AS PRIMEIRAS REFRAÇÕES DE DALTON TREVISAN NA REVISTA JOAQUIM: O CASO NICANOR

Autores

  • Lucas Breda Magalhães Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP)
  • Mariângela Alonso Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP)

Resumo

Este artigo dedica-se ao estudo do procedimento narrativo da mise en abyme nos contos de Dalton Trevisan, “Nicanor, o herói” e “Porque Nicanor é herói”, publicados entre os anos de 1946 e 1947 na revista Joaquim, primeiro campo experimental do escritor. Nessas narrativas, a duplicação textual assinala uma curiosa intersecção especular. Em linhas gerais, discutimos os cruzamentos intratextuais presentes nas obras mencionadas, recorrendo às teorizações de Dallenbach (1977;1979); Franco-Júnior (2010); Alonso (2017), dentre outros estudiosos. Através da reduplicação do personagem Nicanor, Dalton Trevisan constrói uma ciranda narrativa como reflexo de espelhos estilhaçados, revelando-nos um conjunto ao mesmo tempo diverso e uno de sua obra inicial. O estudo do periódico Joaquim, principal laboratório de Dalton Trevisan, constitui um desafio que enriquece a fortuna crítica de Dalton Trevisan, além de reafirmar seu discurso e sua importância frente à construção da cena cultural do Paraná, tributária, ao mesmo tempo ao cenário artístico nacional.

Biografia do Autor

Lucas Breda Magalhães, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP)

Graduação no curso de Letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP)

Mariângela Alonso, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Fclar), com período sanduíche na Université Sorbonne Paris IV; pós-doutora pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Docente de Literatura Brasileira do curso de Letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP).

Referências

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Publicado

2020-02-05