O “FIQUE EM CASA” E A INFLUÊNCIA NOS CONCEITOS MORAIS DOS PROGRAMAS INFANTIS: UM ESTUDO DO PROGRAMA “CHAVES”

Autores

  • Francisco Antonio Morilhe Leonardo Centro Universitário Eurípedes de Marília - UNIVEM, Marília SP

Resumo

O presente trabalho visa à ênfase da importância dos programas televisivos voltados para o público infantil em tempos em que a população passa grande parte do dia em casa, devido a pandemia, de modo a, de acordo com o seu conteúdo, transmitir a todos telespectadores mensagens positivas que podem influenciar em suas condutas cidadãs. Assim sendo, frisa-se, por relevante, o estudo do Programa “Chaves”, transmitido no Brasil desde a década de 1980, que estimula a reflexão, ultrapassando gerações, de boas maneiras que o público acata devido a influência que mídia proporciona, pois é um veículo de suma importância que contribui para a educação e bons costumes de seus seguidores. Ademais, por ser uma ferramenta salutar nessa seara, a televisão pode se tornar grande aliada, junto à escola, na formação humanística da criança, além dos fatores afetivos que, também, podem ser captados. Assim, destacar-se-á um fator primordial para educação nacional que se trata dos programas infantis e o reflexo que estes podem proporcionar, tanto de positivo, quanto negativo, ressaltando sua contribuição para a vida dos brasileiros.

Biografia do Autor

Francisco Antonio Morilhe Leonardo, Centro Universitário Eurípedes de Marília - UNIVEM, Marília SP

Mestre em didática do Ensino do Direito – Centro Universitário Eurípedes de Marília - UNIVEM, Marília SP

Referências

ADORNO, Sérgio. Violência, ficção e realidade. In: SOUZA, Mauro W. (Org.). Sujeito: o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995.

ADORNO, Theodor W. Gesammelte Schriften. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1970. 20v.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo). 2001.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1978.

BERGSON, Henri. O riso. Ensaio sobre a significação da comicidade. Tradução Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor, 1997.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Senado, 1988.

CARDOSO, Alessandro; BIASETTO, Isabelle; SELLA, Marcos; MATOS, Paulina; BONA, Tatiana; TAVARES, Renato. Barril do Chaves. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII Prêmio Expocom 2016 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação.2016.

CHAVES. O ladrão da vila. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Lj6g79fcZd4>. Acesso em 26 mai. 2020.

CITELLI, Adílson. (coord.). Outras linguagens na escola: publicidade, cinema e TV, rádio, jogos e informática. 4ª Ed. São Paulo: Cortez. (Coleção aprender e ensinar com textos; v. 6). Vários autores. 2004.

EDITORIAL TELEVISA. Chaves: a história oficial ilustrada. Tradução de Maurício Tamboni. São Paulo: Universo dos Livros, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1997.

FUCHS, Ana Carolina Muller. Improvisação teatral e descentração. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, RS/Brasil. 2005.

GADOTTI, Moacir. Educação popular, educação social, educação comunitária. In: Congresso Internacional de Pedagogia Social. 2012.

GREENFIELD, Patrícia Marks. O desenvolvimento do raciocínio na era eletrônica: os efeitos da tv, computadores e videogames. Summus, 1988. (tradução brasileira).

HUREMOVIĆ, Damir. Social distancing, quarantine, and isolation. In: Huremović D, ed. Psychiatry of pandemics. Cham: Springer; 2019. p. 85-94.

KASCHNER, Pablo. Chaves de um sucesso. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006.

KASCHNER, Pablo. Seu Madruga: vila e obra. Rio de Janeiro: Mirabolantes, 2010.

LA TAILLE, Yves. Desenvolvimento humano: contribuições da psicologia moral. Instituto de psicologia – USP. 18 (1), 11-36, 2007.

LIMA, Venício A. de. Mí¬dia: teoria e política. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

LISBOA, Larissa. Livre Opinião. A genialidade de Bolaños. 2014. Disponível em <http://livreopiniao.com/2014/12/01/a-genialidade-de-bolanos/>. Acesso em 08 nov. 2019.

MELLO, Guiomar Namo de. Ofício de Professor: aprender mais para ensinar melhor. São Paulo: Fundação Victor Civita, v. 8, 2002.

MERCADO, Luís Prado Leopoldo (org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.

MOREIRA, Alberto da Silva. Cultura midiática e educação infantil. Educ. Soc, v. 24, n. 85, p. 1203-1235, 2003.

OLIVEIRA, Rafael Menezes. Razões para a permanência do seriado Chaves no Brasil. 2006.

PACHECO, Elza (org.). Televisão, criança, imaginário e educação. 5. ed. Campinas: Papirus, 2009.

POPPER, Karl; CONDRY, John. Televisão: um perigo para a democracia. 3ª ed. Tradução por Maria Carvalho. Lisboa: Gradiva, 2007.

PRADO, Lilian Santos de Godoy; GOMES, Ana Claudia Fernandes. Representações simbólicas da sociedade: Estudo do programa chaves. Iniciação Científica Cesumar, v. 13, n. 1, 2011.

SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; LEONARDO, Francisco Antonio Morilhe. O amor, direitos humanos e constituição. Revista Brasileira de Estudos Políticos, v. 113, 2016.

SANTANA, Clésia Maria Hora; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. A mídia televisiva e a transmissão de valores na ótica de alunos do Ensino Médio. Educ. rev., Curitiba, n. 42, p. 263-277, dez. 2011.

SILVA, Antonio Luiz da; FERREIRA, Núbia Guedes de Barros. Além da culpa e da expiação: Covid-19 e as fissuras de gramáticas emocionais. RBSE Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 19, n. 55, abril de 2020. Suplemento Especial – Pensando a Pandemia à luz da Antropologia e da Sociologia das Emoções, pp. 175-185, maio de 2020 - ISSN 1676-8965.

SILVA, Arlindo. A fantástica história de Silvio Santos. São Paulo: Editora do Brasil, 2002.

SOIFER, Raquel. A criança e a TV: uma visão psicanalítica. Tradução Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

VALLADARES, Ricardo. Entrevista com Roberto Bolaños. Veja. São Paulo: Abril, 20 out. 1999.

YGLESIAS, María Perez. El Chavo del Ocho, ¿Por que lo aman los ninõs? Revista Herencia Editorial de la Universidad de Costa Rica (UCR), set.1990.

WHO. World Health Organization (WHO). Coronavirus disease (COVID-19) pandemic [Internet]. Geneva: WHO; 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em 23 mai 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-13