AS PRIMEIRAS REFRAÇÕES DE DALTON TREVISAN NA REVISTA JOAQUIM: O CASO NICANOR
Resumo
Este artigo dedica-se ao estudo do procedimento narrativo da mise en abyme nos contos de Dalton Trevisan, “Nicanor, o herói” e “Porque Nicanor é herói”, publicados entre os anos de 1946 e 1947 na revista Joaquim, primeiro campo experimental do escritor. Nessas narrativas, a duplicação textual assinala uma curiosa intersecção especular. Em linhas gerais, discutimos os cruzamentos intratextuais presentes nas obras mencionadas, recorrendo às teorizações de Dallenbach (1977;1979); Franco-Júnior (2010); Alonso (2017), dentre outros estudiosos. Através da reduplicação do personagem Nicanor, Dalton Trevisan constrói uma ciranda narrativa como reflexo de espelhos estilhaçados, revelando-nos um conjunto ao mesmo tempo diverso e uno de sua obra inicial. O estudo do periódico Joaquim, principal laboratório de Dalton Trevisan, constitui um desafio que enriquece a fortuna crítica de Dalton Trevisan, além de reafirmar seu discurso e sua importância frente à construção da cena cultural do Paraná, tributária, ao mesmo tempo ao cenário artístico nacional.
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