GESTÃO DO FATOR HUMANO: UM ESTUDO SOBRE CHOQUES DE COMPORTAMENTO ENTRE DIFERENTES INDIVÍDUOS BASEADOS NA CULTURA E NO INICIO DA APOSENTADORIA
Resumo
Hoje são inúmeras as organizações que atuam no mercado que por sua vez está sofrendo constantes mudanças. Nesse cenário encontra-se uma diversidade de gerações que volta e meia se colidem seja por quais forem às razões ou emoções. Assim esses relacionamentos ocasionam conflitos e na maioria das vezes uma resistência muito grande em aprimorar algo já existente, mudar o que sempre foi feito de uma determinada forma ou até mesmo ampliar a visão para criar algo novo. A mudança de cargo, contratação de um novo colaborador, troca de gestão até mesmo continuar a trabalhar após ter se aposentado, podem ocasionar questionamentos e de certa forma influenciar no comportamento dos indivíduos envolvidos de forma direta ou indiretamente. Espera-se atingir uma abordagem clara sobre a cultura e os processos que dificultam uma possível harmonia.Referências
ALMEIDA, Mario de Souza. Cultura organizacional e atitudes contra mudanças tecnológicas.Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000456.pdf >. Acesso em 15 out. 2016.
EXAME. Como posso complementar minha previdência privada. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/videos/seu-dinheiro-na-tv/como-posso-complementar-minha-previdencia-privada>. Acesso em 21 mar. 2014.
EXAME. Preciso começar a poupar para a aposentadoria antes dos 30? Disponível em: <http://exame.abril.com.br/videos/seu-dinheiro-na-tv/preciso-comecar-a-poupar-para-a-aposentadoria-antes-dos-30>. Acesso em 17 mar. 2014.
FERNANDES.B.C. Qualidade de vida nas empresas. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/monopdf/23/CL%C3%81UDIA%20BITENCOURT%20FERNANDES.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2014.
IPEA. Mercado de trabalho. Conjuntura e análise. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/economiasolidaria_boletimmercadodetrabalho.pdf>. Acesso em 17 mar. 2014.
MARTIN-BARÓ, Ignacio. Acciony ideologia: psicologia social desde centro América. 2. ed. El Salvador: UCA Editores, 1985.
MOTTA, Paulo Roberto. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.
NOBRE,C.R.M. Qualidade de vida. Disponível em:
<http://www.arquivosonline.com.br/pesquisartigos/Pdfs/1995/v64N4/64040002.pdf>.Acesso em 17 mar. 2014.
PETTIGREW, Andrew M. A cultura das organizações é Administrável? In: FLEURY, M.T.L.; FISCHER, R.M. (coord.). Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 1996.
RONCHI, Carlos César. Análise organizacional a partir dos elementos da cultura da universidade do contestado. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp005452.pdf>. Acesso em 15 de out. 2016.
SCHEIN, Edgar H. Psicologia organizacional. Rio de Janeiro: Campus, 1982.
SCHNEIDER, W. E. Uma alternativa à reengenharia: um plano para fazer a cultura atual da sua empresa funcionar. Rio de Janeiro: Record, 1996.
SKINNER, B.F. Questões recentes na análise comportamental. Trad. Anita L. Neri. Campinas, Papirus, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CONFLITO DE INTERESSEA confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.
Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.
Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.
Documentos
Cada autor deve ler, assinar e anexar os documentos: Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais (enviar este somente após a aprovação). Apenas a Declaração de responsabilidade pelos Agradecimentos deve ser assinada somente pelo primeiro autor (correspondente).