O ASSÉDIO DE CONSUMO NO ÂMBITO DA PUBLICIDADE INFANTIL

Autores

  • Dennis Verbicaro Universidade Federal do Pará-UFPA Centro Universitário do Pará-CESUPA
  • Camille Barroso Silva Universidade Federal do Pará-UFPA

DOI:

https://doi.org/10.25245/rdspp.v5i2.244

Palavras-chave:

Assédio de consumo, Direito do consumidor, Hipervulnerabilidade da criança, Publicidade infantil.

Resumo

O presente artigo, através do método dedutivo e por meio de pesquisa bibliográfica nacional e estrangeira, tem como escopo expor a necessidade de proteção da criança enquanto consumidor hipervulnerável frente ao assédio de consumo perpetrado por meio das novas mídias digitais, com enfoque na utilização dos provedores de conteúdo na internet. Sobre essas questões, propõe-se uma análise sob a luz do Direito do Consumidor em sua face mais atual, aportando, nesse esforço, reflexões da sociologia e da psicologia, bem como a utilização de dados estatísticos sobre a exposição das crianças ao conteúdo publicitário presente na internet. Os resultados obtidos demonstram que a hipervulnerabilidade da criança resta agravada pela morosidade do ordenamento jurídico em acompanhar a evolução exponencial das relações de consumo, permitindo uma exposição cada vez maior da sociedade aos apelos da cultura do consumismo. Nessa senda, apresentam-se alternativas para sanar essa problemática, pautadas na participação ativa do Estado, agentes econômicos e da sociedade civil consumidora, enquanto família.

Biografia do Autor

Dennis Verbicaro, Universidade Federal do Pará-UFPA Centro Universitário do Pará-CESUPA

Doutor em Direito do Consumidor pela Universidad de Salamanca (Espanha), Mestre em Direito do Consumidor pela UFPA, Professor da Graduação e da Pós-Graduação em Direito da UFPA e CESUPA. Procurador do Estado do Pará e Advogado.

Camille Barroso Silva, Universidade Federal do Pará-UFPA

Aluna do Curso de Direito da Universidade Federal do Pará

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Publicado

2018-01-09

Como Citar

Verbicaro, D., & Silva, C. B. (2018). O ASSÉDIO DE CONSUMO NO ÂMBITO DA PUBLICIDADE INFANTIL. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 5(2), 659–689. https://doi.org/10.25245/rdspp.v5i2.244

Edição

Seção

DOUTRINAS NACIONAIS