EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COM MULHERES PARTICIPANTES DO CURSO DE APRENDIZAGEM GESTACIONAL NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MONTE AZUL PAULISTA - SP
Resumo
A educação alimentar da gestante é um quesito muito importante nesta fase da vida, pois uma alimentação adequada é fator de proteção a diversas complicações que podem ocorrer durante e após a gestação. Com advento da má alimentação e tabus alimentares, surgiu a iniciativa de promover uma estratégia, a educação alimentar, levando conhecimentos básicos a gestantes do município de Monte Azul Paulista-SP no intuito de criar o discernimento entre o que é verídico e o que é mito entre os alimentos. Para isso foi realizado como instrumento de avaliação um questionário validado conhecido por Escala de Conhecimento Nutricional, obtendo assim o conhecimento prévio das gestantes quanto ao tema abordado. Em seguida, as participantes receberam uma palestra ministrada sobre os principais objetivos acima citados, utilizando para isso caderneta da gestante e atualizações do Ministério da Saúde. Este trabalho teve por objetivo orientar as gestantes quanto à alimentação saudável, evidenciando práticas para amenizar os sintomas durante a gravidez e discutindo também sobre mitos alimentares. Ao final, o questionário foi reaplicado para comparação dos resultados, onde os dados encontrados mostraram que as mulheres atendidas no grupo de gestante da Associação de Pais e Amigos de Monte Azul Paulista, apresentaram muita dúvida quanto ao valor nutricional dos alimentos. No primeiro momento de avaliação, o grupo apresentou 62,5% de acertos e após a palestra esse mesmo número passou para 87,5%. Assim é possível concluir que a orientação quanto à alimentação saudável se faz necessária nessa fase da vida e apresenta um resultado eficaz para o conhecimento das gestantes.
Referências
BAIÃO, M. R.; DESLANDES, S. F. Gravidez e comportamento alimentar em gestantes de uma comunidade urbana de baixa renda no Município do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n.11, p. 2633-2642, 2008.
BAIÃO, M. R; DESLANDES, S. F. Alimentação na gestação e puerpério. Revista de Nutrição, Campinas, v. 19, n.2, p. 245-253, 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde: caderneta da gestante. Disponível em: <http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2016/marco/01/Caderneta-Gest-Internet.pdf>. Acesso em: 19 de set. 2016.
BRASIL. Orientações Nutricionais: da gestação a primeira infância. Disponível em: < https://www12.senado.leg.br/institucional/programas/pro-equidade/pdf/cartilha-orientacoes-nutricionais-da-gestacao-a-primeira-infancia>. Acesso em: 19 de set. 2016.
CANÇADO, I. A. C.; PEREIRA, F. M.; FERNANDES, R. M. Avaliação do conhecimento em nutrição de gestantes atendidas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) da cidade de Pará de Minas – MG. SynThesis Revista Digit al FAPAM, Pará de Minas, v.1, n. 1, p. 318-327, 2009.
FRIGO, L.M; SILVA, R.M; MATTOS, K.M; MANFIO, F; BOEIRA, G.S. A importância dos grupos de gestante na atenção primária: um relato de experiência. Rev Epidemiol Control Infect, Brasil, v.2, n.3, p. 113-114, 2012.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Alimentação na Gravidez: nutricionistas orientam sobre hábitos saudáveis. Disponível em: < http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/alimentacao-na-gravidez-nutricionista-orienta-sobre-habitos-saudaveis>. Acesso em: 19 de set. 2016.
SCAGLIUSI, F. B. et al. Tradução, adaptação e avaliação psicométrica da Escala de Conhecimento Nutricional do National Health Interview Survey Cancer Epidemiology. Revista de Nutrição, Campinas, v.19, n.4, p. 425-436, 2006
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TRASNFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
A revista não autoriza republicação de seus artigos, exceto em casos especiais. Resumos podem ser republicados em outros veículos impressos, desde que os créditos sejam devidamente explicitados, constando a referência ao artigo original. Todos as solicitações, assim como pedidos de inclusão de links para artigos da Revista Fafibe On-Line na SciELO em sites, devem ser encaminhados à Editoria Científica da Revista.
"Declaro que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista (identificar o nome) on-line concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva do Centro Universitário UNIFAFIBE, vedado qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento ao Centro Universitário UNIFAFIBE e os créditos correspondentes."