A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: PROPOSTAS TEÓRICAS E PRÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO NORTEADORA COGNITIVA

Autores

  • Rogério Agenor de Sousa Severino
  • Jôde Vecturine Vieira de Araújo Castro

Resumo

A docência do ensino superior tem como fundamento primordial a formação de seres humanos capazes de elaborar pensamentos e críticas que contribuirão para uma sociedade mais justa e racional, sejam elas profissionais, culturais, sociais ou científicas. Nesse sentido este trabalho se apresenta com o intuito precípuo de elencar elementos que possam dar maior escólio ao pensamento acadêmico quando da atividade docente em nível superior, objetivando uma maior eficácia do compromisso aqui expresso, fundamentar-se-á este trabalho em bases etimológicas da literatura pedagógica, inferindo-se particularidades que darão menção da importância do ensino de qualidade na formação de pessoas pensantes. Através da metodologia exploratória e descritiva, tendo por base a investigação bibliográfica do tema, busca-se cognição suficiente para certificar a docência no ensino superior. Isso é uma metodologia interessante e demonstra o valor que tem o conhecimento. O aprimoramento da gestão com foco em resultados e com um trabalho docente pautado no compromisso e seriedade como a educação superior, precisa ser uma constante nessa modalidade. A formação continuada deve ser um princípio ativo de qualquer modalidade educacional. Na educação Superior, isso se prorroga de tal modo que seus profissionais devem não somente propor essa continuidade formacional, como também estarem numa constante atualização cognitiva desse aspecto.

Biografia do Autor

Rogério Agenor de Sousa Severino

Graduado em Matemática (UFPI), Graduando em Administração (UAPI), Pós-Graduado Lato Sensu em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa na Faculdade Regional de Filosofia Ciências e Letras FAC de Candeias – BA, Pós-Graduando em Gestão da Educação Superior (UESPI), Coordenador de Núcleo de Centro Integrado na UESPI.

Jôde Vecturine Vieira de Araújo Castro

Graduado em Administração (UFPI), Pós-Graduado Lato Sensu em Gestão Estratégica de Mercado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí IFPI de Picos – PI, Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior (Rede Futura de Ensino), Cargos de Gestão, Direção e RH.

Referências

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Publicado

2019-04-14