A OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE ESTOQUE COM A APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM OPERADOR LOGÍSTICO DE PRODUTOS PERECÍVEIS

Autores

  • Leonardo Marques MBA em Gestão Empresarial no Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP
  • Rogério Aparecido da Silva MBA em Gestão Empresarial no Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP
  • Gustavo Barbieri Lima Docente no Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP

Resumo

O objetivo central da presente pesquisa é investigar de que forma ocorre a otimização da gestão de estoque proporcionada com a aplicação da tecnologia da informação em operador logístico de produtos perecíveis e seco. Utilizou-se o método de estudo de caso para analisar a empresa ALPHA, localizada na região de Ribeirão Preto SP. Os principais resultados apontam que: (a) a ferramenta WMS é de extrema importância para o fluxo operacional, no qual as suas funções são necessárias para a administração correta do espaço dos armazéns. Tal ferramenta, além do controle de recebimento e verificação de integridade dos produtos, garante ao cliente final que seus produtos sejam entregues; (b) pôde-se constatar que as principais contribuições do WMS aplicada na gestão de armazenagem são: garantia da qualidade dos produtos/materiais, redução de produtos avariados, controle da rastreabilidade dos lotes de produção dos materiais/produtos perecíveis e secos, redução de custos na gestão do ciclo de fluxo de materiais, otimização dos recursos físicos alocados em toda cadeia de suprimentos, acompanhamento de desempenho operacional, melhoria no nível de serviço e ainda fornece ferramentas de tomadas de decisão para a gerência.

Referências

BANDEIRA, Renata A. de Mello; MAÇADA, Antonio C. G. Tecnologia da informação na gestão da cadeia de suprimentos: o caso da indústria de gases. Produção, v. 18, n. 2, maio/ago. 2008

BANZATO, E. WMS – Warehouse management system: Sistema de gerenciamento de armazéns. São Paulo: IMAN, 1998.

BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J; COOPER, M. Bixby. Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística. 2° reimpressão. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

CARDOSO, Fátima. Operadores Logístico. Revista. Tecnologistica Especial . São Paulo, 2001.

CHING,Hong Yuh, Gestão de estoques na cadeia de logística integrada-Supply chain / Hong Yuh Ching.-2.Ed. – São Paulo: Atlas,2001.

CHRISTOPHER, M. Logistics – the strategic issues. Chapman & Hall,1992.

ELER, Zózimo Elias. Logística: uma visão geral e a importância do controle de estoque. 2009. Disponível em:. Acesso em: 21 ago. 2013

FIGUEIREDO, Kleber Fossati.; FLEURY, Paulo Fernando.; WANKE, Peter F. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 1. ed. São Paulo: Atlas,2014.

FLEURY, P.F.; WANKE, P. & FIGUEIREDO, K.F. (2000) - Logística Empresarial: A Perspectiva Brasileira. Atlas. São Paulo.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GODOY, A . S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, mai/jun, 1995.

POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: Uma Abordagem Logística.São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2018-03-30