GERÊNCIA DE ENFERMAGEM E TRABALHO EM EQUIPE NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
O trabalho em equipe é uma forma para se alcançar criativos, eficazes e rápidos resultados que surgem como redefinição e promoção da qualidade dos serviços. As equipes multiprofissionais e o processo de trabalho em saúde necessitam de um enfermeiro que se responsabilize pelos processos de planejamento, coordenação, implantação e avaliação dos programas de saúde, desenvolvendo atividades simultâneas de assistência e gerência na rede básica de saúde. O objetivo deste trabalho é descrever os problemas encontrados pelos enfermeiros no trabalho em equipe, apontar a importância do trabalho em equipe multiprofissional na atenção básica e descrever as dificuldades do enfermeiro em assumir a gerência e o gerenciamento de conflitos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, caracterizada por uma revisão da literatura. Através da pesquisa, foi observado que o trabalho em equipe multiprofissional e a gerência de Enfermagem na atenção básica são fatores essenciais para um novo e integral processo de trabalho. Conclui-se, portanto, que as maiores dificuldades para o funcionamento eficiente do multiprofissionalismo na atenção primária estão relacionadas à falta de capacitação do Enfermeiro nas atividades gerenciais burocráticas e a dificuldade dos membros da equipe se relacionar de forma recíproca para uma visão integral do cliente.
Referências
ALMEIDA, Mariana Lúcia Silva et al. Conflitos na equipe de enfermagem: um desafio na gestão do enfermeiro. ÚNICA Cadernos Acadêmicos, n. 1, 2015.
AMESTOY, Simone Coelho et al. Gerenciamento de conflitos: desafios vivenciados pelos enfermeiros-líderes no ambiente hospitalar. Rev Gaúcha Enferm, v. 35, n. 2, p. 79-85, 2014.
BACKES, Dirce Stein et al. Trabalho em equipe multiprofissional na saúde: da concepção ao desafio do fazer na prática. Disciplinarum Scientia| Saúde, v. 15, n. 2, p. 277-289, 2016.
CARVALHO, Brígida Gimenez; PEDUZZI, Marina; AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Concepções e tipologia de conflitos entre trabalhadores e gerentes no contexto da atenção básica no Sistema Único. Cad. Saúde Pública, v. 30, n. 7, p. 1453-1462, 2014.
DA SILVA, Rosângela Nunes Almeida et al. Conhecimento e entendimento de enfermeiros sobre as ações gerenciais na atenção primária à saúde. Ciência & Saúde, v. 9, n. 1, p. 21-29, 2016.
FELDHAUS, Carine et al. CONFLITO EM EQUIPE: DESAFIOS ENFRENTADOS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. Salão do Conhecimento, v. 2, n. 2, 2016.
GOMES DE PINHO, Márcia Cristina. Trabalho em equipe de saúde: limites e possibilidades de atuação eficaz. Ciências & Cognição, v. 8, p. 068-087, 2006.
KINALSKI, Daniela Dal Forno et al. CONFLITOS GERENCIAIS: DIFICULDADES PARA O ENFERMEIRO GERENTE. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, v. 2, n. 03, 2015.
LORENZINI, Elisiane et al. Conflitos na equipe de enfermagem: revisão integrativa. Gestão e Saúde, v. 6, n. 2, p. Pag. 1764-1773, 2015.
LOCH-NECKEL, Gecioni et al. Challenges to an interdisciplinary action in basic care: implications related to composition of family health teams. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, p. 1463-1472, 2009.
MACHADO, Letícia Martins et al. Significados do fazer profissional na estratégia de saúde da família: atenção básica enquanto cenário de atuação.Rev. pesqui. cuid. fundam.(Online), v. 8, n. 1, p. 4026-4035, 2016.
MARQUIS, Bessie L.; HUSTON, Carol J. Administração e liderança em enfermagem: teoria e prática. Artmed Editora, 2015.
MOREIRA, Danielle Araújo et al. Estratégias de organização e fortalecimento do trabalho na equipe de saúde da família. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, 2016.
MORENO, Camila Amaral et al. Atribuições dos Profissionais de Enfermagem na Estratégia de Saúde da Família, uma Revisão das Normas e Práticas. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 19, n. 3, p. 233-240, 2016. MORENO et al. 2016.
NORA, Carlise Rigon Dalla; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli; VIEIRA, Margarida. Problemas éticos vivenciados por enfermeiros na atenção primária à saúde: revisão integrativa da literatura. 2015.
NOVO, Damaris Vieira. Liderança de equipes. Editora FGV, 2015.
OLIVEIRA, Francisco Erasmo Lima de et al. A gerência do enfermeiro na estratégia saúde da família. Rev. RENE, v. 13, n. 4, p. 834-844, 2012.
PEDUZZI, Marina; CIAMPONE, M. H. T. Trabalho em equipe. Kurcgant P, coordenadora. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 108-24, 2005.
SILVA, Livia Angeli; CASOTTI, Cezar Augusto; CHAVE S, Sônia Cristina Lima. A produção científica brasileira sobre a Estratégia Saúde da Família e a mudança no modelo de atenção. Ciênc Saúde Coletiva, v. 18, n. 1, p. 221-32, 2013.
SILVA, Vânea Lucia dos Santos; CAMELO, Silvia Helena Henriques. A competência da liderança em enfermagem: conceitos, atributos essenciais e o papel do enfermeiro líder. Rev. enferm. UERJ, v. 21, n. 4, p. 533-539, 2013
UMPIÉRREZ, Augusto Hernán Ferreira; MERIGHI, Miriam Aparecida Barbosa; MUÑOZ, Luz Angélica. Percepções e expectativas dos enfermeiros sobre sua atuação profissional. Acta Paul Enferm, v. 26, n. 2, p. 165-71, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TRASNFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
A revista não autoriza republicação de seus artigos, exceto em casos especiais. Resumos podem ser republicados em outros veículos impressos, desde que os créditos sejam devidamente explicitados, constando a referência ao artigo original. Todos as solicitações, assim como pedidos de inclusão de links para artigos da Revista Fafibe On-Line na SciELO em sites, devem ser encaminhados à Editoria Científica da Revista.
"Declaro que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista (identificar o nome) on-line concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva do Centro Universitário UNIFAFIBE, vedado qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento ao Centro Universitário UNIFAFIBE e os créditos correspondentes."