A ESTATÍSTICA EM UMA PEQUENA EMPRESA: PESQUISA PARA AMPLIAÇÃO DO MIX DE PRODUTOS

Autores

  • Bianca Ferreira Garcia Universidade do Estado de Minas Gerais, Frutal, MG
  • Éder Ângelo Milani
  • Josney Freitas Silva
  • Rodrigo Ney Millan

Resumo

A evolução da Estatística juntamente com o avanço no processamento de dados, tem tornado as ferramentas estatísticas indispensáveis para auxiliar a tomada de decisões em empresas. Alguns métodos e procedimentos básicos de Estatística podem ajudar os administradores de Pequenas e Médias Empresas quantificar a necessidade de estoque e identificar novos produtos que atendam aos anseios dos clientes. Assim, constituem decisões imprescindíveis à manutenção da permanência e do crescimento da empresa perante o mercado. Uma pesquisa de mercado foi realizada com clientes de uma Pequena Empresa para verificar a viabilidade da ampliação do mix de produtos dessa empresa, viabilizando dados factíveis para que o proprietário possa tomar decisão quanto à ampliação ou não. Foi utilizada amostragem probabilística sistemática sendo entrevistadas 68 pessoas de acordo com cálculo do tamanho da amostra. Os dados coletados indicam que o proprietário pode ampliar o mix de produtos de sua empresa.

Biografia do Autor

Bianca Ferreira Garcia, Universidade do Estado de Minas Gerais, Frutal, MG

Graduação em Administração, Universidade do Estado de Minas Gerais, Frutal, MG

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Publicado

2020-02-05