acesso em: 24 ago. 2016.

SAMPIERI, R. H., COLLADO, C. F., LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

STÉFANI, S. Rastreadores: grande irmão no banco de passageiros. TranspoData. São Paulo, ano 1-01. Editora AutoData, março/2008.

TRIVIÑOS. A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VARGAS, R. Análise dos custos de transporte de produtos da distribuidora Polina e cia ltda para atender os clientes da cidade de Guaíra. 58 f. Monografia (Curso de Administração com Habilitação em Logística e Transportes) - Faculdade Assis Gurgacz. Cascavel, 2005.

VILARDAGA, V. Rastreamento põe a frota na economia digital. Anuário do transporte 2008: Demanda crescente valoriza transporte e logística, São Paulo, nº 13. Editora OTM, 2008.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2010.

WACHSMUTH, A. B. H. U. M. Tecnologia da informação aplicada à logística: estudo de caso sobre o rastreamento de cargas da white martins, 2012. Apresentado no 10o Convibra - Administração - 2013.

Downloads

Publicado

2018-03-30