SILÊNCIO, ISOLAMENTO E SOLIDÃO NOS CONTOS “VIAGEM A PETRÓPOLIS”, DE CLARICE LISPECTOR E “O VELHO NA RUA”, DE RICARDO RAMOS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar como se configura o indivíduo isolado, silenciado e solitário na sua relação com a sociedade, consigo mesmo e com o próprio espaço urbano dentro dos contos “Viagem a Petrópolis”, inserido no livro Legião Estrangeira, da escritora Clarice Lispector, e “O Velho na Rua”, localizado no livro Circuito fechado, do escritor Ricardo Ramos. A vivência na cidade é um tema recorrente na ficção literária contemporânea, sendo objeto da trama tanto da obra da Clarice Lispector como na obra de Ricardo Ramos, ganhando uma dinâmica mais forte na segunda metade do século XX, sobretudo pela pressão da ditadura militar, pelo capitalismo e pela industrialização.
Referências
CANDIDO, Antônio. A nova narrativa. In: ___. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987, p. 199 - 215.
CASTELO, José. Clarice no deserto: Artigos sobre Clarice Lispector. Disponível em <http://www.claricelispector.com.br/artigos_joseCastelo.aspx> Acesso em 05 01 2010.
FILHO, Adonias. Um livro de contos. In: ___ . Modernos ficcionistas brasileiros. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1958. p. 135-141.
GOMES, Renato Cordeiro. Cartografia urbana: representações da cidade na literatura. Revista Semear, Rio de Janeiro, v.1, n. 1, 1997, p. 179-188. Disponível em < http://www.letras.puc-rio.br/Catedra/revista/1Sem_12.html> Acesso em 03 jun 2007.
GUIMARÃES, Torrieri. Bilhete a Ricardo Ramos. Folha da Tarde, São Paulo, 05 dez 1977.
HOHLFELDT, Antônio Carlos. O conto sócio-documental. In: ___. Conto Brasileiro Contemporâneo. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1981. p. 184-203.
LADEIRA, Julieta de Godoy. Reflexões fragmentadas sobre Ricardo Ramos. In: ___ O desafio de criar. São Paulo: Global, 1995.
LISPECTOR, Clarice. Viagem a Petrópolis. In: A Legião estrangeira. São Paulo: Ática, 1977. p. 61-69.
MEDINA, Cremilda. Sua Excelência, o Conto, por Ricardo Ramos, Mestre. Minas
Gerais, 15 set. 1984. Suplemento Literário, p. 9.
NUNES, Benedito. O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Ática, 1995.
PELLEGRINI, Tânia. Revista de Crítica Literária Latino- Americana. Ano XXVII, Nº 53. Lima-Hanover, 2001, p. 115-128.
PINTO, Aroldo José Abreu. Literatura descalça: a narrativa “para jovens” de Ricardo Ramos. São Paulo: Arte & Ciência; Assis: Núcleo Editorial Proleitura, 1999. p. 23-52.
PÓLVORA, Hélio. Circuito Fechado. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 31 jan. 1973.
_____. Ricardo Ramos. In: ___. A força da ficção. Petrópolis: Vozes, 1971, p. 28-32.
RAMOS, R. Circuito fechado. Rio de Janeiro: Record, 1978. p. 83-86.
SANT´ANNA. Affonso Romano de. Laços de família e Legião estrangeira. In: Análise estrutural de romances brasileiros. Petrópolis: Vozes, 1989. p. 182-212.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CONFLITO DE INTERESSEA confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.
Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.
Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.
Documentos
Cada autor deve ler, assinar e anexar os documentos: Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais (enviar este somente após a aprovação). Apenas a Declaração de responsabilidade pelos Agradecimentos deve ser assinada somente pelo primeiro autor (correspondente).