AVALIAÇÃO DA ADESÃO DO PÚBLICO UNIVERSITÁRIO AOS PRODUTOS OFERTADOS PELA COOPERATIVA DE CRÉDITO: ESTUDO DE CASO JUNTO A SICOOB FRUTAL
Resumo
Dentre as mais diversas modalidades de cooperativismo, destacam-se as cooperativas de crédito bancário, pois estas tendem a oferecer melhores e maiores benefícios aos seus associados. Sendo, portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar o conhecimento dos alunos a respeito dos benefícios oferecidos pela cooperativa de crédito Sicoob Frutal em comparação com os bancos mercantis locais. E, para tal, o método utilizado foi o de pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva com estudo de caso. Assim, intentou-se identificar o nível de conhecimento a respeito dessas instituições na cidade de Frutal com enfoque aos discentes da área da Administração, caracterizando as causas da escassez de conhecimento sobre e possíveis soluções para a falta deste, demonstrando-se as vantagens desse tipo de cooperativa. Mediante os resultados da pesquisa 27% dos entrevistados não possuem conhecimento dos produtos oferecidos pelas cooperativas quando comparadas a bancos, 21% desconhecem os benefícios e 46% não sabem a respeito de como funciona o rendimento nas cooperativas de crédito. Concluindo-se que é necessário um maior investimento por parte das cooperativas no sentido de levar o conhecimento de seus benefícios a potenciais investidores, na seara universitária, pois, muitos desconhecem suas vantagens, como demonstrado na pesquisa aplicada.
Referências
BANCO CENTRAL DO BRASIL, BACEN. O que é Cooperativa de Crédito? Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/cooperativacredito. Acesso em: 21 jun. 2019.
BONA, Andre. Conheça a LCA – Letra de crédito do agronegócio. 2015. Disponível em: https://andrebona.com.br/conheca-a-lca-letra-de-credito-do-agronegocio/. Acesso em: 04 set. 2019.
BUENO, M. P; SILVA, J.F; MARTINS. D; SILVA, J.M. Cooperativismo e Cooperativas de Crédito no Brasil. – 1.ed. – Uberlândia, MG: Regência e Arte Editora, 2018.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. São Paulo: editora McGraw-Hill, 1976.
GIACOMOLLI1, Marcio. O papel da CRESOL CREDISEARA no financiamento e apoio aos pequenos agricultores rurais em Seara (SC) e municípios vizinhos. 2009, 19 f. Universidade Federal de Santa Maria, RS, 2009.
HONORATO. F. Concessão de crédito em uma cooperativa de crédito. Criciúma, [s. n]. Trabalho de conclusão de curso (TCC) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, 2017.
LEITE, Jacqueline Rosadine de Freitas; SENRA, Ricardo Belízio de Freitas. Aspectos Jurídicos das Cooperativas de Créditos. Belo Horizonte: Mandamentos, 2005.
NAMORADO, Rui. Cooperativismo – História e horizontes. [s. n]. Oficina do CES- Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 2007. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/11091/1/Cooperativismo%20%20história%20e%20horizontes.pdf. Acesso em: 01 maio 2019.
NETO, Alexandre Assaf. Mercado Financeiro. São Paulo: Editora Atlas S.A. 2014.
ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS. Cooperativa de Crédito. Disponível em: https://www.ocb.org.br/ramo-credito. Acesso em: 10 maio 2019.
PECAR, Samuel. Manual de Contabilidade de Cooperativas Agropecuárias - Israel, Centre de Estudos Cooperativos y Laboriales, 1981.
PINHO, Diva Benevides. Brasil: crédito cooperativo e sistema financeiro. São Paulo: Esetec, 2006.
PINHO, Diva Benevides. O Cooperativismo no Brasil. São Paulo: Saraiva, 2004.
PORTAL DO COOPERATIVISMO FINANCEIRO (COOP). ACI - Aliança cooperativa internacional. Disponível em: https://www.cooperativismodecredito.coop.br/cooperativismo/historia-do-cooperativismo/aci-alianca-cooperativa-internacional/. Acesso em: 10 maio 2019.
PORTAL SISTEMA OCB. OCB - Organização das Cooperativas do Brasil. Disponível em: https://cooperativismodecredito.coop.br/cenario-mundial/cenario-brasileiro/dados-consolidados-dos-sistemas-cooperativos/ocb-organizacao-das-cooperativas-do-brasil/. Acesso em: 25 de abr. 2019.
PORTAL UOL-ECONOMIA. Cooperativa é como banco, mais barata e pode render dinheiro. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/07/09/cooperativas-de-credito-vantagens-e-desvantagens.htm. Acesso em: 22 mar. 2019.
SANTANA, E. N. Motivação e Cooperativismos: a busca por uma aproximação conceitual. Bahia: [s. n]. Trabalho de conclusão de curso (TCC) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2016.
SCHARDONG, Ademar. Cooperativa de crédito: instrumento de organização econômica da sociedade. Porto Alegre: Rigel, 2002.
RICCIARDI, Luiz; LEMOS, Roberto Jenkins de. Cooperativa, a empresa e o século XXI: Como os países em desenvolvimento podem chegar a desenvolvidos. São Paulo: LTr, 2000.
RIOS, G.S.L. O que é cooperativismo. São Paulo: Editora e livraria Brasiliense, 2007.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, SEBRAE. Cooperativa Financeira. 2014. Disponível em: http://www. bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/9970048dc97abead0afee901d6c02c79/$File/5187.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TRASNFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
A revista não autoriza republicação de seus artigos, exceto em casos especiais. Resumos podem ser republicados em outros veículos impressos, desde que os créditos sejam devidamente explicitados, constando a referência ao artigo original. Todos as solicitações, assim como pedidos de inclusão de links para artigos da Revista Fafibe On-Line na SciELO em sites, devem ser encaminhados à Editoria Científica da Revista.
"Declaro que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista (identificar o nome) on-line concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva do Centro Universitário UNIFAFIBE, vedado qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento ao Centro Universitário UNIFAFIBE e os créditos correspondentes."