A ESTATÍSTICA EM UMA PEQUENA EMPRESA: PESQUISA PARA AMPLIAÇÃO DO MIX DE PRODUTOS
Resumo
A evolução da Estatística juntamente com o avanço no processamento de dados, tem tornado as ferramentas estatísticas indispensáveis para auxiliar a tomada de decisões em empresas. Alguns métodos e procedimentos básicos de Estatística podem ajudar os administradores de Pequenas e Médias Empresas quantificar a necessidade de estoque e identificar novos produtos que atendam aos anseios dos clientes. Assim, constituem decisões imprescindíveis à manutenção da permanência e do crescimento da empresa perante o mercado. Uma pesquisa de mercado foi realizada com clientes de uma Pequena Empresa para verificar a viabilidade da ampliação do mix de produtos dessa empresa, viabilizando dados factíveis para que o proprietário possa tomar decisão quanto à ampliação ou não. Foi utilizada amostragem probabilística sistemática sendo entrevistadas 68 pessoas de acordo com cálculo do tamanho da amostra. Os dados coletados indicam que o proprietário pode ampliar o mix de produtos de sua empresa.Referências
AMA - American Marketing Association. Disponível em: <https://www.ama. org/resources/Pages/Dictionary.aspx?dLetter=M>. Acesso em 20 ago. 2019.
ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A. Estatística aplicada a administração e economia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
ANDRADE, E. L. Introdução à pesquisa operacional: métodos e modelos para análise de decisões. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística Básica. São Paulo: Saraiva, 2002.
FARIAS, A.; SOARES, J. E.; CÉSAR, C. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: Ed. CTC, 2003.
FONSECA, J. S; MARTINS, G. A. Curso de estatística. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOMES, I. M. Como elaborar uma Pesquisa de Mercado. Belo Horizonte: SEBRAE MINAS, 2013.
GUILHERME. A Importância da Estatística, 26 de novembro de 2012. Disponível em:<http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/a-importancia-da-estatistica/67496//>. Acesso em: 20 ago.2019
IGNÁCIO, S. A. Importância da Estatística para o processo de conhecimento e tomada de decisão. 2011. Disponível em: <http://www.ipardes.pr.gov.br/ojs/index.php/revistaparanaense/article/view/89/645> Acesso em: 16 ago. 2019.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2012.
MEGGINSON, Leon et al. Administração: conceitos e aplicações. 4. Ed. São Paulo: Harbra,1998.
MIGLIOLI, Afrânio Maia. Tomada de decisão na pequena empresa: Estudo multi caso sobre a utilização de ferramentas informatizadas de apoio à decisão. Orientador: Wilson Kendy Tachibana. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção), São Carlos (SP), 2006.
OLIVEIRA, T. M. V. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Disponível em: <http://www.fecap.br/adm_online/art23/tania2.htm>. Acesso em: 22 ago. 2019.
VIEIRA, S. Estatística básica/ Sonia Vieira. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CONFLITO DE INTERESSEA confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.
Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.
Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.
Documentos
Cada autor deve ler, assinar e anexar os documentos: Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais (enviar este somente após a aprovação). Apenas a Declaração de responsabilidade pelos Agradecimentos deve ser assinada somente pelo primeiro autor (correspondente).