PROJETOS DE TRABALHO E A WIKI COMO CONTINUUM DESTA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO SÉCULO XXI

Autores

  • Rodrigo Gonçalves Santana Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, SP
  • Neire Aparecida Machado Scarpini Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Projetos de trabalho enquanto prática educativa permite articular diferentes áreas de conhecimento motivadas pela investigação de problemáticas e situações da realidade. Assim, a utilização dos recursos digitais possibilita a produção, troca e a cooperação em projetos coletivos. Logo, o presente trabalho, sugere a utilização do recurso digital Wiki como continuum da prática educativa de projetos de trabalho, como ambiente de interação conectado e favorável a colaboração em torno da problemática dada por um projeto. Essa articulação se dá pautada nos pilares que retratam a educação desejada para o século XXI. Assim, o presente trabalho, demonstra que é possível estabelecer um diálogo entre a prática educativa de projetos de trabalho e o recurso digital Wiki buscando em trabalhos que se valeram da utilização da Wiki três perspectivas: capacidade de colaboração, uso extraclasse e envolvimento dos alunos a fim de verificar se de fato, esse recurso digital favorece a prática educativa de projetos de trabalho.

Biografia do Autor

Rodrigo Gonçalves Santana, Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, SP

Mestrando em Educação no Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, SP

Neire Aparecida Machado Scarpini, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Ciências na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, de Ribeirão Preto, SP

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Publicado

2020-02-05