FIXAÇÃO BIOLÓGICA DO NITROGÊNIO NA PRODUÇÃO DE GRÃOS EM ASSENTAMENTOS RURAIS

Autores

  • Ricardo Gil Fernandes Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro SP
  • Anaira Denise Caramelo Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro SP
  • Wellington Marcelo Queixas Moreira Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro SP

Resumo

O aumento da demanda de adubos químicos a nível mundial, associado ao descompasso com a sua oferta ocasionou elevação de preços a níveis cada vez mais inacessíveis, não só aos pequenos e médios, mas também aos grandes produtores. A contribuição da fixação biológica de nitrogênio para a produção agrícola no Brasil é fundamentalmente importante tanto econômico quanto do ponto de vista ecológico. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a produtividade de soja utilizando-se a técnica de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) e a influência da mesma nos atributos físico-químicos do solo. O experimento foi conduzido no Assentamento Rural "Reage Brasil" localizado no município de Bebedouro–SP. Avaliou-se a produtividade de soja mediante a aplicação de diferentes regimes de adubação nitrogenada, sendo: T1 – Controle (sem adição de N e sem o inoculante); T2 – Adição de Inoculante (sem adição de N); e T3 – Adubação Nitrogenada (sem adição de inoculante). Após 120 dias de cultivo, verificou-se que o T3 apresentou produtividade de 12,2 sacas de 60 kg.ha-1, enquanto o T2, de 11 sacas de 60 kg.ha-1. Concluiu-se, portanto, que a técnica de FBN é uma alternativa viável, com custos menores que a produção de soja com adubação nitrogenada química.

Biografia do Autor

Ricardo Gil Fernandes, Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro SP

Graduação noCentro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro SP

Anaira Denise Caramelo, Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro SP

Docente no Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro SP

Wellington Marcelo Queixas Moreira, Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro SP

Docente no Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro SP

Referências

BARBIERI, A.; CARNEIRO, M.A.C.; MOREIRA, F.M.S.; SIQUEIRA, J.O. Nodulação em leguminosas florestais em viveiros no sul de minas gerais. CERNE, v.4, n.1, p.145-153, 1998.

BRASIL. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Fixação Biológica de Nitrogênio. Nota Técnica, 2013. Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-fixacao-biologica-de-nitrogenio/nota-tecnica. Acesso em: 06 de setembro de 2017.

CONAB. Acompanhamento da safra brasileira de grãos. V. 4 - Safra 2016/17. Disponível em: http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/16_10_21_15_32_09_safra_outubro.pdf; Acesso em: 06 de setembro de 2017.

EHLERS, E. Agricultura sustentavel: origens e perspectivas de um novo paradigma. Livros da Terra Editora, São Paulo, 1996.

FRANCO, A. A., CAMPELLO, E.F.C., DIAS, L. E., FARIA, S. M. de. Uso de leguminosas associadas a microrganismos na revegetação de áreas de mineração de bauxita em Porto Trombetas - Pa. Itaguaí: EMBRAPA-CNPAB;. 71p. (EMBRAPA-CNPAB. Documentos, 27). 1996.

HUNGRIA, M.; FRANCHINI, J.C.; CAMPO, R.J. & GRAHAM, P.H. The importance of nitrogen fixation to soybean cropping in South America. In: WERNER, D. & NEWTON, W.E., eds. Nitrogen fixation in agriculture, forestry, ecology and the environment. Amsterdam, Springer, 2005. p.25-42.

MENDES, I. C.; HUNGRIA, M. Resposta da soja à adubação nitrogenada na

semeadura. (http://radiobras.gov.br/ct/artigos/2001/artigo_060701.htm), 2001.

MOREIRA, F.M.S. Avaliação da eficiência de inoculantes microbianos de leguminosas em regiões inexploradas e de métodos para seu controle de qualidade e inspeção visando à expansão de seu uso na agricultura brasileira. Projeto de Pesquisa, UFV, Viçosa, 2008.

SCBD - SECRETARIAT OF THE CONVENTION ON BIOLOGICAL DIVERSITY, 2006 Disponível em: . Acesso em 05 de março de 2013.

Downloads

Publicado

2019-04-19