REVISTA HISPECI & LEMA ON-LINE https://portal.unifafibe.com.br:443/revista/index.php/hispecilema <p><span>A Revista HISPECI &amp; LEMA ON LINE é uma publicação multidisciplinar do Centro Universitário UNIFAFIBE, para divulgação de artigos científicos.</span></p><p><span>Trata-se de publicação anual técnico-científica multidisciplinar que reúne artigos de pesquisadores desta instituição e de outras unidades de ensino superior e institutos de pesquisa de diversas áreas do conhecimento: humanidades, ciências biológicas, da saúde e da terra, exatas e ciências da linguagem e artes.</span></p><p><span>Publicada por mídia on-line a partir de 2009.<br /> Anual<br /> ISSN n. 1980-2536</span></p><p><span>Qualis B4<br /></span></p><p><strong>INDEXADOR </strong><strong><br /> <strong></strong></strong></p><p><strong>Latindex: </strong>Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal. Directorio, catálogo e índice</p><p><span><br /></span></p> pt-BR CONFLITO DE INTERESSE <br />A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.<br />Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.<br />Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.<br />Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.<br />Documentos<br />Cada autor deve ler, assinar e anexar os documentos: Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais (enviar este somente após a aprovação). Apenas a Declaração de responsabilidade pelos Agradecimentos deve ser assinada somente pelo primeiro autor (correspondente). revistaunifafibe@hotmail.com (Prof. Dr. Rinaldo Guariglia) tecnologia@unifafibe.com.br (Ricardo Marques Gazeta) dom, 13 dez 2020 06:00:25 +0000 OJS 3.2.1.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A CRISE DE IDENTIDADE DO CONSTITUCIONALISMO BRASILEIRO: DO NECESSÁRIO DIÁLOGO ENTRE ZAGREBELSKY E HABERLE https://portal.unifafibe.com.br:443/revista/index.php/hispecilema/article/view/961 <p>A questão da eficácia dos direitos fundamentais e, especificamente, da garantia dos direitos sociais, econômicos e culturais, previstos constitucionalmente, tem sido elemento recorrente de discussões na área jurídica. Dentro desse campo, o presente trabalho pretende responder se o reconhecimento do pluralismo político é um fator importante para a democracia e, especificamente, para o constitucionalismo brasileiro. Assim, por meio do método de revisão bibliográfica, o artigo visa a apresentar, a partir, sobretudo, das reflexões de Zagrebelsky<strong> </strong>e<strong> </strong>Haberle, quais são os fatores que desencadearam a crise de identidade do Constitucionalismo brasileiro.</p> Carlos Alberto Menezes, Antônio Wellington Brito Júnior, Samyle Regina Matos Oliveira Copyright (c) 2020 REVISTA HISPECI & LEMA ON-LINE https://portal.unifafibe.com.br:443/revista/index.php/hispecilema/article/view/961 dom, 13 dez 2020 00:00:00 +0000 O “FIQUE EM CASA” E A INFLUÊNCIA NOS CONCEITOS MORAIS DOS PROGRAMAS INFANTIS: UM ESTUDO DO PROGRAMA “CHAVES” https://portal.unifafibe.com.br:443/revista/index.php/hispecilema/article/view/962 O presente trabalho visa à ênfase da importância dos programas televisivos voltados para o público infantil em tempos em que a população passa grande parte do dia em casa, devido a pandemia, de modo a, de acordo com o seu conteúdo, transmitir a todos telespectadores mensagens positivas que podem influenciar em suas condutas cidadãs. Assim sendo, frisa-se, por relevante, o estudo do Programa “Chaves”, transmitido no Brasil desde a década de 1980, que estimula a reflexão, ultrapassando gerações, de boas maneiras que o público acata devido a influência que mídia proporciona, pois é um veículo de suma importância que contribui para a educação e bons costumes de seus seguidores. Ademais, por ser uma ferramenta salutar nessa seara, a televisão pode se tornar grande aliada, junto à escola, na formação humanística da criança, além dos fatores afetivos que, também, podem ser captados. Assim, destacar-se-á um fator primordial para educação nacional que se trata dos programas infantis e o reflexo que estes podem proporcionar, tanto de positivo, quanto negativo, ressaltando sua contribuição para a vida dos brasileiros. Francisco Antonio Morilhe Leonardo Copyright (c) 2020 REVISTA HISPECI & LEMA ON-LINE https://portal.unifafibe.com.br:443/revista/index.php/hispecilema/article/view/962 dom, 13 dez 2020 00:00:00 +0000 O USO DO SOROBAN NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA VISÃO ENTRE VERSÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA https://portal.unifafibe.com.br:443/revista/index.php/hispecilema/article/view/963 No presente artigo se relata o desenvolvimento de uma atividade de ensino-aprendizagem de matemática, realizada em um colégio estadual paranaense, na qual utilizou-se o Soroban, o ábaco japonês. O uso desse antigo instrumento, tanto em sua versão manual tradicional quanto naquela tecnológica moderna, permite lidar com a aritmética de forma produtiva, proporcionando maior compreensão dos conceitos matemáticos e maior agilidade na realização de cálculos. O Soroban pode ser considerado uma maneira eficiente e empolgante de o professor realizar intervenções em sala de aula, de modo a envolver os alunos. Na atividade de ensino-aprendizagem aqui descrita, o uso desse instrumento despertou nos discentes grande interesse pelo conteúdo matemático desenvolvido, o que permitiu uma aquisição mais eficaz do mesmo. A utilização do Soroban nos anos escolares iniciais contribui de modo importante para o desenvolvimento da agilidade mental e do raciocínio lógico, pois com o tempo essa prática supre a falta do objeto manual e permite a desenvoltura do cálculo mental. Marjuri Casturina da Silva Alves, Alessio Gava Copyright (c) 2020 REVISTA HISPECI & LEMA ON-LINE https://portal.unifafibe.com.br:443/revista/index.php/hispecilema/article/view/963 dom, 13 dez 2020 00:00:00 +0000