O USO DO SOROBAN NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA VISÃO ENTRE VERSÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA
Resumo
No presente artigo se relata o desenvolvimento de uma atividade de ensino-aprendizagem de matemática, realizada em um colégio estadual paranaense, na qual utilizou-se o Soroban, o ábaco japonês. O uso desse antigo instrumento, tanto em sua versão manual tradicional quanto naquela tecnológica moderna, permite lidar com a aritmética de forma produtiva, proporcionando maior compreensão dos conceitos matemáticos e maior agilidade na realização de cálculos. O Soroban pode ser considerado uma maneira eficiente e empolgante de o professor realizar intervenções em sala de aula, de modo a envolver os alunos. Na atividade de ensino-aprendizagem aqui descrita, o uso desse instrumento despertou nos discentes grande interesse pelo conteúdo matemático desenvolvido, o que permitiu uma aquisição mais eficaz do mesmo. A utilização do Soroban nos anos escolares iniciais contribui de modo importante para o desenvolvimento da agilidade mental e do raciocínio lógico, pois com o tempo essa prática supre a falta do objeto manual e permite a desenvoltura do cálculo mental.Referências
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