OS ESPECIALISTAS ESCOLARES: AS ATRIBUIÇÕES E AS CARACTERÍSTICAS DESTACADAS A PARTIR DAS PESQUISAS ACADÊMICAS

Autores

  • Fabiana Vigo Azevedo Borges Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro SP
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Universidade Federal de São Carlos- UFSCar

Resumo

Discutiremos as características e as atribuições dos coordenadores, supervisores e diretores escolares com foco nas recomendações sobre suas funções, considerando o levantamento realizado a partir das pesquisas acadêmicas, tomando-se por base os resultados de uma tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no período de 2014 a 2017 (BORGES, 2017). No propósito de contribuir para uma sistematização de dados que apresentam as funções e atribuições dos especialistas escolares realizamos, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica, com levantamento de dados bibliográficos nos principais bancos de dados de teses e dissertações brasileiros, bem como, em editais de concurso público para as especialidades indicadas. Objetivamos com isso apresentar reflexões que comprovem a abrangência das funções destinadas aos profissionais presentes no contexto escolar e possibilitem compreender melhor a organização e dinâmica da educação brasileira. Portanto, para atingir esses objetivos, organizamos este artigo em três tópicos, a saber: inicialmente apresentamos a metodologia utilizada e em seguida apresentamos os dados encontrados de cada especialidade aqui considerada e por fim as conclusões que demonstram a função desses especialistas escolares.

 

Biografia do Autor

Fabiana Vigo Azevedo Borges, Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro SP

Docente no Centro Universitário UNIFAFIBE – Bebedouro SP. Diretora efetiva no município de Barretos-SP

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar

Professora titular na Universidade Federal de São Carlos- UFSCar

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Publicado

2020-02-05