EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: AS MÚLTIPLAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Autores

  • Janaina de Oliveira FCL de Araraquara - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Natalia Casagrande Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Diego Casagrande Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as diversas mudanças que ocorreram na sociedade como a inclusão social de populações marginalizadas, a globalização e o desenvolvimento de novas tecnologias. O cenário descrito evidencia a necessidade da formação de diferentes profissionais especializados para atender às novas demandas sociais. Isto demonstra que a formação dos pedagogos na contemporaneidade deve ir além das ocupações formais da educação - sala de aula, coordenação, direção, entre outras - e se inserirem nas transformações globais descritas ao longo do texto.  Dessa forma, o ato de educar pode ocorrer em todos os aspectos da sociedade visto que a humanidade produz e transforma, em sua atividade histórico-social, os saberes que formam o patrimônio cultural acumulado. Assim, o pedagogo destaca-se por trabalhar principalmente na área da pedagogia hospitalar – auxílio de crianças hospitalizadas - e empresarial – no setor de Recursos Humanos -  e, em menor porcentagem, no terceiro setor (ONGs), educação corporativa – editoras e recreação. Nas organizações, os professionais da área de educação possuem facilidades na identificação e resolução das dificuldades na construção do conhecimento corporativo e apropriação de novos saberes, bem como o desenvolvimento de projetos sociais e inclusivos em todos os níveis hierárquicos da empresa.

Biografia do Autor

Janaina de Oliveira, FCL de Araraquara - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP. Araraquara, SP

Natalia Casagrande, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP. Marília, SP

Diego Casagrande, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção  da UFSCar. São Carlos, SP.

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Publicado

2020-02-05