BRASIL E O COMÉRCIO EXTERIOR: IMPORTAÇÃO POR VIA MARÍTIMA

Autores

  • Mariane de Souza Locatelli Puertas Graduação na Faculdade de Tecnologia – Fatec – Centro Paula Souza. Bebedouro SP
  • Luis Fernando Terazzi Docente na Faculdade de Tecnologia – Fatec – Centro Paula Souza. Bebedouro SP

Resumo

Com a globalização mercadológica, o comércio exterior vem se fortalecendo cada dia mais, seja em insumos, matérias primas, produto acabado, componentes, tecnologias, etc., de forma a se tornar uma oportunidade de ampliação comercial para as organizações. As vantagens que incentivam o comércio exterior são muitas, mas podem-se destacar os custos menores, em relação ao mercado interno, enquanto que a alta cotação do dólar cria um cenário favorável para a exportação. Porém, o sistema logístico brasileiro enfrenta alguns problemas operacionais, como a falta de estrutura portuária e o transporte precário, o que prejudica o desempenho do processo de importação, resultando no aumento dos custos logísticos das organizações importadoras. Tendo em vista essa realidade, o presente estudo tem como objetivo a análise global do custo logístico e o prazo de desembaraço de importações por via marítima, verificando as condições portuárias brasileiras e elencando as principais dificuldades que as empresas enfrentam na importação. No embasamento teórico, buscaram-se abordar temas como comércio exterior, custos logísticos, logística e importação, visando fundamentar as conclusões alcançadas por meio do estudo de caso que foi desenvolvido.

Referências

AMARO, JOSÉ SIDERLEI. Custeio da Cadeia Logística: análise dos custos ligados ao Comércio Exterior 2002. Santa Catarina, Florianópolis.

BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais, Distribuição Física. Ed. Atlas: São Paulo, 1993. p.23. BALLOU, Ronald H.

BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à Administração da Produção. São Paulo: Makron, McGrawHill, 1991.Cap. 5, pp. 81-100.

CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

Comex do Brasil, Habilitação no radar e no Siscomex. Disponível em: <https://www.comexdobrasil.com/habilitacao-no-radar-e-no-siscomex/>. Acesso em 02 de Julho de 2017.

Comex do Brasil, Participação do Brasil no comercio mundial. Disponível em: <https://www.comexdobrasil.com/participacao-do-brasil-no-comercio-mundial-devera-ficar-pela-primeira-vez-abaixo-de-1/ >. Acesso em 17 de Junho de 2017.

DETONI M.M.M.L. A Evolução da indústria de prestação de serviços logísticos no Brasil: uma análise de mercado. Florianópolis, SC. 2003.

EBC agencia brasil. Disponível em: < http://agenciabrasil.ebc.com.br/ >. Acesso em 05 de Junho de 2017.

Mdic Gov, Balança comercial brasileira. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/estatisticas-de-comercio-exterior/balanca-comercial-brasileira-semanal >. Acesso em 05 de Junho de 2017.

Mercados e estratégias, Brasil o cenário econômico atual. Disponível em: <http://www.mercadoseestrategias.com/news/brasil-o-cenario-economico-atual/>. Acesso em 22 de Junho de 2017.

NOVAES, Antonio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Receita Federal, Orientação aduaneira – importação e exportação. Disponível em: <http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/importacao-e-exportacao>. Acesso em 22 de Junho de 2017.

RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrósio. Introdução aos Sistemas de Transporte no Brasil e à Logística Internacional. 4ª ed. Aduaneiras: São Paulo, 2007. 250 p.

VIEIRA, H. F. Gestão de estoques e operações industriais. Curitiba: IESDE, 2009.

Downloads

Publicado

2018-03-30