SELLARS, O MITO DO DADO E A CONSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO EMPÍRICO

Autores

  • Alessio Gava Universidade Estadual do Paraná – Campus de Apucarana

Resumo

Como se forma o conhecimento empírico? Segundo a tradição empirista, esse seria ‘causado’, de um modo mecânico, pela interação entre o sujeito e a realidade física, através da observação. Apesar de não rejeitar completamente o empirismo, Wilfrid Sellars critica aquilo que chama de ‘o Mito do Dado’, uma forma de epistemologia fundacionalista baseada na ideia segundo a qual os dados sensorias que obtemos através da experiência sensível constituiriam o fundamento de nosso conhecimento empírico. Serão aqui apresentados o argumento que Sellars utiliza para derrubar essa ideia e a (sua) alternativa kantiana à abordagem empirista.

Biografia do Autor

Alessio Gava, Universidade Estadual do Paraná – Campus de Apucarana

Docente na Universidade Estadual do Paraná – Campus de Apucarana

Referências

MC DOWELL, John. Sellars on Perceptual Experience. The Journal of Philosophy, New York, v. 95, n. 9, p. 431-450, sep. 1998.

QUINE, Willard V.O. In praise of observation sentences. The Journal of Philosophy, New York, v. 90, n. 3, p. 107-116, mar. 1993.

RORTY, Richard. A Filosofia e o Espelho da Natureza. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1988.

SELLARS, Wilfrid. Science and Metaphysics: Variations on Kantian Themes. Atascadero, CA: Ridgeview Publishing Co., 1992.

________. Empiricism and the Philosophy of Mind; with an introduction by Richard Rorty, and a study guide by Robert Brandom. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1997.

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Publicado

2018-03-25