O MAPEAMENTO DA VASTA NARRATIVA TRANSMÍDIA DE O ESTRANHO MUNDO DE ZÉ DO CAIXÃO
Resumo
Acompanhando as estratégias narrativas atuais nos deparamos com histórias que se desdobram por várias mídias e por um vasto período de tempo. Conhecemos como narrativas transmídia as histórias que transitam por várias mídias para contar seu enredo e aquelas que se estendem por um longo período, sejam estes capítulos ou filmes de longa duração, conhecemos como vastas narrativas. Estamos habituados a encontrar esses tipos de estratégia em franquias recentes, com suas narrativas extensas e convergentes, porém histórias desenrolando por mais de uma mídia ou estendendo-se por vários capítulos existem já há algum tempo. Ao buscarmos similares nacionais, vamos direto a emissoras conceituadas ou produções de ponta, porém, em meados de 1960, José Mojica Marins iniciava o relato de uma saga. Contando a história de Zé do Caixão, um personagem polêmico para seu tempo, Mojica quebrou padrões e de maneira indireta criou uma espécie de vasta narrativa para seu personagem. Tal narrativa desdobrou-se por várias mídias, compôs e enriqueceu o trajeto do personagem e este artigo demonstra os meios utilizados pelo autor para criar sua obra.
Referências
I. BIBLIOGRAFIA
BARCINSKI, André; FINOTTI, Ivan. Maldito - A vida e o cinema de José Mojica Marins. São Paulo: Editora 34, 1998.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 2005
CASAL, Samuel; BRUNSTEIN, Amanda. Prontuário 666 - Os anos de cárcere de Zé do Caixão. São Paulo: Conrad, 2008.
FECHINE, Yvana; GOUVEIA, Diego; ALMEIDA, Cecília; COSTA, Marcela; ESTEVÃO, Flávia. Como pensar os conteúdos transmídias na teledramaturgia brasileira? Uma proposta de abordagem a partir das telenovelas da Globo. Porto Alegra: Sulina, 2013.
FRAYLING, Christopher. Nightmare: The Birth of Horror. Reino Unido: BBC Books, 1996
GENETTE, G. Narrative Discourse. Oxford, Basil Blackwell. 1980.
HARRIGAN, P.; Wardrip-Fruin, N. Third Person: Authoring and Exploring Vast Narratives. The MIT Press. Cambridge/Londres, 2009.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008
VOGLER, Christopher. A Jornada do Escritor. São Paulo: Nova Fronteira, 2006.
II. SITIOGRAFIA
CÁNEPA, L. Como Pensar o Horror no Cinema Brasileiro? Disponível em: <http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/horror/ensaio-como-pensar-o-horror-no-cinema-brasileiro-laura-canepa.php?indice=ensaios> Acesso em: 16 de jul. 2015.
JENKINS, H. "Authoring and Exploring Vast Narratives: An Interview with Pat Harrigan and Noah Wardrip-Fruin (Part One)" Confessions of an AcaFan. disponível em < http://henryjenkins.org/2009/05/an_interview_with_pat_harrigan.html> acesso em 15 de jul. 2015.
PRIMATI, C. Sangue, Sexo e Risos: Espectros do Horror nos Filmes Brasileiros. Disponível em: <http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/horror/ensaio-sangue-sexo-riso-por-carlos-primati.php?indice=ensaios> Acesso em: 16 de jul. 2015.
Site Oficial - O Estranho Mundo de Zé do Caixão, Produções - ALÉM, MUITO ALÉM DO ALÉM. Disponível em < http://www2.uol.com.br/zedocaixao/producoes/tv/conteudo_alem.htm> acesso em 15 de jul. 2015.
Star Wars (1977), International Movie Database. Disponível em: <http://www.imdb.com/title/tt0076759/> acesso em 15 de jul. 2015.
The Coffin Joe Wiki, The Wiki devoted to José Mojica Marins. Disponível em: < http://coffinjoe.wikia.com/wiki/The_Coffin_Joe_Wiki> acesso em 03 de jul. 2015.
TV Estadão, José Mojica Marins conta a origem do Zé do Caixão. Disponível em: < http://economia.estadao.com.br/videos/videos,jose-mojica-marins-conta-a-origem-do-ze-do-caixao,219384,,0.htm> acesso em 12 de jun. 2015.
WOOKIEEPEDIA, The Star Wars Wiki. Disponível em: acesso em 12 de jun. 2015.
III. FILMOGRAFIA
À Meia Noite Levarei Sua Alma. Direção: José Mojica Marins. Indústria Cinematográfica Apolo; 1964. 84 min.
A Estranha Hospedaria dos Prazeres. Direção: Marcelo Motta & José Mojica Marins. Produções Cinematográficas Zé do Caixão; 1976. 81 min.
Encarnação do Demônio. Direção: José Mojica Marins. Gullane Filmes &
Olhos de Cão Produções Cinematográficas; 2008. 94 min.
Empire of Dreams - The Story of the Star Wars Trilogy. Direção: Edith Becker & Kevin Burns. Prometheus Entertainment; 2004. 151 min.
Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver. Direção: José Mojica Marins. Ibéria Filmes; 1967. 108 min.
Delírios de um Anormal. Direção: José Mojica Marins. Produções Cinematográficas Zé do Caixão; 1978. 86 min.
Demônios e Maravilhas. Direção: José Mojica Marins. Magma Produções Artísticas & Produções Cinematográficas Zé do Caixão; 1987. 49 min.
O Estranho Mundo de Zé do Caixão. Direção: José Mojica Marins. Ibéria Filmes; 1968. 80 min.
O Exorcismo Negro. Direção: José Mojica Marins. Cinedistri; 1974. 100 min.
O Ritual dos Sádicos. Direção: José Mojica Marins. Fotocena Filmes &
Ovni Indústria Cinematográfica; 1970. 93 min.
O Universo de Mojica Marins. Direção: Ivan Cardoso. Indústria Cinematográfica Apolo; 1978. 26 min.
Maldito - O Estranho Mundo de José Mojica Marins. Direção: André Barcinski & Ivan Finotti. Praticamente Filmes; 2001. 65 min
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CONFLITO DE INTERESSEA confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.
Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.
Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.
Documentos
Cada autor deve ler, assinar e anexar os documentos: Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais (enviar este somente após a aprovação). Apenas a Declaração de responsabilidade pelos Agradecimentos deve ser assinada somente pelo primeiro autor (correspondente).