FIXAÇÃO BIOLÓGICA DO NITROGÊNIO NA PRODUÇÃO DE GRÃOS EM ASSENTAMENTOS RURAIS
Resumo
O aumento da demanda de adubos químicos a nível mundial, associado ao descompasso com a sua oferta ocasionou elevação de preços a níveis cada vez mais inacessíveis, não só aos pequenos e médios, mas também aos grandes produtores. A contribuição da fixação biológica de nitrogênio para a produção agrícola no Brasil é fundamentalmente importante tanto econômico quanto do ponto de vista ecológico. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a produtividade de soja utilizando-se a técnica de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) e a influência da mesma nos atributos físico-químicos do solo. O experimento foi conduzido no Assentamento Rural "Reage Brasil" localizado no município de Bebedouro–SP. Avaliou-se a produtividade de soja mediante a aplicação de diferentes regimes de adubação nitrogenada, sendo: T1 – Controle (sem adição de N e sem o inoculante); T2 – Adição de Inoculante (sem adição de N); e T3 – Adubação Nitrogenada (sem adição de inoculante). Após 120 dias de cultivo, verificou-se que o T3 apresentou produtividade de 12,2 sacas de 60 kg.ha-1, enquanto o T2, de 11 sacas de 60 kg.ha-1. Concluiu-se, portanto, que a técnica de FBN é uma alternativa viável, com custos menores que a produção de soja com adubação nitrogenada química.
Referências
BARBIERI, A.; CARNEIRO, M.A.C.; MOREIRA, F.M.S.; SIQUEIRA, J.O. Nodulação em leguminosas florestais em viveiros no sul de minas gerais. CERNE, v.4, n.1, p.145-153, 1998.
BRASIL. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Fixação Biológica de Nitrogênio. Nota Técnica, 2013. Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-fixacao-biologica-de-nitrogenio/nota-tecnica. Acesso em: 06 de setembro de 2017.
CONAB. Acompanhamento da safra brasileira de grãos. V. 4 - Safra 2016/17. Disponível em: http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/16_10_21_15_32_09_safra_outubro.pdf; Acesso em: 06 de setembro de 2017.
EHLERS, E. Agricultura sustentavel: origens e perspectivas de um novo paradigma. Livros da Terra Editora, São Paulo, 1996.
FRANCO, A. A., CAMPELLO, E.F.C., DIAS, L. E., FARIA, S. M. de. Uso de leguminosas associadas a microrganismos na revegetação de áreas de mineração de bauxita em Porto Trombetas - Pa. Itaguaí: EMBRAPA-CNPAB;. 71p. (EMBRAPA-CNPAB. Documentos, 27). 1996.
HUNGRIA, M.; FRANCHINI, J.C.; CAMPO, R.J. & GRAHAM, P.H. The importance of nitrogen fixation to soybean cropping in South America. In: WERNER, D. & NEWTON, W.E., eds. Nitrogen fixation in agriculture, forestry, ecology and the environment. Amsterdam, Springer, 2005. p.25-42.
MENDES, I. C.; HUNGRIA, M. Resposta da soja à adubação nitrogenada na
semeadura. (http://radiobras.gov.br/ct/artigos/2001/artigo_060701.htm), 2001.
MOREIRA, F.M.S. Avaliação da eficiência de inoculantes microbianos de leguminosas em regiões inexploradas e de métodos para seu controle de qualidade e inspeção visando à expansão de seu uso na agricultura brasileira. Projeto de Pesquisa, UFV, Viçosa, 2008.
SCBD - SECRETARIAT OF THE CONVENTION ON BIOLOGICAL DIVERSITY, 2006 Disponível em: . Acesso em 05 de março de 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TRASNFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
A revista não autoriza republicação de seus artigos, exceto em casos especiais. Resumos podem ser republicados em outros veículos impressos, desde que os créditos sejam devidamente explicitados, constando a referência ao artigo original. Todos as solicitações, assim como pedidos de inclusão de links para artigos da Revista Fafibe On-Line na SciELO em sites, devem ser encaminhados à Editoria Científica da Revista.
"Declaro que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista (identificar o nome) on-line concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva do Centro Universitário UNIFAFIBE, vedado qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento ao Centro Universitário UNIFAFIBE e os créditos correspondentes."