ANÁLISE E INFLUÊNCIA DOS TERMÔMETROS NO CONTROLE DA TEMPERATURA DOS ALIMENTOS EM RESTAURANTES COMERCIAIS DE PITANGUEIRAS SP
Resumo
A unidade de alimentação e nutrição (UAN) é uma união de afazeres que exerce trabalhos e diligências pertinentes a alimentação e nutrição, onde fornecem refeições. O estudo teve como objetivo realizar uma análise comparativa de temperatura no preparo e distribuição de alimentos em restaurantes comerciais no município de Pitangueiras SP, aferir e comparar a temperatura em todos os processos que envolvam as preparações e distribuição de alimentos com termômetro de haste e infravermelho, verificar adequação das temperaturas de acordo com a legislação vigente, identificar prontos críticos de controle identificados com as temperaturas das respectivas etapas e observar as irregularidades. Para a coleta de dados foi utilizado dois tipos de termômetro, sendo de haste (espeto) e infravermelho, sendo analisado qual termômetro é mais eficaz em restaurantes e comparando se as temperaturas estão de acordo com a CVS5, a coleta foi realizada em três restaurantes comerciais, sendo aferidas as temperadas no momento da distribuição e coletados durante três dias. Foi discutida a diferença de temperatura entre os termômetros, sendo assim o termômetro haste (espeto) obteve resultados melhores, devido a precisão maior que ele obtém por ter contato direto com o alimento, mas é preciso saber higienizá-lo após o uso para não ocorrer contaminação nos alimentos que estão expostos a pista de distribuição. O termômetro infravermelho é aconselhado, porém ele é menos eficaz que o termômetro haste, porque seu alcance é menor devido não ter contato direto com o alimento. O restaurante que obteve conformidades tanto no termômetro de haste (espeto) e infravermelho foi restaurante C. Alguns alimentos não chegaram a sua temperatura adequada, pois nós restaurantes os alimentos não tinham sido manipulados corretamente e os alimentos se encontravam expostos.
Referências
BEZERRA, I.N; Souza, A.M; Pereira, R.A; Sichieri, R. Consumo de alimentos fora do domicílio no Brasil.2013. 12p. Departamento de Epidemiologia, Instituto de Medicina Social – UERJ.Rev Saúde Pública ,São Paulo,v.47, n.1, p. 200-211,2013.
BRASIL. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Orientações sobre o uso de termômetros para a aferição da temperatura de alimentos, 2016. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=3079988&_101_type=content&_101_groupId=33916&_101_urlTitle=orientacoes-sobre-o-uso-de-termometros-para-afericao-da-temperatura-de-alimentos-&redirect=http%3A%2F%2Fportal.anvisa.gov.br%2Fresultado-de-busca%3Fp_p_id%3D3%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-%26p_p_col_count%3D1%26_3_groupId%3D0%26_3_keywords%3Dalimentos%2Bpara%2Batletas%26_3_cur%3D1%26_3_struts_action%3D%252Fsearch%252Fsearch%26_3_format%3D%26_3_formDate%3D1441824476958&inheritRedirect=true. Acesso em 4 mar. 2017.
BORGES, N.R; MOURA, B.A; VIEIRA, C.F.S; SANTOS, D.D.M; ALMEIDA, L.J; ZUNIGA, A.D.G. Avaliação do binômio tempo-temperatura das refeições de um restaurante na cidade de Palmas– Tocantins.2016. 9p.Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA)- Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas - Tocantins, 2016.
BRASIL. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Doença Transmitida por Alimentos (DTAs), 2011. Disponível em: http://www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br/index.php/inspecao-de-produtos-e-servicos-de-saude/alimentos/91-area-de-atuacao/inspecao-de-produtos-e-servicos-de-saude/alimentos/415-doenca-transmitida-por-alimento-dta. Acesso em 4 mar. 2017.
CAVALCA, M.S; Paulista, P.H. Gestão da qualidade em uma indústria alimentícia, 2016. Disponível em: http://www.fepi.br/revista/index.php/revista/article/viewFile/406/280. Acesso em 4 mar. 2017.
FIGUEIRA, V; Ri, D.D; Souza, R.P; Basso, C; Medina, VB.Temperatura dos Equipamentos e dos Alimentos Durante a Distribuição em Restaurante de Santa Maria.Ciências da Saúde, Santa Maria,v. 12, n. 1, p. 139-145, 2011.
FREITAS, A.R; Faé, T.S.M. Avaliação do Binômio Tempo X Temperatura na Distribuição de Alimentos, em uma Unidade de Alimentação e Nutrição em Guarapuava-PR.2009. 27p.-Acadêmica do curso de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO,Guarapuava,2009.
SILVA, L.C; Santos, D.B; José, J.F.B; Silva, E.M. Boas práticas na manipulação de alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição. 2015. 24p. 1 Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Educação Integrada em Saúde, Curso de Nutrição. Vitória- ES, Brasil, 2015.
SOUZA, C.M. Controle de temperatura em serviços de alimentação, 2011. Disponível em: http://alimentacaolegal.com/controle-de-temperatura.html. Acesso em 4 mar.2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TRASNFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
A revista não autoriza republicação de seus artigos, exceto em casos especiais. Resumos podem ser republicados em outros veículos impressos, desde que os créditos sejam devidamente explicitados, constando a referência ao artigo original. Todos as solicitações, assim como pedidos de inclusão de links para artigos da Revista Fafibe On-Line na SciELO em sites, devem ser encaminhados à Editoria Científica da Revista.
"Declaro que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista (identificar o nome) on-line concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva do Centro Universitário UNIFAFIBE, vedado qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento ao Centro Universitário UNIFAFIBE e os créditos correspondentes."