PROJETOS DE TRABALHO E A WIKI COMO CONTINUUM DESTA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO SÉCULO XXI
Resumo
Projetos de trabalho enquanto prática educativa permite articular diferentes áreas de conhecimento motivadas pela investigação de problemáticas e situações da realidade. Assim, a utilização dos recursos digitais possibilita a produção, troca e a cooperação em projetos coletivos. Logo, o presente trabalho, sugere a utilização do recurso digital Wiki como continuum da prática educativa de projetos de trabalho, como ambiente de interação conectado e favorável a colaboração em torno da problemática dada por um projeto. Essa articulação se dá pautada nos pilares que retratam a educação desejada para o século XXI. Assim, o presente trabalho, demonstra que é possível estabelecer um diálogo entre a prática educativa de projetos de trabalho e o recurso digital Wiki buscando em trabalhos que se valeram da utilização da Wiki três perspectivas: capacidade de colaboração, uso extraclasse e envolvimento dos alunos a fim de verificar se de fato, esse recurso digital favorece a prática educativa de projetos de trabalho.Referências
ABBAGNANO, N.; VISALBERGUI, A. História de la pedagogia. Fondo de cultura economica, 1987. 607-863 p.
ALMEIDA, M. E. B. Desafios à Educação: o trabalho com projetos. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2001. p. 47-63.
COSTA, C.; ALVELOS, H.; TEIXEIRA, L. Motivação dos alunos para a utilização da tecnologia Wiki: um estudo prático no ensino superior. Revista Educação e Pesquisa: Universidade de São Paulo, São Paulo. v. 39, n. 3, p. 775-790. jul/setm, 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022013000300014>. Acesso em 01/11/2018.
CUNNINGHAM, Ward. Wiki design principles. 2014. Disponível em: <http://wiki.c2.com/?WikiDesignPrinciples>. Acesso em 25/10/2018.
CYSNEIROS, P. G. Fenomenologia das Novas Tecnologias na Educação. Revista da FACED – Universidade Federal da Bahia, Bahia, n. 07, p. 89-107, 2003. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/2792>. Acesso em 20/10/2018.
HERNÁNDEZ, F; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5. ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
KILPATRICK, W. H. The project method. Columbia: Teachers College Record, 1918.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
_____. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro, RJ: Editora 34, 1997. 264 p. (Coleção TRANS). Tradução de: Cyberculture. ISBN: 85-7326-126-9.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.
MENEGUELLO; R. V. R; GUARNIERI, M. R. Processos de ensino: perspectivas plurais. Junqueira & Marin Editores, Araraquara: 2018. p. 49-76.
MOURA, A. H. A psicoterapia institucional e o clube dos saberes. São Paulo: Hucitec; 2003.
PORTO, T. M. E. As tecnologias de comunicação e informação nas escolas: relações possíveis... relações construídas. Revista Brasileira de Educação, Universidade Federal de Pelotas, vol.11, n.31, pp.43-57, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a05v11n31.pdf>. Acesso em: 28/10/2018.
SANTOS, L. M. D; SICCA, N. A. L. Processo Curricular: diferentes dimensões. Florianópolis: Editora Insular, 2009, p. 117-135.
SILVA, M. F. Proposta de modelo de colaboração para catálogo web Facetado. 2013. Tese (Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUOS-9JLJJF> Acesso em: 29/10/2018.
UNESCO, MEC. Educação: Um Tesouro a Descobrir. São Paulo: Cortez, 1999. <http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf>. Acesso em: 05/11/2018
Vieira, D.V.; Carvalho, E.B.; Lazzarin, F.A. Uma proposta de modelo baseado na web 2.0 para as bibliotecas das universidades federais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 9., 2008, São Paulo. Anais. São Paulo: Enancib, 2013. p.13. Disponível em: <http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/1891/Uma%20proposta.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01/02/2019.
Vieira, M. F. V. (2009). Ambiente Wiki na educação: produção colaborativa do conhecimento compartilhada na web. Revista Tecnologias na Educação, 1(1). Disponível em: <http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art-1-vol1-dez-2009.pdf>. Acesso em 01/11/2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CONFLITO DE INTERESSEA confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.
Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.
Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.
Documentos
Cada autor deve ler, assinar e anexar os documentos: Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais (enviar este somente após a aprovação). Apenas a Declaração de responsabilidade pelos Agradecimentos deve ser assinada somente pelo primeiro autor (correspondente).