FUNÇÃO, GÊNESE E ESTRUTURA DA BRINCADEIRA: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
Resumo
É nosso objetivo mostrar a função da brincadeira segundo a Epistemologia Genética. Veremos que a brincadeira tem uma gênese com origem nos esquemas biológicos do sujeito, perpassando pelos esquemas psicológicos, adquirindo, posteriormente, um significando epistemológico e pedagógico. Nesse contexto, a brincadeira surge na criança como uma necessidade do próprio sujeito-organismo de exercitar seus esquemas. Há três tipos de estruturas que caracterizam, determinam e classificam as brincadeiras infantis: o exercício, o símbolo e a regra.
Referências
APOSTEL, L., MAYS, W., MORF, A., PIAGET, J. Les liaisons analytiques et synthétiques dans les comportements du sujet. Paris: Presses Universitaires de France, 1975.
FERREIRA, R. Dos R.; TASSINARI, R. P. Piaget e a predicação universal. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.
LALANDE, A. Vocabulaire technique et critique de la philosophie. Paris: Félix Alcan, 1938.
LOURENÇO, M. Pontos de vista sobre Piaget como epistemólogo. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/artigo6591.pdf. Acesso em 12/11/2015a.
LOURENÇO, M. Piaget: psicólogo por necessidade e epistemólogo por essência. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/1338.pdf. Acesso em 12/11/2015b.
PIAGET, J. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas: o problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.
PIAGET, J. A epistemologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imagem, jogo e sonho; imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1975a.
PIAGET, J. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Petrópolis: Vozes, 1973a.
PIAGET, J. Introduction a l'Épistémologie Génétique. Vol. I. Paris: Presses Universitaires de France, 1950.
______. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975b.
______. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1973b.
______. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1958.
______. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002b.
PIAGET, J; INHELDER, B. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
PIAGET, J. Desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Paulo Francisco Slomp do original In. LAVATTELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and development. NewYork: Hartcourt Brace Janovich, 1972.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CONFLITO DE INTERESSEA confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.
Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.
Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.
Documentos
Cada autor deve ler, assinar e anexar os documentos: Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais (enviar este somente após a aprovação). Apenas a Declaração de responsabilidade pelos Agradecimentos deve ser assinada somente pelo primeiro autor (correspondente).